16.9 C
São Paulo
segunda-feira, agosto 18, 2025

Hubble descobre estrela anã branca rara de origem fora do comum

TecnologiaHubble descobre estrela anã branca rara de origem fora do comum


Um artigo publicado este mês na revista Astronomia da natureza Ele relata a descoberta de uma anã branca formada a partir da colisão de duas estrelas. A detecção foi possível graças ao telescópio espacial Hubble da NASA em um estudo liderado por pesquisadores da Universidade Warwick, na Inglaterra.

Em poucas palavras:

  • Pesquisadores britânicos descobriram uma rara estrela anã branca;
  • O telescópio Hubble identificou sinais ultravioleta, revelando origem incomum;
  • O anão branco WD 0525+526 foi formado por colisão, não para o envelhecimento estelar;
  • Sua atmosfera exibe carbono exposto, que destaca o dramático evento catastrófico passado;
  • É mais quente e pesado até que outras anãs brancas de origem semelhante.

Localizado a cerca de 128 anos -luz da Terra, a estrela WD 0525+526 à primeira vista parecia uma anã branca típica, mas as observações ultravioletas de Hubble mostravam sinais de uma história diferente.

De acordo com esses sinais, surgiu de uma fusão de estrelas, não o envelhecimento padrão de uma estrela, como o Sol. A descoberta mostra que nem todas as anãs brancas seguem trajetórias previsíveis e que alguns carregam memórias de eventos extremamente enérgicos.

Conceito artístico de uma estrela anã branca se fundindo com um gigante vermelho. Um arco de choque é formado quando o anão mergulha na atmosfera externa da outra estrela. A passagem sacode as camadas externas da anã branca, expondo um núcleo de carbono interno. Crédito: NASA, ESA, Stsci, Ralf Crawford (Stsci)

Anões brancos padrão nascem do ciclo de vida previsível de uma única estrela

Os anões brancos são estrelas densas permanecendo que esgotaram seu combustível nuclear. Embora pequenos, do tamanho da terra, eles podem se concentrar até 1,4 tempo a massa do sol. Geralmente aparecem do ciclo de vida previsível de uma única estrela, que expulsa suas camadas externas e deixa o núcleo para trás.

https://www.youtube.com/watch?v=nywulioosk

No caso de WD 0525+526, no entanto, as marcas na atmosfera da estrela oferecem um passado muito mais dramático do que se poderia imaginar.

Os cientistas envolvidos na pesquisa observaram uma quantidade incomum de carbono na superfície da estrela. Em anãs brancas típicas, esse elemento é oculto sob camadas de hidrogênio e hélio. Durante uma colisão, essas camadas externas podem ser removidas, permitindo que o carbono suba à superfície. De acordo com um comunicação Da NASA, esse detalhe é difícil de ver sob luz visível, mas a visão ultravioleta de Hubble deixou o fenômeno claro para os pesquisadores.

A presença de carbono é indicativa de que a estrela passou por um evento catastrófico no passado: a colisão de dois anões brancos ou uma anã branca com uma estrela subgestica.

A visão ultravioleta de Hubble identificou marcas de carbono na atmosfera anã branca, que indicam a origem em um evento catastrófico no passado. Crítica: NASA Goddard Space Flight Center

Leia mais:

Outros casos semelhantes podem estar ocultos no universo

O WD 0525+526 se destaca mesmo entre os poucos anãs brancas originadas por fusões conhecidas. A temperatura de sua superfície atinge cerca de 20.700 graus Celsius e tem apenas um pouco mais de massa que o sol. Isso o torna mais quente e pesado do que outras estrelas na mesma categoria, tornando -o um caso raro e especial.

Além disso, a análise sugere que estrelas semelhantes podem estar ocultas entre os anões brancos aparentemente normais do universo. Segundo os pesquisadores, a descoberta abre espaço para novas investigações.

“Gostaríamos de expandir nossa pesquisa sobre esse tópico, explorando como os anões de carbono brancos comuns estão entre as anãs brancas semelhantes e quantos fusões estelares se escondem na família normal de wwers brancos”, disse o astrofísico Antoine Bédardque colidiu o estudo. “Esta será uma contribuição importante para a nossa compreensão dos binários da anã branca e os caminhos para explosões de supernova”.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

ai blog example :.