O CPI do INSS começa nesta semana, a mista Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI), criada para investigar fraudes bilionárias que prejudicaram os aposentados e aposentados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSs), inicia seu trabalho nesta semana. Nesta terça -feira (26), a expectativa é que os parlamentares que participam da reunião deliberem sobre as regras de operação do comitê e apresentem o plano de trabalho sobre o tema. Além de descontos inadequados nos benefícios da Previdência Social, feitos por sindicatos e associações sem autorização prévia dos beneficiários, a CPMI também investigará empréstimos fraudulentos da folha de pagamento, contratados sem o consentimento dos aposentados. Confira perguntas e respostas para entender melhor o INSS CPMI. O que aconteceu? Como essas fraudes funcionaram na prática? Quantas pessoas foram afetadas? O que é um CPMI? Quais são os principais surtos da investigação? Quem pode ser responsabilizado? Como saber se eu tinha valores com desconto? Como pedir compensação? Como aceitar o contrato pelo meu aplicativo INSS? O que aconteceu? Em abril, a Polícia Federal e o Controlador Geral da União (CGU) realizaram uma operação que revelou um esquema de fraude no INSS. De acordo com as investigações, os suspeitos cobraram taxas mensais irregulares, descontadas diretamente dos benefícios dos aposentados e aposentados, sem autorização prévia. Os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e afetaram milhões de beneficiários, com uma perda total estimada de mais de US $ 6 bilhões. Retornar ao índice. Como essas fraudes funcionaram na prática? De acordo com a investigação, o esquema envolveu o desconto mensal dos valores dos aposentados e aposentados do INSS. Esses descontos foram feitos por sindicatos e associações, como se os beneficiários fossem membros – embora muitos nunca tenham sido associados ou autorizados essas acusações. Como resultado, os beneficiários receberam pagamentos mais baixos do que o esperado, devido a descontos automáticos. Em muitos casos, eles apenas perceberam o problema ao tentar cancelar uma inscrição ou consultar extratos detalhados. Essas entidades alegavam oferecer serviços de assistência jurídica, bem como descontos em academias e planos de saúde. No entanto, de acordo com a CGU, muitos nem tinham uma estrutura para fornecer os serviços anunciados. Além dos casos em que as assinaturas foram falsificadas, muitas das entidades analisadas não haviam entregue ao INS a documentação necessária para fazer descontos nos benefícios. Em teoria, as associações formalizam acordos de cooperação técnica (ACT) com o INSS para executar descontos mensais na folha de pagamento de aposentados e pensionistas. Para isso, é necessária uma autorização expressa dos beneficiários. No entanto, a investigação apontou falhas na verificação dessas autorizações e identificou a possibilidade de falsificar documentos de afiliação e consentimento. A investigação começou em 2023 na CGU, administrativamente. Em 2024, após a identificação de evidências criminais, a polícia federal foi chamada. Retornar ao índice. INSS na divulgação da Amazonas Quantas pessoas foram afetadas? Segundo o governo federal, até segunda -feira (25), mais de 5,4 milhões de beneficiários desafiaram os valores com desconto, afirmando que eles não reconheceram as acusações. A diferença pode exceder US $ 6 bilhões. Confira os dados divulgados pelo INSS na segunda -feira: acesso ao meu INSS: 835.225.377 Acesso à funcionalidade de funcionamento no meu INSS: 51.989.275 Acesso aos usuários que não tinham descontos: 25.609.645 Ordens abertos: 5.537,408 quantos não reconheceram: 5.417,350 (5.537,408 não reconhecer Canal de serviço My INSS: 3.178.237 (57,4%) canal de serviço central 135: 393.727 (7,1%) canal de escritório: 1.711.174 (30,9%) Quantidade de entidades contestadas: 44 Quantas concursos são que as entidades responderam com documentação: 1,249,93 quantos são de mais de que as entidades são de que as entidades (1,249,993. Adeu ao reembolso: 1.953.689 (76,6%) pagamentos emitidos: 1.925.106 (programado até 26 de agosto) retornam ao índice. O que é um CPMI? O CPMI é um comitê parlamentar misto e temporário, criado para investigar fatos específicos. Esta Comissão tem o poder de convocar as autoridades, solicitar documentos e até propor mudanças na legislação. No caso da Fraude do INSS, o CPMI foi criado em junho, antes do recesso parlamentar, e estava aguardando uma indicação de deputados e senadores que comporiam o grupo a ser oficialmente instalado. A Comissão tem uma duração esperada de até seis meses e pode ser estendida. Haverá 32 detentores parlamentares (16 deputados e 16 senadores). PT e PL terão os maiores bancos, com quatro representantes cada. O senador Carlos Viana (Somos-MG) foi eleito presidente e comandará o trabalho do comitê. O relator era responsável pelo deputado Alfredo Gaspar (Union-Al). Retornar ao índice. Quais são os principais surtos da investigação? A Comissão tem dois focos principais: descontos irregulares feitos por sindicatos e associações em contracheques de aposentados. Fraude nos empréstimos da folha de pagamento realizada sem autorização dos beneficiários. Retornar ao índice. Quem pode ser responsabilizado? A CPMI procura investigar a responsabilidade dos sindicatos e associações envolvidas em descontos inadequados, além de investigar o possível envolvimento de gestores públicos do INSS e do Ministério da Seguridade Social, incluindo ex -ministros e ex -presidentes do Instituto. Retornar ao índice. Como saber se eu tinha valores com desconto? Para descobrir se houve descontos inadequados, o aposentado ou o aposentado deve consultar a declaração do INSS. No documento estão todos saques, tanto a folha de pagamento quanto as mensalidades associativas. Consulte o passo a passo: vá para o aplicativo ou site meu login do INSS com CPF e Gov.Br Password.br Clique em “Extrair benefício” Em seguida, clique no número de benefícios na próxima tela, aparecerá o extrato e, em seguida, confira descontos mensais associativos também poderão ir para um escritório, se você tiver alguma dificuldade com os canais digitais. Nas agências, os segurados também podem verificar se havia um desconto não autorizado, além de solicitar e rastrear a contestação de cobranças, avaliando e contestando documentos apresentados pelas associações. Retornar ao índice. Como você pede compensação? Depois de verificar se houve descontos não autorizados em seu benefício, essas informações devem ser registradas com o INSS para iniciar o processo de reembolso. Isso pode ser feito ligando para 135, o site oficial do INSS ou meu aplicativo INSS, como segue: vá para o aplicativo My INSS e faça o login na sua conta do Gov.br; Clique na opção “Consulte os descontos de entidades associativas”. O aplicativo mostrará quais associações fizeram descontos em seus benefícios e valores com desconto entre março de 2020 e 2025. A partir disso, marque se ele autorizou o desconto ou não para cada uma das entidades listadas. Digite um telefone celular e e -mail para entrar em contato. Em seguida, declare se os dados são verdadeiros. Clique no botão “Enviar declarações” para terminar. Uma mensagem será exibida de que a solicitação foi feita com sucesso. O prazo para contestação de descontos impróprios é executado até 14 de novembro de 2025. A adesão ao contrato continuará disponível após essa data. Retornar ao índice. INSS Fraud: O que fazer se a instituição apresentasse evidências falsas para provar o desconto? Veja Dicas Como aceitar o contrato pelo aplicativo My INSS? Acesse o aplicativo My INSS com seu CPF e senha. Vá para “Consulte os pedidos” e clique em “cumprir” em cada pedido (se houver mais de um). Enrole a tela para o último comentário, leia com cuidado e, no campo “Aceito”, selecione “Sim”. Clique em “Enviar” e pronto. Então apenas aguarde o pagamento. Retornar ao índice.
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