O ambiente on -line está cheio de ameaças contra a segurança do seu computador, como golpes, vírus e fraude. No entanto, com o avanço tecnológico, várias ferramentas foram desenvolvidas para fornecer maior proteção ao equipamento.
Mas eles são suficientes para tornar um computador totalmente imune a ataques cibernéticos e outras ameaças que podem prejudicar o usuário? Nas linhas a seguir, você encontrará a resposta para esta pergunta.
PC blindado existe? Veja como aumentar a proteção da máquina contra golpes, vírus e fraudes
Não há PC blindado. Atualmente, isso é impossível, mas é possível usar ferramentas e meios para aumentar a proteção do seu computador, mesmo sem conhecimento avançado nos sistemas de configuração ou segurança de programas. Veja algumas dicas abaixo!
Atualize os programas
Mantenha tudo Software atualizado em sua máquina. Se o seu PC usar o Windows, é importante ativar atualizações automáticas dos programas do sistema e de terceiros, como navegadores e outros aplicativos. Mas, além disso, existem outros cuidados que devem ser adotados.
Se o seu computador for um Apple Mac, abra a App Store, vá para “Atualizações” na barra lateral e, ao lado de cada aplicativo, clique em “Atualizar”. Você também pode atualizar todos através da opção “Atualizar tudo”.
Leia mais:
Use antivírus
O antivírus é um tipo de programa que serve para detectar, prevenir e remover algum software malicioso no seu PC, o famoso malware. Assim, age protegendo o sistema contra vírus, adware, vermes, spyware, troianos e outras ameaças. O software malicioso, se você pode invadir seu PC, pode gerar vários danos, como roubar informações.

Antivírus monitoram arquivos e outros programas de equipamentos em busca de vírus. O mesmo acontece durante as instalações, pois elas passam por uma verificação a ser verificada se houver alguma ação suspeita. Se você tiver, a instalação é interrompida.
Saiba também que existem ferramentas específicas para certos tipos de ameaças. Entre eles estão os antispywares, que agem contra Adwares e Spyware, vírus que contaminam os navegadores para roubar dados bancários. Também é importante manter o programa atualizado.
Executar manutenção de segurança

Trocar senhas regularmente e também execute a digitalização periódica usando seu antivírus. Isso fará você garantir a integridade das informações e a segurança de seus dados.
Não abra arquivos ou clique em banners desconhecidos
Além do uso de recursos tecnológicos, também é importante que você tenha cuidado ao usar o computador. Isso ocorre porque os cibercriminosos geralmente usam anúncios e links falsos para levá-lo a uma página onde você pode cair em um golpe ou instalar um vírus no seu PC-o famoso phishing.

Preste muita atenção aos sites que você acessa e, antes de prosseguir, verifique se eles são realmente confiáveis. Nem você acessa sites que oferecem coisas ilícitas, pois geralmente contêm malware. O mesmo se aplica ao download, faça o download apenas do que é oficial para uma marca específica.
Use Windows Sandbox
Se você possui um PC com o Sistema Operacional da Microsoft, Windows 10 ou Windows 11, em versões Pro, Empresa ou Educação, o uso do Windows Sandbox é uma excelente estratégia, pois oferece um ambiente virtual temporário que fornece a implementação de arquivos e aplicativos suspeitos com segurança. Depois que a sessão é fechada, as alterações são apagadas automaticamente.

Esse recurso é ótimo para pessoas que precisam abrir programas desconhecidos, configurações que podem estar em risco para o sistema principal e arquivos duvidosos. Deseja baixar o software de uma fonte não oficial? Faça isso no Sandbox, pois o recurso o verificará e impedirá que seu computador seja afetado por malware ou que sofra algum tipo de mudança indesejada.
Sempre suspeita cobra e -mails, solicitações de pix e promoções muito grandes
É normal que os golpistas usem mídia digital para tentar aplicar fraudes e fraudes às pessoas. Para isso, eles geralmente enviam cobranças em certas coisas por e -mail, como uma possível multa de tráfego, levando você a clicar no link e ser direcionado para uma página de pagamento, por exemplo.

Também existem promoções falsas que aparecem enquanto você navega na Internet ou também pode ser enviado ao seu e -mail, entre outros golpes. Sempre seja cauteloso e verifique se a fonte é realmente oficial. Tente também se manter atualizado sobre os tipos de golpes que foram aplicados no ambiente digital.