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quinta-feira, agosto 28, 2025

Lula assina decreto da TV 3.0; tecnologia garante recursos interativos e melhor qualidade de imagem e som para TV aberta

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Lula assina um decreto que regulamenta a TV 3.0 Presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) assinou na quarta -feira (27), o decreto regulador da TV 3.0, também chamado DTV+. A nova tecnologia revolucionará a maneira como você assiste à TV aberta, com melhor qualidade de imagem, som de filme e interação real, aproximando a experiência atual dos serviços de streaming. A partir do regulamento, as emissoras brasileiras poderão iniciar o processo de implementação do novo sistema. Leia também: DTV+: O que é TV 3.0, que oferece melhor qualidade de imagem, som de filme e recursos interativos De acordo com o governo, as transmissões devem começar na primeira metade de 2026 da grande capital. A expansão da cobertura em todo o território nacional levará cerca de 15 anos (entenda abaixo). O Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, enfatizou a importância da modernização e enfatizou que os usuários não precisarão mudar de TV imediatamente. A transição, de acordo com uma criança, será gradual e haverá um período de coexistência de tecnologia atual e nova. “A implementação será gradual, com um período de coexistência entre o sinal de TV digital e o da TV 3.0 por 10 a 15 anos, um período que pode ser estendido. Será uma migração escalonada das grandes capitais”, disse o ministro. O presidente do Fórum do Sistema de TV Digital Brasileiro (SBTVD), Raymundo Barros, destacou o salto de qualidade para o espectador gratuitamente. “A TV aberta reafirma seu papel como um motor de transformação social”, disse Barros. O CEO da Globo, Paulo Marinho, disse que a nova tecnologia mantém a força da TV aberta e permite avançar a entrega de conteúdo de qualidade e relevante para a população brasileira. “É a TV aberta cada vez mais forte, mantendo sua relevância. É uma convergência entre o ambiente que conhecemos, transmitindo, com mídia digital. Portanto, forneceremos uma televisão mais interativa e mais personalizada, com muito mais qualidade e muito maior interatividade com o consumidor”, disse ele. Para Renata Abravanel, presidente do grupo Silvio Santos, a TV 3.0 é um marco de uma abordagem mais próxima com o público. “É um momento histórico para a TV, que avançamos em outra fronteira de interatividade, conectividade com nosso público. Será capaz de interagir mais conosco, participar, votar e poderemos estar mais próximos. É um fortalecimento de nosso setor”, disse ele. O CEO do Record Group, Marcus Vinícius Vieira, enfatizou que, além de ganhar do público, também há um avanço em termos de trazer novos negócios. “Para nós, é um grande passo tecnologicamente falando. Você reunirá dois mundos que há muito tempo são um sonho. É vencido por toda a indústria, um grande avanço. A TV 3.0 nos ajudará a trazer negócios, servindo ao mercado em geral, mas também nosso público que terá uma plataforma mais amigável”, disse ele. Amilcare Dallevo, presidente da Rede TV, destacou a gama de TV aberta para os brasileiros. “Não há nada que chegue mais brasileiro do que a TV aberta, mas, de fato, virá com mais possibilidades, mais interação, informações e avisos no caso de uma catástrofe, outros recursos de interatividade que estavam disponíveis apenas no computador. Agora, com a TV 3.0, isso também estará disponível na sala de espectadores”, disse ele. A competitividade já o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Estação de Televisão (Abert), Flavio Lara Resende, mencionou que a nova tecnologia é decisiva “para a TV aberta permanecer competitiva, relevante e forte”. O setor, de acordo com Lara Resende, defende as políticas públicas que facilitam o acesso da população, especialmente a baixa renda, aos receptores da TV 3.0. Márcio Novaes, presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), explicou que também será possível usar a TV 3.0 em telefones celulares livremente e sem consumir pacote de dados. O Ministro da Presidência Secretaria de Comunicação (Secom), Sidônio Palmeira, disse que o avanço tecnológico também lida com a soberania nacional. Segundo Palmeira, o Brasil “não discrimina ninguém” e as empresas que desejam trabalhar no país serão bem -vindas enquanto respeitarem a legislação local. Sidônio também apontou que os canais de TV abertos não serão ocultos do consumidor por causa das parcerias de negócios. “Os canais de TV abertos devem ser o mesmo destaque que os outros”, disse ele. Lula assinou um decreto com regras para o lançamento do TV 3.0 Ricardo Stuckert / Presidência da República Infográfica – que muda com o DTV+. ART/G1 DTV+ A nova tecnologia terá imagens 4K e 8K, som imersivo, maior interatividade e integração da Internet. O TV 3.0 oferecerá ao espectador um serviço interativo e gratuito, com publicidade personalizada e integrada à programação personalizada, focada nos interesses e na localização de cada um. Game Num Football Game, por exemplo, o espectador pode optar por ouvir apenas o áudio de seus fãs. Em um reality show, como o Big Brother Brasil (BBB), você pode escolher qual câmera seguir. No jornalismo, será possível receber informações de trânsito e clima da região. Com o novo modelo, as TVs terão aplicativos e o usuário poderá reorganizar os ícones do canal. A troca de canais numéricos será substituída pela navegação nos aplicativos, como nas plataformas de streaming. Segundo o governo, a tecnologia requer antenas, acoplada à televisão ou antenas externas. O espectador não precisará ter acesso à Internet para usar a TV 3.0, consumindo o material transmitido pelo sinal aberto e livre. No entanto, a Internet dará ao usuário melhores opções de conteúdo e a possibilidade de interatividade com produtos distribuídos na TV aberta. Inicialmente, para aproveitar a nova geração, você precisará comprar uma caixa. No entanto, o objetivo é que, no futuro, as novas televisões já saem de fatos com toda essa tecnologia integrada.



g1

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