Downing garrafas de champanhe com preços cortados, os foliões ficam em água na altura da cintura, enquanto dançam o mais recente clube atinge a poucos metros de uma praia de areia branca.
Periodicamente, a espuma é pulverizada sobre os turistas com pouca roupa, que têm a opção de se esconder sob um dos guarda-chuvas. Como um foliões me diz: “É como o Love Island”.
De volta ao centro da cidade, os dançarinos sexy estão assumindo posições nos pódios quando os clubes começam a abrir suas portas, com garotas vestidas com os nove e caras na esperança de marcar o bloqueio de dentro.
Mas isso não é Espanha ou Grécia. Este é o Montenegro – o destino do partido perfeito no Instagram, na esperança de varrer a onda de britânicos sendo adiados por raciaturas turísticas estritas em hotspots de férias como a Balearica.
Em particular, a linda cidade de Budva está tentando se posicionar como os novos Mykonos, oferecendo aos apostadores comuns a chance de vir e festejar como celebridades ricas – por uma fração do preço de volta para casa.
Aqui, uma garrafa de MOET custa apenas £ 160 – enquanto em Londres seria ao norte de £ 450. Gray Goose custa apenas £ 180, em comparação com mais de £ 330 na capital do Reino Unido.
Leia mais em lugares de festa
Um clube de praia que está vendo um afluxo de britânicos é Galija, a uma curta distância de carro de Budva.
É provável que seja graças à impressionante variedade de celebridades que ele sediou, incluindo a modelo da Victoria’s Secret, Alessandra Ambrosio.
Nos últimos tempos, o Montenegro tem sido o destino de férias para inúmeras estrelas da lista A, incluindo o Beckhams e Rita Ora.
Nas décadas passadas, até a princesa Margaret gostava da cidade particular de Sveti Stefan, a poucos minutos de Galija, pois sua curta distância se afasta de olhos indiscretos.
Mas agora, os influenciadores chegaram e, quando o sol visitou o assentamento bastante antigo, fica claro que eles o transformaram em algo, erm, não tão cultural.
Como o gerente da Galija Djordje Bukvic diz ao The Sun: “No Montenegro, o objetivo principal é sair e ser bonito”.
Instagram perfeito
Ele explica: “Aqui em Galija, somos um pouco mais caros, mas as pessoas vêm aqui para a estética. Houve uma tendência a Tiktok sobre se preparar para a praia de Galija.
“As meninas vêm aqui com glamour, saltos e tudo mais. Eles posam e tiram as fotos antes de relaxar e nadar e coisas assim.
“Estamos muito em uma era do Instagram e aqui é muito estética, é instagramável.
“O Montenegro gosta de representar um pouco de luxo e exclusividade, isso é algo que você chega aqui.”
É como estar em Love Island
Niamh, turista irlandês
O clube está hospedando DJs de Mykonos e oferece aos clubes do Mediterrâneo uma corrida pelo seu dinheiro com festas temáticas.
O turista irlandês Niamh, 25, disse: “Viemos aqui para a festa, e é como estar em Love Island. É tão impressionante.
“Todo mundo tem sido tão amigável, é uma mudança de outros lugares da Europa.”
Ela está desfrutando de uma viagem para meninas à nação Balcã com Hannah e Seanin, ambas 25, que também ficaram impressionadas com o Montenegro.
Hannah disse: “Tem sido muito razoável. Muito divertido”.
Subornos de tequila
As meninas optaram por passar a tarde no Torch Beach Club-um estabelecimento anteriormente de propriedade britânica que possui uma vibração no estilo Ibiza com música alta e dançarinos a partir das 15h.
O proprietário Ranko está ansioso para conseguir mais britânicos para ver Budva como a próxima grande festa de festa, com a vizinha Croácia e Ibiza nas proximidades entre os muitos pontos de férias cada vez mais apertando regras sobre turistas, incluindo regulamentos mais rígidos para visitar navios de cruzeiro.
Ele disse ao The Sun: “Adoraríamos mais britânicos aqui e temos muito no meu clube, mas isso pode ser porque era de propriedade britânica.
“Eu tenho pago para promover nossas postagens no Reino Unido para obter mais clientes a partir daí.
““[Brits] Pode ser um pouco de problema, mas sabemos como lidar com isso. Muitas vezes, ofereço fotos em troca de bom comportamento.
“Enviei as tabelas 20 tiros de tequila de graça, e derramamos da garrafa na mesa para que eles possam ver que oferecemos bebidas premium.
“Os hóspedes britânicos gastam muito dinheiro e gostam de festejar, que é o que fazemos aqui.
“Tivemos alguns convidados que lançaram ou tentaram fazer um mergulho magro, mas lidamos com isso. Eles normalmente voltam no dia seguinte e pedem desculpas.”
Estamos muito em uma era do Instagram e aqui é muito estética, é instagramável
Djordje Bukvic,
Bares e clubes de toda a cidade estão comprando anúncios direcionados nas mídias sociais para atrair foliões do Reino Unido.
Em parte, a mudança é porque os turistas russos pararam de visitar o país dos Balcãs após o surto da Guerra da Ucrânia, que deixou um profundo buraco de gastos na economia local.
Ranko disse: “Costumávamos ter turistas russos visitando, e eles caíam 3.000 libras por dia sem pensar. Agora eles se foram, sentimos falta disso”.
E por seus cálculos, os britânicos são os próximos maiores gastadores quando se trata de bebidas.
Invasão britânica
No ano passado, 21 companhias aéreas voaram diretamente do Reino Unido para o Montenegro, tornando o destino mais acessível do que nunca.
Um britânico de Londres, 25 anos, disse: “Os habitantes locais parecem estar felizes por ter turistas chegando, ao contrário de qualquer outro lugar.
“Todo mundo quer que nos divertimos e gostemos – eles não se importam que possamos ser um pouco barulhentos.
“A vida noturna aqui é incrível. Tem sido muito bom todas as noites que saímos.
“Mas é lindo aqui. A água é cristalina, as praias são lindas e são realmente razoáveis.”
História do Montenegro
A história de Montenegro remonta aos tempos antigos, com influências dos ilírios, romanos e bizantinos.
Tornou -se um reino independente no século XIX e mais tarde foi absorvido pela Iugoslávia em 1918.
Após o rompimento da Iugoslávia, o Montenegro permaneceu parte da Sérvia e do Montenegro até recuperar a independência em 2006.
A rica cultura de Montenegro é uma bela mistura de influências orientais e ocidentais, moldada por sua história sob o domínio bizantino, otomano e veneziano.
Quando se trata de política, o Montenegro opera como uma república parlamentar e se tornou parte da OTAN em 2017, com aspirações pela associação à UE.
O turismo é principalmente a força motriz por trás da economia de Montenegro, especialmente ao longo da deslumbrante costa adriática, contribuindo significativamente para o seu PIB.
Além do turismo, a energia, a agricultura e os setores imobiliários também são cruciais. Nos últimos anos, o Montenegro teve um aumento de investimentos estrangeiros, particularmente no turismo e na infraestrutura de luxo.
O Montenegro experimentou alguma agitação política, geralmente devido a tensões étnicas e religiosas, bem como sua orientação geopolítica.
A lei de 2020 sobre propriedade religiosa foi uma fonte significativa de agitação, levando a protestos e tensões políticas, com muitos percebendo como direcionando a Igreja Ortodoxa Sérvia.
Além disso, demonstrações ocorreram sobre corrupção, políticas governamentais e questões relacionadas à integração da UE.
Em maio de 2023, Jakov Milatović foi presidente da Montenegro. Ele é do partido político centrista, o movimento da Europa agora. Dritan Abazović serve como o primeiro -ministro do país.
Glamour em esteróides
Mas essa não é a super-masssia visto na maior parte da Europa. Em vez disso, é uma vibração ultra -glam, onde meninas – e meninos – fazem um grande esforço antes de sair.
Brit Georgia, de Londres, escolheu Budva para férias de menina com os amigos Claudia, Liat, Kelsey e Flora, todos os 28, e disseram que todos gostavam de poder se gritar super.
Ela disse: “Os habitantes locais são lindos e é realmente divertido tentar combinar o nível de vestir -se. É certamente um destino do Instagram.
“A beleza da natureza e das praias é incomparável.
“Tem sido uma vibração tão boa aqui, que você não entra em grande parte da Europa.”
Pal Liat acrescentou: “As bebidas são ótimas e há tantas opções para escolher.
“Nós apreciamos os bares de praia, bem como um bom lugar para relaxar durante o dia.”
Não consigo imaginar aquele comportamento que os britânicos normalmente se safam com o exterior cairiam bem aqui
Lazar, turista sérvio-britânico
O Nationals British-Serbian Lazar, 22, e Danica, 22, ambos de Londres, sabem que as coisas não são tão adoráveis quanto parecem na superfície.
Danica: “Saímos para a vida noturna, mas é bem diferente de outros lugares em termos de cultura.
“As pessoas estão sempre tentando fazer um show aqui e tentam ser impressionantes, porque sabem que se você não as pessoas vai olhar para elas.
“É tudo sobre fazer um show.”
Eles vão para Budva anualmente com a Balcan Fun, uma agência de viagens destinada a nacionais dos Balcãs que moram fora do Montenegro.
Pal Lazar acrescenta: “Não consigo imaginar aquele comportamento que os britânicos normalmente se safam do exterior cairiam bem aqui.
“Os seguranças são bastante difíceis conosco, de modo que isso não diminuiria bem com as pessoas que procuram ser desperdiçadas e se comportarem mal.
“Não está bem parecido com a cultura aqui.”