Tudo sobre China
O mundo continua a buscar alternativas para não depender mais de combustíveis fósseis. Somente na primeira metade de 2025, foram adicionados 380 GW de nova capacidade solar. Isso representa um aumento de 64% no mesmo período que 2024.
Dessa capacidade, a China é responsável por 256 GW, mais de dois terços do total global e o dobro da quantidade instalada na primeira metade de 2024, um relatório de ContasCompanhia de energia de baixo custo.

A China é líder global em energia solar
Atualmente, a China é líder global em energia solar, dominando a produção, capacidade e desenvolvimento de tecnologias de geração de energia limpa. Com isso, de acordo com o site Nova mobilidadeO país “domina as instalações globais e a cadeia de suprimentos”, com investimentos recordes ano após ano.
De acordo com o Embber, a explicação para essa liderança está conectada à “nova regulamentação de subsídios que entrou em vigor em junho”, liderando os desenvolvedores de parques solares chineses para lançar novos parques antes do lançamento do projeto.

Leia mais:
Ainda assim, Nicolas Fulghum, analista sênior de energia da Embber, afirma que “esses números sobre a implementação da energia solar em 2025 desafiam a gravidade”, à medida que as instalações continuam a se fortalecer.
Em um mundo de mercados voláteis de energia, a energia solar oferece uma opção que pode ser implementada a uma velocidade recorde para atender à crescente demanda, independentemente das cadeias globais de suprimento de combustível fóssil.
Nicolas Fulghum, analista sênior de energia da Embber, em um comunicado à imprensa.
Embora o relatório afirme que o crescimento no primeiro tempo pode agora indicar uma desaceleração, “os novos requisitos de aquisição de energia limpa para o setor e as maiores expectativas anuais da Associação de Energia Solar Photovoltaica Chinesa (CPI) sugerem que 2025 excederá o registro de instalação de 2024”.
A energia solar cresce em todo o mundo

Mas não é apenas na China que os parques de energia solar crescem rapidamente. O Relatório Embber destaca outros países e regiões com crescimento relevante no primeiro semestre de 2025:
Capacidade solar instalada no 1º semestre de 2025 (GW):
- China: 256 GW – dupla o 1º semestre de 2024; domina a cadeia de suprimentos e lidera globalmente.
- Índia: 24 GW – 8 GW de crescimento em comparação com 2024; 2º maior crescimento do mundo.
- Estados Unidos: 21 GW – crescimento de 4%, apesar das políticas contrárias do governo anterior.
- Alemanha: A luz cai nas instalações.
- Brasil: A luz cai nas instalações.
- Resto do mundo: 65 GW – aumento de 22% em comparação com 2024.
- África: As importações do painel solar da China aumentaram 60%; A falta de dados oficiais dificulta a medição exata.
Paradoxalmente, a China também é o maior poluente do mundo, emitindo a maior quantidade de CO₂ entre os países e sendo responsável por um terço das emissões globais no planeta.
