A empresa portuguesa Portugal da Mota-Engtil ganhou o leilão de Primeiro túnel submerso do BrasilIsso conectará as cidades de Santos (SP) e Guarujá (SP), na costa de São Paulo.
As propostas foram abertas durante uma cerimônia na sede da B3, a Bolsa de Valores, em São Paulo (SP). O valor do investimento é estimado em aproximadamente R $ 6,8 bilhões. Além da empresa vencedora, o Concepções de ACCIODa Espanha, também contestou o evento.
“É uma grande honra. […] Temos certeza de que cumpriremos nossas obrigações e esperamos começar o trabalho O mais breve possível“”, Disse o vice-presidente de Engil-Mota, Manuel António da Fonseca Vasconcelos da Mota.
Parceria e escopo
O túnel será mantido através de uma parceria entre os governos estaduais e federais, com a participação da iniciativa privada – responsável por Construção, operação e manutenção da estrutura. O projeto deve se tornar o melhor trabalho do Programa de Aceleração de Crescimento do Governo Federal (PAC).
Com 1,5 km extensão total, estima -se que pelo menos 870 metros ser submerso. De acordo com o anúncio, os trabalhos devem ser concluídos até 2030. A infraestrutura permitirá o tráfego de veículos de passageiros, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres. Atualmente, sobre 78 mil As pessoas atravessam diariamente entre os dois bancos com barcos pequenos e balsas.
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Disputa de túnel e protagonismo centenário
- A construção de um túnel entre os dois municípios é discutida para quase 100 anos;
- O primeiro projeto foi preparado em Janeiro de 1927quando Júlio Prestes foi governador de São Paulo, com um plano apresentado pelo engenheiro Enéas Marini;
- Sem avanços por décadas, a proposta foi novamente discutida e o anúncio foi lançado no início deste ano pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT), em parceria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (republicanos);
- O trabalho é considerado histórico e estratégico para mobilidade regional.
Como o túnel será construção
Segundo o governo, diferentemente dos túneis marcados com rock – como o metrô – o modelo submerso que conectará Santos e Guarujá será composto por Grandes blocos de concretoAssim, pré-moldado em docas secas e dotadas de Câmaras de ar internas.
“Cada peça é construída em terra, testada e depois transportada por flutuação para o local de instalação. Lá, os blocos são cuidadosamente afundados, montados no leito do canal e protegidos por camadas de areia e pedras”Disse o Ministério dos Portos e Aeroportos.
A escolha desta técnica considerou principalmente o solo da região, consistindo em Argila macia e sedimentos do rioque não oferece estabilidade suficiente para escavações profundas. “Além disso, o túnel imerso vantagens ambientais e urbanasexigente menos expropriaçõesAssim, reduzindo o impacto visual e permitir uma execução mais rápido e eficiente“O ministério disse em comunicado.
A construção de uma ponte foi descartado Devido às restrições da base aérea de Santos e ao intenso tráfego de navios no canal da porta.

Passo a passo do trabalho
De acordo com o Ministério dos Portos e Aeroportos, o processo seguirá “etapas estritas para garantir a precisão e a segurança”.
- 1º estágio – A preparação do leito envolve a escavação no fundo do canal e da aplicação da base de concreto, bem como a construção dos módulos, que passarão por testes de vedação e resistência;
- 2º estágio – Na fase de transporte e imersão controlada, os rebocadores levarão os módulos ao local onde serão submersos. “A água será bombeada para afundar as estruturas gradualmente, sob monitoramento eletrônico. Depois de posicionado, os blocos serão montados e nivelados com o auxílio de sistemas hidráulicos, fixados com pinos de aço e sentados em um areia”, disse o ministério;
- 3º estágio – Já na proteção final, a empresa de construção portuguesa cobrirá a estrutura com pedras, a fim de proteger o túnel contra impactos e movimentos naturais das correntes do mar ao seu redor.