14.7 C
São Paulo
domingo, outubro 19, 2025

Bancos terão que avisar clientes antes de débito automático

A Federação Brasileira de Bancos (Febbraban)...

Operação policial mira ex-gerente do Banco do Brasil

A Polícia Civil de São Paulo...

Bancos avisarão clientes sobre débitos automáticos

A partir de agora, os clientes...

Veja dois cometas voando perto de Marte neste sábado (20)

TecnologiaVeja dois cometas voando perto de Marte neste sábado (20)


Imagine olhar para o telescópio e encontrar dois cometas dividindo o mesmo pedaço do céu. É isso que vai acontecer no início da noite de sábado (20).

De acordo com o promotor científico e astrônomo amador Fabrizzio Montezzo, um membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), os objetos envolvidos no show são o recém -descoberto Comet C/2025 R2 (SWAN), brilhando em torno da magnitude 7.5 e o mais discreto W/2025 K1 (atlas), com magnitude 11.

Quanto menor esse número, mais brilhante o objeto. Para que um corpo celestial seja visto a olho nu, ele deve ter magnitude abaixo de 6 (em céus totalmente escuro) ou menos de 2 (em céus com poluição leve, como de grandes centros urbanos).

Logo após o pôr do sol, eles podem ser vistos voando com as estrelas da constelação de Virgem ao fundo, a sudoeste de Marte. De acordo com o especialistaEsta cena rara só pode ser observada com telescópios médios e lentes oculares de um grande campo de visão.

Objetos devem se aproximar da Terra em outubro e novembro

O cometa C/2025 R2 (Swan) – ou simplesmente R2 Swan – foi descoberto em 12 de setembro de 2025 pelo astrônomo amador ucraniano Vladimir Bezugly, que notou uma mancha suspeita em se movendo em imagens on -line do Solar and Helosfic Observatory (ESP), um NASA -ManagedE e o Spaceropany Agencheation (ESAHO), NASA.

Mais precisamente, o objeto foi capturado pelo instrumento SOLAR CIndo Umisotropias (Anisotropias de vento solar), uma câmera especial a bordo do SoHo que mapeia o hidrogênio no vento solar. Isso sugere que esse cometa pode ser rico em tal elemento.

Comet Swan R2 fotografado em 14 de setembro de 2025, três vezes mais brilhante do que quando foi descoberto. Crédito: Gerald Rhemann e Michael Jäger / Reprodução X

Ao longo das horas e dias que se seguiram após a primeira detecção, foi confirmado de observações terrestres por vários astrônomos, entrando no catálogo de Menor Planet Center (MPC) na segunda -feira (15).

O MPC é o órgão oficial da União Astronômica Internacional (IAU) responsável pela coleta, verificação e disseminação de todos os pequenos corpos do sistema solar-como asteróides, cometas e quase-loiro.

Leia mais:

De acordo com dados de ““Banco de dados de corpo pequenoDa NASA, é um cometa de longo período, que completa um retorno ao redor do sol aproximadamente a cada 22.000 anos. “Uncertainties are still great, especially in relation to the orbital period, but it is already possible to say that this will be our only opportunity to observe this object, as it will only appear through these bands of the Solar System when none of us are more here,” said Marcelo Zurita, president of the Paraiba Association of Astronomy (APA), member of the Brazilian Director of the Brazilian Meteor Observation Network Visual digital.

A AIU estima que a abordagem máxima com a Terra seja por volta de 12 de outubro, quando o objeto deve atingir 0,25 unidades astronômicas (UA) no planeta – cerca de 37,5 milhões de km. Mas isso só dirá, considerando que o comportamento dos cometas geralmente é bastante imprevisível.

Cometa com 2025 K1 (Atlas) capturado remotamente na Fazenda Hakos, Namíbia, em 21 de agosto de 2025. Crédito: José J. Chambó (Cometografia.es)

O cometa w/2025 K1 (Atlas) foi descoberto quatro meses antes, em maio, pelo último sistema de alerta para o impacto de asteróides com a Terra (ATLASNASA’s), que monitora objetos que podem representar um risco de colisão com nosso planeta.

De acordo com a plataforma de observação UnistellarEle chegará ao periélio (ponto mais próximo do sol) em 8 de outubro, atingindo apenas 0,33 unidades astronômicas (Au) da estrela – cerca de 49,5 milhões de km. Isso significa que o cometa deve enfrentar um aquecimento intenso que pode desintegrá -lo. Se você sobreviver a esta reunião “quente”, o objeto fará sua segunda abordagem à Terra em 26 de novembro (com o primeiro ter ocorrido em 13 de agosto).

Cometas com 2025 R2 Swan e o Atlas C/2025 K1 fotografados juntos na noite de 19 de setembro de 2025, no céu da Patagônia chilena. Imagem que consiste em 50 exposições de 15 segundos. Crédito: Francisco Mardones via SpaceWeather.com

Qualquer pessoa que queira ver essa cena espetacular precisa da ajuda de grandes binóculos, como 10 × 50 ou 15 × 70, ou telescópios de abertura entre 150 e 200 mm.

Olhe para o oeste depois do anoitecer, na direção em que o sol acabou de colocar, e tente encontrar Marte. Por proximidade com a Terra, o planeta sempre parece bastante brilhante no céu, e suas características-vermelho-vermelho-vermelho é muito fácil identificá-lo. Os cometas se moverão do lado esquerdo.

Use aplicações de observação, como StellariumAssim, Star Walk ou Sky SafariVocê pode ajudar com esta missão!





Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Assistentes de ia personalizados. Pidato kemerdekaan arsip | harian jatim. Cabeamento, cftv, instalações elétricas, controle de acesso, entre outros.