As partes de junho, além de serem tradicionais, tornaram -se uma importante oportunidade econômica para empreendedores em todo o Brasil.
Com o crescimento exponencial da popularidade dessas celebrações, novas maneiras de gerar renda também surgiram. Nesse cenário, a plataforma EDUK oferece quatro cursos gratuitos focados, especialmente em 30 de junho, para quem deseja aprender a lucrar com as partes de junho.
Leia mais:
Criptomoedas como renda extra: ilusão de risco ou oportunidade real?
Força econômica dos festivais de junho

Uma celebração que supera o carnaval
De acordo com o estudo “Cultura nas capitais”, da consultoria Jleiva Cultura & Sport, 78% dos frequentadores de eventos populares nas capitais brasileiros participaram de June Parties em 2024 – um número de 48% que estavam em blocos de carnaval.
Os dados reforçam a força cultural e econômica dessa tradição, especialmente no nordeste, sudeste e centro -oeste.
Impacto financeiro relevante
O impacto econômico dos festivais de junho é significativo. De acordo com o Ministério do Turismo, apenas no estado de São Paulo, os eventos de junho em 2024 se moveram cerca de R $ 300 milhões.
Já em Caruaru (PE), considerado uma das capitais do partido, o valor atingiu R $ 700 milhões. O movimento envolve acomodações, transporte, comida, roupas e artesanato.
Aprenda e realize: 4 cursos gratuitos da EDUK
Para estimular o empreendedorismo durante o período de junho, a plataforma EDUK oferece gratuitamente, até o final de junho, quatro cursos estratégicos para aqueles que desejam tirar proveito da data.
Os cursos cobrem áreas como confeitaria, costura, artesanato e decoração e não exigem pagamento pelo registro inicial.
Curso 1: kit de festa de junho para fazer e vender
O que você aprende:
Neste curso, os alunos aprendem a criar kits completos com itens típicos de junho, ideais para vender em escolas, empresas ou festas de família. O foco está na praticidade e apresentação dos produtos.
Conteúdo abordado:
- Como montar kits com comida, bandeiras e acessórios;
- Técnicas de embalagem e conservação;
- Preços e marketing para vendas.
Curso 2: Roupas infantis para Festa Junina
O que você aprende:
Destinado a costureiras e empreendedores no setor têxtil, o curso ensina como fazer roupas temáticas para crianças, concentrando -se em conforto, estilo e originalidade.
Conteúdo abordado:
- Modelagem e corte de vestidos e camisas de junho;
- Termine com renda, fitas e bordados;
- Tamanhos e adaptações por faixa etária.
Curso 3: Hoje é o dia do dia: Junina Festa na Caixa
O que você aprende:
Ideal para artesãos e amantes de feltro, este curso ensina como criar caixas decoradas com peças de feltro, focadas em presentes e decoração de festas.
Conteúdo abordado:
- Criação de personagens e elementos de junho em Felt;
- Técnicas de corte, colagem e costura manual;
- Montagem e apresentação de kits de caixa.
Curso 4: delícias especiais Juninas
O que você aprende:
Com foco na gastronomia, este curso apresenta receitas tradicionais e criativas para doces e salgados típicos da festa de junho, como Pamonha, Corn Cake e Gourmet Canjica.
Conteúdo abordado:
- Técnicas de preparação e armazenamento;
- Apresentação para venda;
- Dicas de higiene e boas práticas de cozinha.
Como se inscrever nos cursos gratuitos de Eduk
Passo a passo para acesso
- Visite o site da plataforma: https://app.eduk.com.br;
- Vá para a seção “Cursos para conhecer EDUK”;
- Criar uma conta gratuita (sem dados de pagamento);
- Escolha o curso desejado e comece a estudar.
Benefícios adicionais da plataforma
Além dos cursos gratuitos, a EDUK possui mais de 3.200 cursos pagos nas áreas de culinária, moda, artesanato, negócios e muito mais. Todos os cursos incluem certificado e são ministrados por especialistas reconhecidos no mercado.
Por que investir em qualificação para partes de junho?

Demanda sazonal com alto potencial
O mês de junho e, em muitos casos, também julho, concentra centenas de festas de junho em escolas, igrejas, prefeituras e espaços particulares. Isso representa uma janela de oportunidade para quem deseja lucrar com as vendas de produtos ou serviços típicos.
Crescimento das vendas online e de pedidos
Com a popularização de redes sociais e mercados locais, como o WhatsApp e o Instagram, é mais fácil divulgar e vender a solicitação de produtos de junho. Kits de comida, roupas personalizadas e caixas decorativas têm excelente aceitação.
Baixo investimento inicial
Artesanato, culinária e costura são áreas que permitem começar com pouco capital, usando materiais acessíveis e até recicláveis. Com os cursos EDUK, o aluno aprende técnicas que aumentam o valor percebido dos produtos, aumentando a margem de lucro.
Dicas para lucrar mais nas festas de junho
Crie combos e kits personalizados
Oferta o valor em forma de kit e facilita a venda. Um exemplo é combinar um mingau, um bolo de milho e uma caneca decorada por um preço promocional.
Aposta em apresentações criativas
Invista em embalagens coloridas, rótulos temáticos e detalhes de palha ou tecido de xadrez. A estética faz a diferença na decisão de compra.
Use redes sociais a seu favor
Mostre nos bastidores da produção, depoimentos de clientes e fotos bem iluminadas de seus produtos. A autenticidade gera conexão com o público.
Considerações finais
As partes de junho são muito mais do que um período de celebração: elas também são uma excelente oportunidade de negócios.
Com os cursos gratuitos da EDUK, qualquer pessoa pode adquirir um conhecimento valioso para realizar e aumentar a renda durante esse período. Aproveite essa chance e faça uma tradição com lucro!
Imagem: Kamranaydinov / Freepik