16.5 C
São Paulo
domingo, julho 27, 2025

82 % das transações financeiras agora são online, veja o impacto no seu dia a dia!

NotíciasPIX82 % das transações financeiras agora são online, veja o impacto no seu dia a dia!


O avanço da digitalização transformou a maneira como os brasileiros lidam com dinheiro. De acordo com Febbraban Bank Technology Research 2025elaborado por Deloitte, 82% de todas as transações bancárias realizadas até 2024 ocorreram através de canais digitais. O telefone celular, sozinho, era responsável por 75% das transaçõesConsolidado como os meios favoritos da população para lidar com as finanças.

O estudo traz à tona um panorama claro: o relacionamento com os bancos não confia mais em filas e janelas, ganhando agilidade, segurança e conveniência através da tecnologia.

Leia mais: Brasil registra 82% de transações digitais em 2024 acionadas por Pix e Mobile

O telefone celular é o protagonista da nova era do banco

Duas mãos segurando um telefone celular
Imagem: Priscilla DU Complete / Unsplash

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febbraban), o banco móvel liderou a transformação digital, com 155 bilhões de transações feitas em 2024Um crescimento de 15% em comparação com 2023. Este salto revela como o smartphone se tornou uma “agência de bolso” real, operando 24 horas por dia.

Em uma nota, Febbraban apontou:

“Os canais digitais se consolidam como o principal ponto de relacionamento financeiro. Esse avanço foi impulsionado principalmente pelo banco móvel”.

Pix: o motor de transações digitais

Dentro desse cenário de crescimento, Pix se destaca como a ferramenta mais usada. Somente por celular, Quase 25 bilhões de operações com PIX foram registradas em 2024Número 41% maior que no ano anterior. De acordo com a pesquisa, Cada usuário faz, em média, 55 transações mensais de pix no celularque destaca a popularidade do sistema.

Para Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela pesquisa de Febbraban, praticidade e segurança são pilares desse sucesso:

“Fatores como praticidade, conveniência adicionados à segurança das operações, que têm criptografia avançada e autenticação biométrica, ajudam a explicar esse sucesso”.

O Internet Banking também se destaca, mas perde espaço para o celular

Embora o Internet Banking permaneça relevante, especialmente em transações corporativas e consultas mais detalhadas, ele está perdendo espaço para dispositivos móveis. A praticidade de resolver tudo com alguns toques na tela móvel foi decisiva para esse comportamento.

Agências físicas e caixas eletrônicos em queda

Enquanto os canais digitais avançam, o uso das estruturas físicas dos bancos ainda está em declínio. Em 2024, Transações realizadas em agências, caixas eletrônicos e correspondentes bancários representavam apenas 5% do total. Nas agências bancárias, por exemplo, 3,6 bilhões de transações foram feitasuma queda de 14% em relação ao ano anterior.

Esse movimento confirma a mudança no comportamento do consumidor, que opta cada vez mais por canais rápidos, disponível em tempo integral e dispensando a luxação.

Com segurança

A rápida digitalização dos serviços bancários é acompanhada por avanços significativos na segurança cibernética. Autenticação biométrica, verificação de dois etapas e criptografia avançada estão entre os recursos que garantem proteção de dados e transações.

A confiança dos brasileiros nas operações digitais está diretamente ligada à eficiência com a qual os bancos investiram em infraestrutura de segurança.

Inclusão digital e desafios

Apesar do crescimento expressivo, a digitalização também impõe desafios. A inclusão digital ainda é uma barreira para a população, especialmente em regiões com acesso limitado à Internet de qualidade. Além disso, a alfabetização digital tornou -se fundamental para que todos gostem de instalações bancárias móveis com segurança.

O futuro é digital – e chegou

O PIX excede as transações de cartões pela primeira vez, aponta o banco central
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

Com os dados apresentados, não há dúvida: O sistema bancário brasileiro está experimentando uma revolução digital sem precedentes. O telefone celular passou da ferramenta de comunicação para o principal canal financeiro do país, e Pix acelerou essa mudança significativamente.

Enquanto as agências físicas se tornam cada vez menos frequentadas, A experiência do usuário digital se torna o foco dos bancosque continuam a investir em tecnologia, personalização e segurança para manter o envolvimento do cliente.

Essa nova realidade exige dos brasileiros uma adaptação constante, mas também fornece ganhos reais em conveniência e agilidade no gerenciamento de finanças.

Com informações de: Agência Brasil



Fonte Seu Crédito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Earn passive money with an ai blog.