O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) anunciou que pagará o reembolso aos aposentados e aposentados vítimas de descontos indevidos em seus benefícios de parcelamento único em 2025. Confirmação veio através do Ministro Geral do Procurador -Geral (AGU), Jorge Messias e o Presidente da INSS, Gilberto Waller, durante a AGU), na quarta -feira (18).
Leia mais:
INSS expostos dados aposentados a 3.000 funcionários; Entender os riscos
Como o reembolso será pago

De acordo com os representantes da AGU e do INS, o pagamento será feito de maneira simplificada, evitando a burocracia e os longos prazos para os beneficiários. A proposta é pagar tudo ferido no mesmo período, sem estabelecer uma lista de prioridade, garantindo que o reembolso esteja cheio e corrigido.
Gilberto Waller afirmou que o planejamento inclui a liberação de pagamentos em lotes quinzenais. “Nossa idéia é que dois lotes por mês sejam pagos, garantindo agilidade e organização”, disse ele. Essa medida procura evitar a concentração de beneficiários e agilizar o processo de reembolso.
Audiência de conciliação na Suprema Corte federal
Um passo importante na formalização do pagamento será a audiência de conciliação programada para 24 de junho, na Suprema Corte (STF). O objetivo desta reunião é discutir os detalhes finais do acordo entre o governo federal, representado por Agu, e aposentados que sofreram descontos indevidos.
Espera -se que, após esta audiência, o governo divulgue o calendário oficial com as datas e os grupos contemplados para receber o reembolso.
Apelo aos aposentados para evitar ações judiciais
Durante o LIVE, o ministro Jorge Messias apelou aos aposentados e seus representantes legais para priorizar a rota administrativa para solicitar uma compensação. Segundo ele, o governo está comprometido em resolver o problema sem a necessidade de disputas judiciais longas.
“Queremos pagar. Pedimos que os advogados oriem seus clientes para buscar a maneira administrativa de receber seus valores”, disse o Messias. Ele enfatizou que, até agora, cerca de 69.000 ações contra o sindicato relacionadas a descontos impróprios nos INSs foram arquivados, dos quais 17 mil foram desfavoráveis ao governo.
Alerta sobre golpes e fraude
O ministro também alertou sobre a existência de golpes que afetaram os aposentados, especialmente aqueles que prometem antecipação de valores mediante pagamento de taxas ou contratar serviços ilegítimos.
“Muitos aposentados foram vítimas de fraude, atraídos pelas promessas de recebimento rápido por pagamento antecipado. Isso é ilegal e pode causar ainda mais perdas”, disse o Messias.
O INSS enfatiza que todas as informações oficiais de reembolso serão divulgadas apenas por meio de seus canais institucionais, como o site oficial e meu aplicativo INSS, e esse pagamento não envolverá custos ou intermediários pagos.
Como os aposentados podem seguir o processo

Para que os beneficiários possam seguir o progresso do processo e verificar seu direito à compensação, o INSS orienta o uso do site Gov.br/insss e o aplicativo meus inss. Nesses canais, os aposentados terão acesso a informações atualizadas, além do calendário oficial de pagamentos assim que for divulgado.
A expectativa é que o passo a passo para consulta e liberação de reembolso seja divulgado em breve, trazendo mais transparência ao processo e facilitando o acesso dos beneficiários a seus direitos.
Impactos de reembolso para aposentados e aposentados
O pagamento do reembolso representa uma conquista importante para milhares de aposentados e pensionistas que tiveram seus benefícios de maneira inadequada nos últimos anos. Além do valor total corrigido, a antecipação do pagamento em uma única parcela deve trazer maior tranquilidade financeira aos beneficiários.
Espera -se que a compensação ajude a reduzir as dificuldades financeiras enfrentadas por essas pessoas, muitas delas em uma situação vulnerável.
Próximas etapas e cronograma esperado
Com a audiência de conciliação programada para o final de junho, o governo tem pouco tempo para definir e divulgar o cronograma detalhado dos pagamentos. A confirmação do calendário oficial permitirá que os aposentados saibam exatamente quando receberão reembolso, além de garantir a certeza legal ao processo.
A iniciativa reforça o compromisso do governo de resolver uma maneira rápida e transparente uma questão que afeta diretamente a qualidade de vida de muitos brasileiros.