13.5 C
São Paulo
terça-feira, julho 29, 2025

STF recebe investigação inédita contra autoridade com foro por suspeita de fraudes no INSS

NotíciasINSSSTF recebe investigação inédita contra autoridade com foro por suspeita de fraudes no INSS


Pela primeira vez na história, o Tribunal Federal Supremo (STF) recebeu uma investigação formal contra um autoridade com fórum privilegiado suspeito de envolvimento em INSS aposenta fraudes.

O inquérito é um desdobramento direto de Operação sem descontoconduzido pela polícia federal e pelo promotor federal, que já identificou Descontos ilegais em salários INSS Beneficiários sem permissão ou conhecimento prévio das vítimas.

A identidade da autoridade investigada está em confidencialmente, mas a aceitação do caso pelo Supremo Tribunal indica que o nome está entre os que têm prerrogativa do fórum: Deputados federais, senadores, ministros de Estado, presidentes de tribunais superiores ou até o presidente da República.

Leia mais:

Procon anuncia um reajuste de 5,88% no preço médio do milho em Natal

Banco do Brasil inova com o jogo no Roblox para ensinar controle financeiro

Como o esquema de fraude funcionou

INSS FRAUDE
Imagem: Freepik e Canva

Operação sem desconto: o ponto de partida

O Operação sem desconto foi desencadeado após centenas de relatos de aposentados e pensionistas que começaram a perceber descontos recorrentes em seus benefíciosatribuído a associações de classes, sindicatos e entidades nunca foram membros ou autorizou qualquer afiliação.

A investigação revelou um Data Co -Oopation Scheme ComplexFraude documental e pagamento de subornos a servidores intermediários privados.

Ramificações de consulta: mais de 20 frentes

A investigação principal se desenrolou em mais de 20 pesquisas simultâneascada retorno a entidades baseadas em diferentes estados.

A suspeita é que a estrutura fraudulenta operava na rede, com Intermediação de dados aposentados sensíveisFalsificação de autorizações de desconto e movimentos financeiros que somam Centenas de milhões de reais.

Três ex -diretores do INSS em Mira

Três ex -diretores do Instituto Nacional de Seguridade Social também foram alvos de busca e apreensão. De acordo com um relatório da polícia federal, eles teria recebido pelo menos US $ 17 milhões de intermediários ligados às associações investigadas.

Os pagamentos teriam ocorrido entre 2021 e 2024, período de crescimento exponencial de casos de desconto irregular.

Envolvimento da autoridade investigada

Contradições e omissão deliberada

Uma das principais linhas de investigação aponta que a autoridade agora investigou no STF Descontos autorizados ou permitidos a serem mantidosMesmo após queixas públicas e avisos de órgãos de controle.

De acordo com fontes próximas à investigação, esse nome teria declarou publicamente que investigaria a fraudeEnquanto está nos bastidores procedimentos acelerados para beneficiar as entidades envolvidas.

A suspeita é que essa autoridade, com poder de tomada de decisão sobre regras e procedimentos do INSS, trabalhou para bloquear iniciativas de bloco em descontos e garantir a permanência de fluxos financeiros para associações suspeitas.

STF: Inquérito sob o Relator de Dias Toffoli

História de agir no caso

O inquérito foi distribuído ao escritório do ministro Toffoli Daysque já é um relator de duas ações relacionadas a descontos inadequados no INSS.

Um deles foi proposto pelo procurador -geral do sindicato, que tenta suspender todos os processos movidos contra o sindicato por causa da fraude. O outro discute a responsabilidade das entidades e a restituição dos aposentados prejudicados.

Audiência de conciliação programada

O ministro Toffoli convocou Terça -feira, 24 de junhoUma audiência de conciliação entre o governo federal, o promotor, o INSS e as entidades de defesa dos aposentados. O objetivo é definir formas de reembolso para as vítimas de descontos ilegais.

Suspensão de prazos de prescrição

Em uma decisão recente, o relator também determinou o Suspensão de prazos de prescrição de todas as ações relacionadas a descontos. Portanto, Nenhuma vítima perderá o direito de buscar uma compensaçãoMesmo que leve tempo para inserir o processo.

Impacto social e legal da fraude

Danos às vítimas

De acordo com estimativas preliminares do Controlador Geral da União (CGU), Mais de 1 milhão de aposentados podem ter sido feridos Nos últimos quatro anos.

Os valores médios com desconto variam entre R $ 30 e R $ 80 por mêsMas, adicionado, representa Perdas maiores que R $ 1 bilhão para os beneficiários.

O drama daqueles que dependem do benefício

Para muitos aposentados, O valor recebido do INSS é a única fonte de renda. A redução, embora pareça pequena, compromete a compra de medicamentos, alimentos e despesas básicas.

As vítimas relataram que mesmo depois de descobrir descontos, não poderia cancelá -los facilmentedevido a burocracia e falta de resposta dos canais oficiais.

Repercussão política e congresso

CPI e CPMI no radar

A gravidade do escândalo levou o Congresso Nacional a propor Instalação de uma Comissão de Inquérito Misto Parlamentar (CPMI) para investigar a fraude. O senador Omar Aziz (PSD-AM)O nome indicado pela base de administração de Lula é o mais citado para presidir o trabalho.

Lula e Bolsonaro sob o radar da Comissão?

Os parlamentares da oposição já sinalizaram a intenção de usar o CPMI para Também investiga possíveis omissões de gestão de Lula e Bolsonaroargumentando que o esquema continuou ao longo de ambas as administrações.

Espera -se que o CPMI seja instalado no primeiro semestre legislativo.

Próximos passos da investigação

Confidencial mantido, mas o cerco fecha

Apesar da confidencialidade do nome da autoridade, fontes indicam que Novos quebras de sigilo de banco e telefone estão em andamento. A polícia federal pretende identificar Fluxos financeiros que provam o envolvimento direto da figura investigada com as entidades beneficiadas.

As prisões preventivas não são descartadas

Se surgir evidências específicas de destruição de evidências ou tentativa de coerção de testemunhas, o ministro do Relator pode autorizar prisões preventivasincluindo autoridades com fórum. O STF já sinalizou que a gravidade da fraude justifica ações firmes e imediatas.

Como os aposentados podem procurar reembolso

Aposentadoria do Inss Canva
Imagem: Canva

Passo a passo para pedir retorno

  1. Verifique o extrato de pagamento Dos INSs, disponíveis no site ou aplicativo meus inss.
  2. Identifique descontos com nomes de associações desconhecidas.
  3. Grave um Queixa no Ombudsman do INSS ou no portal Gov.br.
  4. Em seguida, procure um advogado ou o defensor público para Ação de reembolso.
  5. Mantenha cópias de todos os documentos e protocolos.

O prazo para reembolso é congelado

Graças à decisão de Toffoli, não há risco de perda de direito no momento. Ainda assim, os especialistas recomendam que as vítimas coletam evidências o mais rápido possível para garantir maior velocidade no processamento de ações judiciais.

Conclusão

O recebimento da consulta pelo STF marca um bacia hidrográfica na luta contra a fraude no INSS.

Pela primeira vez, um autoridade com fórum privilegiado entra oficialmente nos pontos turísticos do mais alto tribunal do país por envolvimento direto em um esquema que machucou Milhões de brasileiros em uma situação de vulnerabilidade.

Espera -se que a investigação adiante de uma maneira rápida e transparente, com a responsabilidade adequada daqueles envolvidos e do Reparação completa às vítimascujos direitos eram sistematicamente desrespeitados.

O desempenho do Supremo, o PF e o Congresso está agora sob os olhos atentos da sociedade civil.



Fonte Seu Crédito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Un реасеkеереrѕ іn lebanon ѕау iѕrаеl hаѕ fіrеd on thеіr bаѕеѕ deliberately.