27.2 C
São Paulo
domingo, julho 27, 2025

Existe risco de contaminação nuclear após ataques ao Irã?

TecnologiaExiste risco de contaminação nuclear após ataques ao Irã?


A participação dos Estados Unidos na guerra entre Israel e o Irã aumentou os medos relacionados ao risco de contaminação nuclear. A Casa Branca usou bombas especiais para atacar três das principais instalações nucleares iranianas neste fim de semana.

Um dos pontos bombardeados foi o complexo subterrâneo de Ford. O local é considerado estratégico porque foi projetado para produzir graus mais puros de urânio. No entanto, isso torna maior o perigo de vazar o material radioativo.

Ataques entre Israel e Irã estão escalando (Imagem: Mohammed Mohsin Ali/Shutterstock)

Israel quer impedir que o Irã desenvolva bombas nucleares

  • A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) detectou danos à instalação do enriquecimento de urânio em Natanz, o complexo nuclear de Isfahan e os centros de produção centrífugos em Karaj e Teerã.
  • Em Arak, o reator de pesquisa de água pesada de Khondab, que ainda estava em construção, além de uma planta próxima que produzia água pesada.
  • A entidade afirma que as estruturas não estavam em operação e não continham material nuclear.
  • Na Ford, por outro lado, a agência disse que não há informações sobre o aumento dos níveis de radiação até agora.
  • Lembrar que Israel argumenta ter realizado os ataques para impedir que os iranianos desenvolvessem bombas nucleares, o que ameaçaria a existência israelense.
  • Teerã considerou o bombardeio como “crimes de guerra” e garantiu que ele não pretende construir armas nucleares.

Leia mais

Existe um risco de contaminação?

Apesar do aumento das tensões globais, Gerardo Portela, um engenheiro de risco e segurança, diz que não há razão para uma preocupação imediata com os incidentes nucleares. Ele explica que as instalações nucleares não têm bombas atômicas, por exemplo. Além disso, o especialista ressalta que existem vários sistemas de segurança nesses espaços. Mesmo assim, isso não significa que qualquer contaminação seja impossível.

As fábricas que produzem a matéria -prima para reatores nucleares também são consideradas instalações nucleares porque possuem materiais com potencial para causar contaminação ou mesmo irradiação de grande potencial. São acidentes que são possíveis porque existem materiais radioativos.

Gerardo Portela, Engenheiro Especialista em Risco e Segurança

Placa de aviso de radiação
O bombardeio pode causar a liberação de materiais radioativos (Imagem: Milão Sommer/Shutterstock)

Portela também ressalta que pode haver retaliação iraniana para causar incidentes nucleares em Israel. Uma situação extrema, mas que ele considera preocupante em termos de gerenciamento de riscos, pois ele poderia rapidamente ficar fora do controle das autoridades.

Tecnicamente falando, podemos dizer que estamos em uma guerra nuclear porque as instalações nucleares estão sendo atacadas pelo risco de liberação de materiais contaminantes radioativos, mesmo que as armas nucleares não estejam sendo usadas.

Gerardo Portela, Engenheiro Especialista em Risco e Segurança

As instalações nucleares iranianas foram bombardeadas (Imagem: Fotogrina/Shutterstock)

O especialista observa que, em casos extremos, pode haver contaminação de objetos e que seu contato com a pele também pode contaminar as pessoas. Ao mesmo tempo, existe o risco de inspirar gases radioativos, trazer substâncias para o corpo e gerar graves danos à nossa saúde.

Em um cenário mais sério, pode haver a contaminação da atmosfera em escala global, o que faria com que os elementos radioativos chegassem ao Brasil. É importante lembrar, no entanto, que não há sinal de que isso tenha acontecido no Irã.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Earn passive money with an ai blog.