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quinta-feira, agosto 21, 2025

Tesla pede sigilo sobre falhas de robotáxis em investigação federal

TecnologiaTesla pede sigilo sobre falhas de robotáxis em investigação federal


A montadora respondeu à Agência Federal sobre infrações de seus carros autônomos, mas pediu às informações para não se tornarem públicas

Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock

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Tesla mal lançou seu serviço de Robotaxi e ele já está passando por uma investigação.

A Administração Nacional do Tráfego de Rodovias dos Estados Unidos (NHTSA) solicitou informações da montadora sobre infrações, e a Tesla pediu à agência que mantivesse suas respostas confidenciais, de acordo com o Elecrek.

O Robotax de Tesla já havia gerado preocupações depois de ser pego cometido com graves erros no primeiro dia de operação.

O serviço Tesla Robotáxis começou a operar no fim de semana passado em Austin, EUA – Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock

Tesla teve que esclarecer perguntas

  • Antes do lançamento, a NHTSA havia enviado a Tesla um extenso questionário sobre o uso do sistema de direção autônoma completa supervisionada (FSD) na tecnologia Robotaxi-A que ainda está sob investigação para envolvimento em acidentes graves.
  • A montadora respondeu, mas solicitou total confidencialidade sobre as informações.
  • A Tesla evita historicamente a divulgação de dados públicos sobre seu piloto automático e FSD, até opondo -se à liberação de dados de acidentes, alegando que isso causaria “perdas financeiras”.

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Fachada de tesla
Tesla teve que explicar a NHTSA como sua tecnologia autônoma funciona (Imagem: FPCreative Stock/Shutterstock)

Tesla robotáxis teria cometido várias infrações

Os vídeos que circularam após o lançamento mostraram falhas de robotaxi, incluindo veículos dirigindo na direção oposta e lançando passageiros nos cruzamentos, que chamaram a atenção do NHTSA. A agência confirmou estar ciente dos incidentes e que coletará informações diretamente com a Tesla.

Outro ponto crítico envolve o nível de automação da robotaxista.

As testemunhas relatam que, durante a operação, um funcionário da Tesla permaneceu seu dedo pressionado em um botão reprogramado como um interruptor de segurança, o que indicaria que o sistema não atende aos requisitos autônomos de nível 4 necessários para textos comerciais no Texas.

A investigação da NHTSA sobre o sistema FSD da Tesla ainda está aberta, e a agência reforça que os fabricantes devem garantir a conformidade com os padrões de segurança, sem a aprovação prévia da entidade. Dependendo das informações obtidas, novas medidas podem ser tomadas.

Tesla Modelo Y.
Robotaxi da Tesla pode não ter o nível de automação necessário para operar comercialmente no Texas (Imagem: Operações de Artista/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para a aparência digital

Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.



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