A montadora respondeu à Agência Federal sobre infrações de seus carros autônomos, mas pediu às informações para não se tornarem públicas
Tesla mal lançou seu serviço de Robotaxi e ele já está passando por uma investigação.
A Administração Nacional do Tráfego de Rodovias dos Estados Unidos (NHTSA) solicitou informações da montadora sobre infrações, e a Tesla pediu à agência que mantivesse suas respostas confidenciais, de acordo com o Elecrek.
O Robotax de Tesla já havia gerado preocupações depois de ser pego cometido com graves erros no primeiro dia de operação.

Tesla teve que esclarecer perguntas
- Antes do lançamento, a NHTSA havia enviado a Tesla um extenso questionário sobre o uso do sistema de direção autônoma completa supervisionada (FSD) na tecnologia Robotaxi-A que ainda está sob investigação para envolvimento em acidentes graves.
- A montadora respondeu, mas solicitou total confidencialidade sobre as informações.
- A Tesla evita historicamente a divulgação de dados públicos sobre seu piloto automático e FSD, até opondo -se à liberação de dados de acidentes, alegando que isso causaria “perdas financeiras”.
Leia mais

Tesla robotáxis teria cometido várias infrações
Os vídeos que circularam após o lançamento mostraram falhas de robotaxi, incluindo veículos dirigindo na direção oposta e lançando passageiros nos cruzamentos, que chamaram a atenção do NHTSA. A agência confirmou estar ciente dos incidentes e que coletará informações diretamente com a Tesla.
Outro ponto crítico envolve o nível de automação da robotaxista.
As testemunhas relatam que, durante a operação, um funcionário da Tesla permaneceu seu dedo pressionado em um botão reprogramado como um interruptor de segurança, o que indicaria que o sistema não atende aos requisitos autônomos de nível 4 necessários para textos comerciais no Texas.
A investigação da NHTSA sobre o sistema FSD da Tesla ainda está aberta, e a agência reforça que os fabricantes devem garantir a conformidade com os padrões de segurança, sem a aprovação prévia da entidade. Dependendo das informações obtidas, novas medidas podem ser tomadas.


Colaboração para a aparência digital
Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.