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quinta-feira, julho 31, 2025

Estudo aponta que gastos de estados e municípios no Brasil cresceram mais que os da União

EconomiaEstudo aponta que gastos de estados e municípios no Brasil cresceram mais que os da União


Um estudo recente divulgado em junho pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que os gastos públicos de estados e municípios brasileiros cresceram muito mais do que as despesas do governo federal desde o início da pandemia Covid-19. Essa expansão significativa das despesas subnacionais traz desafios ao controle da inflação e dificulta a coordenação das políticas econômicas no país.

Preparado pelos economistas Brráulio Borges e Manoel Pires, a pesquisa mostra que as despesas dos governos regionais aumentaram 37% desde 2021, enquanto os gastos federais aumentaram apenas 15% no mesmo período. A disparidade destaca um processo de descentralização fiscal, que, apesar de ter aspectos positivos, pode levar a riscos tributários e comprometer o ajuste das contas públicas.

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Crescimento expressivo dos gastos subnacionais

Imagem do mapa do Brasil
Imagem: Alexander Peskov/Shutterstock.com

Os dados trimestrais e trimestrais da FGV indicam que, no quarto trimestre de 2024, as despesas de estados e municípios atingiram R $ 643 bilhões – um valor que excedeu R $ 660 bilhões em trimestres anteriores. Esse valor é significativamente maior que as despesas do governo federal, que cresceram modestamente na última década, com picos pandêmicos.

Os economistas apontam que, embora o governo federal faça transferências importantes para estados e municípios – como o FUNEB, a lei de Kandir e os fundos constitucionais – seus próprios recursos e empréstimos também aumentaram, contribuindo para a quitação nas despesas.

Fontes de financiamento e aumento da coleta

Segundo o estudo, a elevação das receitas locais foi mantida principalmente por:

  • Transferências federais, que aumentaram com o crescimento das taxas do Fundo de Participação Municipal (FPM) em 2007, 2014 e 2021, bem como a expansão do FUNEB de 2021;
  • Coleção duplicada no setor extrativo, que aloca parte dos recursos para os governos regionais;
  • Empréstimos garantidos pela União, que saltou de R $ 2,6 bilhões em 2015 para R $ 42,1 bilhões em 2024;
  • O aumento de sua própria coleção, que passou de 10,4% para 10,9% do PIB entre 2020 e 2024, excedendo os níveis de pré-libra.

Com o aumento da receita, estados e municípios expandiram significativamente as despesas com folha de pagamento, custo e investimentos.

Disparidade nas despesas entre os níveis de governo

Os dados revelam que a folha de pagamento de funcionários ativos e inativos nos Estados Unidos e municípios é cerca de três vezes maior que o federal. De 2021 a 2024, essa despesa aumentou de R $ 219,6 bilhões para R $ 271,5 bilhões, enquanto o federal permaneceu estável ou recuou no período.

Além disso, os custos com financiamento nos governos regionais quase dobraram, de R $ 139 bilhões para R $ 216 bilhões no último trimestre de 2024. Os investimentos aumentaram de R $ 24,8 bilhões para R $ 54,8 bilhões, contrastando com investimentos federais que variaram entre R $ 6 bilhões e R $ 10 bilhões desde 2016.

Por sua vez, o governo federal concentrou o crescimento de despesas com benefícios de previdência social e programas sociais, como a Bolsa Familia e o BPC, que cresceram de R $ 298 bilhões para R $ 379 bilhões no período.

Descentralização fiscal: avanços e desafios

O aumento dos gastos regionais reflete uma mudança na organização política do Brasil, com maior protagonismo da legislatura e maior autonomia dos governos locais. Essa “descentralização fiscal”, que ocorreu em uma não coordenada e principalmente por meio de transferências federais, tem vantagens como o conhecimento local das necessidades da população.

No entanto, os economistas alertam sobre os riscos associados:

  • Maior probabilidade de crises tributárias regionais;
  • Subtribuição local em impostos como ITR, IPTU e ITCMD;
  • Possível necessidade de alívio financeiro da união para as entidades subnacionais;
  • Complexidade na coordenação de políticas macroeconômicas.

Impacto no ajuste fiscal e controle da dívida pública

Banco
Imagem: PCH.Vector – Freepik

Bráulio Borges e Manoel Pires apontam que o aumento significativo das despesas estaduais e municipais dificulta o esforço nacional para equilibrar as contas públicas. O governo federal, por sua vez, enfrenta um cenário desafiador, com alta dívida pública, a necessidade de ajustes e alta pressão para controlar a inflação.

““O que é visto até agora, no entanto, é o lado negativo da descentralização, ou seja, fragmentação. Há maior dificuldade que o governo federal organiza políticas públicas e ações de coordenação e maior rivalidade entre entidades federativas, mesmo em políticas de interesse comum. Principalmente, com o país diante do enorme desafio de fazer um ajuste fiscal estrutural necessário, é complicado que esse esforço hoje seja limitado ao sindicato, que já tem uma agenda pesada com previdência social, benefícios sociais, indexando a receita de políticas de saúde e educação e gastos tributários“, Os pesquisadores dizem.

Eles apontam que o ajuste fiscal, essencial para evitar o crescimento não controlado da dívida e reduzir a pressão sobre as taxas de juros, depende do alinhamento do Congresso, governos estaduais e municípios, muitos dos quais ainda não adotaram medidas para estabilizar as contas públicas.

O papel do Congresso e Perspectivas Futuras

Decisões recentes são a renegociação das dívidas estatais e a criação de fundos de transferência na reforma tributária, que deve expandir a capacidade de gastar governos regionais. Por outro lado, a falta de coordenação pode agravar os desafios fiscais.

Os economistas concluem que um maior alinhamento é essencial entre as entidades federativas para garantir a estabilidade econômica do país e evitar desequilíbrios que comprometem o crescimento e o controle da inflação.

Com informações de: Economia | G1



Fonte Seu Crédito Digital

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