A computação quântica pode ser vista como uma tecnologia futura, com poucas aplicações práticas e, portanto, uma baixa possibilidade de marketing.
Mas o CEO da IQM, startup finlandês da computação quântica, revelou na conferência da TNW que sua empresa já está gerando lucro. Como? Inspirado pela estratégia de financiamento da SpaceX.
Em uma entrevista ao site A próxima webJan Goetz disse:
Quando começamos, era um caso típico de tecnologia profunda, e as pessoas pensavam que a receita só viria em cinco ou dez anos. Não, isso é besteira. Já é possível ganhar dinheiro com essas máquinas iniciais.
Jan Goetz
Como é essa estratégia?
O segredo é vender a tecnologia de computadores quânticos, ainda em estágio inicial, para o setor público – especialmente instituições de pesquisa estatais. Além do comércio, essa estratégia ajuda a criar parcerias que podem financiar o desenvolvimento futuro da empresa e da tecnologia.
Esse investimento é extremamente importante, pois para Goetz o maior desafio para a computação quântica é financeira, não tecnológica. A falta de investimentos pode fazer com que a Europa esteja por trás da corrida de tecnologia, sendo superada por poderes como a China e os Estados Unidos.
Quanto aos investimentos do setor privado, a Goetz acredita que pode começar a proveniente de empresas que operam data centers.
Leia mais:
O IQM em números
- Em 2018, o IQM assinou seu primeiro contrato.
- Até 2020, ele vendeu seu primeiro sistema logo depois.
- A empresa vendeu 13 computadores quânticos em todo o mundo.
- Possui um portfólio de pedidos de mais de € 90 milhões.
- Ele levantou um total de € 181 milhões em investimentos.

Possíveis aplicações da tecnologia quântica em IA
Goetz observou que, por enquanto, a capacidade dos computadores quânticos de processar grandes volumes de dados é limitada, o que impede sua aplicação direta na IA.
No entanto, a computação quântica pode ajudar na geração de dados de treinamento. O IQM está desenvolvendo essa capacidade em parceria com a Siemens, através de um projeto de aprendizado de máquina aprimorado pela computação quântica.

Os computadores quânticos podem ser usados para gerar dados sintéticos para treinar modelos de IA com mais eficiência … é como um voto democrático. Você agrupa um conjunto de quibits (bits quânticos) e, se alguns falharem, os outros corretos. A maioria fornece a resposta correta e os erros são revertidos.
Jan Goetz
O que é um computador quântico e como funciona?
A computação quântica procura criar máquinas para serem capacitadas o suficiente para executar cálculos complexos com mais eficiência do que os computadores tradicionais.
Atualmente, a computação é baseada no bit, que é um sistema que só pode obter informações: false ou verdadeiro (0 e 1). Esse processo acontece através da passagem da corrente elétrica através de mecanismos de semicondutores.
Por outro lado, os computadores quânticos usam bits quânticos ou também são conhecidos: que fazem processamento computacional.
Confira mais informações em nosso artigo explicativo!