Simulações indicam que o impacto do asteróide com a lua pode lançar milhões de libras de detritos na terra e ameaçar a segurança dos satélites em órbita
A novela de Asteróide 2024 Yr4 vence outro capítulo: um A chance desse corpo celestial colide com a lua aumentada – e, consequentemente, gerar uma chuva espetacular de meteoros na Terra em 2032.
No início de junho, de novas observações com o telescópio espacial James Webb, NASA se comunicou que a probabilidade dessa colisão ocorreu de 3,8% a 4,3%.
Agora, os pesquisadores realizaram simulações computacionais para modelar a possível aparência de um impacto lunar. As descobertas foram publicadas por Paul Wiegert, especialista em dinâmica do sistema solar da Western University, em Ontário, Canadá, e seus colegas em um novo estudo, Lançado em 12 de junho no servidor de pré-impressão do ARXIV.
Mas já é um motivo para entrar em pânico? Vamos entender nas próximas linhas.
O que é asteróide 2024 anos?
Em dezembro de 2024, os astrônomos identificaram um asteróide potencialmente perigoso para a Terra. Chamado 2024 anos, o objeto é estimado com 55 metros de diâmetro, o equivalente a um edifício de 18 histórias.
Embora o 2024 YR4 esteja se aproximando desde 1948, foi notado recentemente. Esse atraso se deve à complexidade de rastrear asteróides menores no vasto espaço.

Inicialmente, havia preocupação com uma possível colisão em 2032, mas a NASA descartou essa possibilidade após uma série de observações. Ainda bem, porque o impacto direto desse corpo celestial com o planeta seria suficiente para destruir uma grande área urbana.
No entanto, a partir das simulações feitas, um novo risco potencial de impacto com a lua, que ainda não foi totalmente eliminado. Mas o que aconteceria neste caso?
Leia também:
Quais seriam as consequências do impacto de 2024 anos na lua?
- Atualmente, de acordo com a última declaração da NASA, a probabilidade de 2024 anos atingir a lua é de 4,3%.
- Segundo Paul Wiegert, o principal autor do estudo, o impacto seria “comparável a uma grande explosão nuclear em termos da quantidade de energia liberada”.
- Há 50% de chance de o asteróide colidir com o lado da lua de frente para a terra.
- Nesse cenário, o evento pode gerar até 100 milhões de libras de detritos espaciais.
- Estima -se que 10% desses detritos (ou seja, 10 milhões) sejam atraídos pela força gravitacional de nosso planeta.
- Felizmente, esses detritos não representam um risco direto para a população.

- No entanto, isso seria suficiente para causar chuva espetacular de meteoros que poderia durar vários dias e ser observada em todo o planeta.
- O asteróide também representa uma ameaça para orbitar satélites. Segundo o cientista, uma pedra de 1 polegada, viajando dezenas de milhares por segundo, pode ser fatal para qualquer equipamento espacial – então imagine os detritos gerados até 2024 anos.
- O 2024 YR4 seria a maior rocha espacial para chegar à lua em “pelo menos 5.000 anos”, disse Paul Wiegert.
- Mas a colisão ainda está longe de ser certa e as descobertas do novo estudo ainda não foram revisadas por colegas.
- Os especialistas provavelmente conhecerão a probabilidade real por volta de 2028, quando o asteróide fará sua próxima abordagem ao nosso planeta.