A medida visa reduzir a comunicação entre garimpeiros ilegais e impedir as atividades de destruição de áreas protegidas; entender

Tudo sobre Elon Musk
O Serviço Federal de Promotoria Pública (MPF) anunciou ontem (27) Uma nota sobre um novo acordo com a SpaceX de Elon Musk: Evite que os garimpeiros ilegais na Amazon tenham acesso à Internet via Starlink Satellite.
Após essa resolução comum, a empresa exigirá documentos de novos assinantes (como prova de residência e identificação) a partir de janeiro de 2026. Isso permitirá um maior controle sobre quem assinou a Internet e usa o serviço na Amazon legal.

Para aqueles que estão com pressa:
- O Ministério Público Federal (MPF) e SpaceX decidiram Block Starlink Internet Signal de assinantes que realizam mineração ilegal na Amazon;
- O acordo é válido a partir de janeiro de 2026 e novos usuários deverão fornecer documentos de identidade e prova de residência para assinar o serviço;
- Se a SpaceX detectar atividades criminosas, cometidas por assinantes, fornecerá os dados de registro e geolocalização para as autoridades brasileiras.
A empresa garante bloquear o sinal da Internet usado em atividades criminosas, que inclui mineração. Além disso, também reportará às autoridades brasileiras os dados de geolocalização de atividades ilegais e dados de registro desses usuários. Você pode verificar o contrato integralmente Clicando aqui.
A SpaceX é uma empresa de tecnologia aeroespacial, desenvolvida pelo empresário Elon Musk. A empresa tem uma grande constelação de satélites, chamada Starlink, que é responsável por fornecer uma conexão com a Internet com dispositivos em quase qualquer lugar do mundoAssim, Como dentro da floresta fechada da Amazônia.
Leia mais:

Até agora, a medida se aplica aos seguintes estados: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. O acordo não apenas ajuda a combater a mineração ilegal, mas também a invasão e destruição de terras indígenas e outras áreas de conservação.
Além de alcançar lugares duros -de reach, a Internet de satélite também tem mais estabilidade e velocidade do que os serviços convencionais de banda larga. Portanto, a interrupção do sinal de garimpeiros ilegais Isso afeta significativamente a comunicação entre criminosos, dificultando possíveis os crimes ambientais.
O contrato de assinatura para obter a Internet dos satélites Starlink também fornecerá cláusulas que informarão a proibição do uso de banda larga para atos criminosos.
O acordo entre o MPF e a SpaceX tem uma validade prévia de 2 anosmas pode ser renovado mais tarde.