15.6 C
São Paulo
domingo, julho 27, 2025

Nova teoria de tempo 3D pode resolver dilema antigo da física; entenda

TecnologiaNova teoria de tempo 3D pode resolver dilema antigo da física; entenda


O relógio que conhecemos e usamos na vida cotidiana mede o tempo. Mas os segundos, minutos e horas não conseguem explicar tudo no universo. Por exemplo, o tempo de uma ação quântica ou a formação de galáxias inteiras.

Uma nova teoria procura resolver esse dilema da física com um conceito: 3D Time. Segundo o pesquisador responsável, tudo é uma questão de tempo, mas não é tão simples quanto parece. De fato, ele é tridimensional.

Para nós, o relógio e o calendário são suficientes para medir a passagem do tempo. Mas e quanto à física? (Crédito: Nova África/Shutterstock)

O dilema do tempo

Por convenção, a unidade da medida fundamental do tempo é a segunda. Mas existem outras medidas, como minuto, hora, dia, semana, mês, ano … e assim por diante.

Mesmo assim, há uma grande diferença entre descrever o tempo, a passagem dos anos ou o valor de um deslocamento instantâneo de partículas quânticas no universo cósmico. Mesmo do ponto de vista cósmico, o tempo é relativo, dependendo da massa e da aceleração (a fórmula clássica da física).

Conforme explicado o site Alerta de ciênciasIsso ocorre porque os modelos de realidade atuais têm um problema. Relatividade geral e mecânica quântica, por exemplo, explicam o universo com um alto grau de precisão, mas comece a partir de ‘medições de tempo’ (do ponto de vista da física).

Essa imprecisão cria um dilema e dificulta a criação de uma teoria única e universal para explicar o tempo.

Gunther Kletetetschka, o autor do novo estudo 3D Time (Imagem: Universidade do Alasca Fairbanks/Reprodução)

A teoria do tempo 3D

É aí que chega a vez em 3D. Essa idéia não é relativamente nova, mas foi novamente apresentada pelo geofísico Gunther Kletschka, da Universidade do Alasca, em um estudo publicado na revista Relatórios em avanços de ciências físicas.

Ele propõe tempo tridimensional, com algo ainda mais radical: uma reformulação completa dos conceitos básicos que conhecemos. O objetivo é criar um novo conceito que possa explicar tudo sem esses dilemas.

Para isso, Kletetetschka criou uma estrutura matemática que afirma ser a primeira a reproduzir propriedades conhecidas do universo em uma única fórmula. Ao incorporar essas três dimensões do tempo em uma operação que as preserva, isso não as altera conforme o caso, essas dimensões podem explicar tudo – desde o momento do relógio até o surgimento das partículas quânticas.

Isso não muda a natureza do tempo, apenas reconcilia suas três dimensões em uma única fórmula.

Relação entre as três dimensões do tempo (Imagem: Relatórios em Avanços de Ciências Físicas/Reprodução)

O que é diferente na nova teoria do tempo 3D?

  • Kletetetschka diz que as primeiras propostas do tempo 3D foram principalmente construções matemáticas, sem conexões experimentais concretas;
  • No caso do novo trabalho, ele transforma o conceito em uma teoria testada fisicamente com “vários canais de verificação independentes”;
  • Ou seja, além da fórmula sozinha, ele pode aplicá -lo a eventos concretos. Por exemplo, o pesquisador foi capaz de reproduzir com precisão as massas conhecidas de várias partículas, como elétrons e neutrinos;
  • A esperança é que, sendo testável e aplicável, a nova teoria do tempo 3D receba mais apoio da comunidade física.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Earn passive money with an ai blog.