A China está secretamente construindo uma nova fortaleza militar enorme dez vezes maior que o Pentágono.
A “cidade militar de Pequim” está equipada com um bunker do dia do juízo final para a Segunda Guerra Mundial e pode servir como um centro de comando de guerra, de acordo com a inteligência dos EUA.
O Pentágono é famoso pelo maior prédio de escritórios do mundo – mas será diminuído pela nova instalação, com mais de 4 km de diâmetro.
Ocupa um local amplo a cerca de 32 quilômetros a sudoeste da capital Pequim.
Não há presença militar visível em torno do complexo, mas os funcionários de inteligência dos EUA acreditam que ele foi projetado para desempenhar um papel fundamental em China‘s futuro empreendimentos militares.
Xi Jinping está construindo rapidamente um nuclear Arsenal que, em uma década, poderia rivalizar com o dos EUA.
Com o armamento nuclear vem a necessidade de proteção mais robusta contra armas nucleares de outras nações – daí o bunker sob a fortaleza.
A construção do complexo foi relatada pela primeira vez pelo Financial Times, com imagens de satélite mostrando seu desenvolvimento.
Em fevereiro de 2022, o local estava cheio de edifícios residenciais e grandes áreas de terra aberta em uma área ao norte do reservatório de Chonqing.
Um ano depois, pode -se ver que o site havia sido amplamente liberado em preparação para um projeto de construção maciço – que parecia começar em meados de 2024.
Em junho daquele ano, o local havia sido completamente revisado com um novo sistema de túneis e estradas vizinhas.
Segundo o governo chinês, a nova instalação não existe.
Não há menção oficial ao projeto de construção, e a embaixada chinesa não reivindica conhecimento disso.
Mas as restrições estanques ao redor do site sugerem o contrário.
O acesso é estritamente proibido e todos os drones e câmeras são proibidos.
As trilhas para caminhadas próximas ao local também foram apagadas para evitar olhos indiscretos.
Um ex -funcionário sênior de inteligência dos EUA disse ao FT que o novo centro de comando poderia substituir a sede militar existente da China namorando da Guerra Fria.
A fonte disse: “O tamanho, a escala e as características parcialmente enterradas da nova instalação sugerem que ela substituirá o complexo Western Hills como a instalação de comando de tempos primários”.
Renny Babiarz, ex-analista de imagens da Agência Nacional de Inteligência Geoespacial, disse ao jornal que imagens de satélite pareciam mostrar cerca de 100 guindastes trabalhando fora no local.
Com túneis e espaços subterrâneos profundos reforçados em concreto, um pesquisador da China disse ao FT que o complexo tinha “todas as características de uma instalação militar sensível”.
Eles disseram: “Quase 10 vezes maior que o Pentágono, é adequado para as ambições de Xi Jinping superar os EUA.
“Esta fortaleza serve apenas a um propósito, que é atuar como um bunker do dia do juízo final para os militares cada vez mais sofisticados e capazes da China”.
A nova base sugere que a China tem ambições militares crescentes e se alinha com o objetivo do Exército de Libertação do Povo Chinês de reformar os militares até 2027.