19.1 C
São Paulo
terça-feira, novembro 4, 2025

Bancos terão que avisar clientes antes de débito automático

A Federação Brasileira de Bancos (Febbraban)...

Operação policial mira ex-gerente do Banco do Brasil

A Polícia Civil de São Paulo...

Bancos avisarão clientes sobre débitos automáticos

A partir de agora, os clientes...

Projeto contra adultização nas redes é aprovado pela Câmara

TecnologiaProjeto contra adultização nas redes é aprovado pela Câmara


O artigo foi colocado na agenda e aprovado por urgência na terça-feira (19) após queixas da chamada adultização de crianças e adolescentes

A votação na Câmara ocorreu na quarta -feira (20) (Imagem: Rafastockbr/Shutterstock)

Compartilhe este artigo

Na noite de quarta -feira (20), a Câmara dos Deputados aprovado o Bill (PL) 2628/22que lida com a proteção de crianças e adolescentes na internet. A votação foi simbólicocom apoio de Governo e oposição – o último, antes, foi contra o projeto.

Agora, a proposta deve ser votada no Senado, com o texto se tornando um real um ano após sanção presidencial.

O artigo foi interrompido na casa desde 2024mas foi colocado na agenda e aprovado em urgência Na terça -feira (19) depois denúncias da chamada adultização de crianças e adolescentes em redes sociais (Leia mais abaixo sobre o tópico).

Câmara dos Representantes durante uma votação
A votação era simbólica; A oposição mudou de lado e aprovou o PL (Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/AgÊncia Brasil)

Como foi o voto

O texto principal foi aprovado inalterado pelo relator, o vice Jadyel Alencar (republicanos/pi), que fez apenas alguns Ajustes de escrita.

Ao seguir as plataformas para remover o conteúdo após ser notificado, mas sem precisar de ordem judicial, Alencar mudou Quem pode enviar reclamações. Anteriormente, só era solicitado que a notificação não anônimo.

Isso foi feito para que a oposição Diminuir sua resistência para o projeto. Com isso, a lista de denunciantes diminuiu. Somente as próprias vítimas, guardiões legais, o promotor (MP) e as entidades para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes podem emitir uma queixa.

No final do ritual, o deputado incluiu um trecho que permite o Bloco da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conteúdo considerado ofensivo.

Leia mais:

Criança com um smartphone na mão
PL cria regulamentos para proteger crianças e adolescentes em redes (Imagem: Audiznam260921/Shutterstock)

O que o projeto diz que quer proteger os jovens na internet

  • O PL 2628/22 traz obrigações para os fornecedores e garante controle de acesso aos pais e responsáveis;
  • O documento foi apelidado ECA digitalaludindo ao estatuto da criança e adolescente (ECA);
  • O texto deseja que as plataformas digitais tomem medidas “razoáveis” Para prevenção de riscos para crianças e adolescentes acessar conteúdo ilegal ou inadequado para determinadas faixas etárias;
  • O artigo veio na câmara nesta semana;
  • Isso aconteceu depois do influenciador Felipe Bressanim Pereiraconhecido como Felcadenuncie a chamada adultização de crianças e adolescentes em perfis em redes sociais (situação em que os jovens são colocados em situações inadequadas para suas idades para fins de engajamento e monetização);
  • Após a denúncia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva Ele também acusou os deputados, senadores e ministros de uma urgência em relação aos projetos que envolvem plataformas digitais, incluindo o que os regulamenta;
  • PL contra adultização é de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB/SE) E tem o apoio de organizações da sociedade civil que lutam pela proteção de crianças e adolescentes no Brasil.

O texto estabelece Regras de proteção para crianças e adolescentes no ambiente digital, culpa as plataformas e prevê o remoção de conteúdo criminal mesmo sem decisão judicial.

Felca segurando o celular com a imagem adolescente
O sujeito veio à luz após o influenciador Felca denunciar a adultização de crianças e adolescentes (Imagem: Reprodução/YouTube)

Se as plataformas não cumprirem os solicitados, eles sofrerão desde Aviso e bom o proibição de realizar suas atividades no Brasil.

Rodrigo Mozelli

Rodrigo Mozelli é um jornalista se formou na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e atualmente é escritor da aparência digital.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Het is daarom essentieel om je schoorsteen regelmatig te laten reinigen en inspecteren. Rezervirajte svoj aerodromski ili vip prijevoz već danas !. Vad du bör veta innan du tar cobra 120 mg preparatet.