Pela repórter sênior do sol, Emma Parry, que está relatando o assassinato de Tupac nos últimos 10 anos
Os fãs de Tupac estão esperando por justiça pelo rapper icônico há quase 28 anos.
Finalmente, em setembro de 2023, parecia haver progresso com a prisão de Duane “Keefe D” Davis – um ex -gangster de Crip Southside de Compton, LA – que estava dizendo ao mundo há anos que ele e seus colegas “soldados de gangues” foram responsáveis pelo sucesso.
Eu tenho relatado o caso há vários anos e sempre parecia bastante cortado e seco … Keefe passou a década passada ganhando notoriedade ao se gabar de seu suposto envolvimento no tiroteio – agora ele estava finalmente conseguindo o que merece. Mas, apesar de Keefe dirigir a boca por anos, agora acredito que um veredicto de culpa no julgamento de novembro está longe de ser garantido.
Keefe descreve em grande detalhe em suas memórias da lenda da rua Compton, o que aconteceu na noite em que o PAC foi filmado, extratos dos quais o Sol dos EUA publicou.
Ele afirmou que recebeu um milhão de dólares pelo rapper Diddy para “lidar” com Tupac e Suge Knight e quando ele e seus gângsteres de Crip se depararam com o par dirigindo perto da faixa em Las Vegas em 7 de setembro de 1996, Keefe alegou que passou a arma para seu sobrinho Orlando “Baby Lane” Anderson quem deu o tiro. Keefe disse que se Pac estivesse do seu lado: “Eu teria explosão”.
Keefe repetiu as reivindicações várias vezes ao longo dos anos, em canais do YouTube, documentários e até mesmo em confissões gravadas à polícia, quando acreditava que não poderia ser processado. Em uma confissão para a polícia de Los Angeles, Keefe parecia completamente sem remorso, dizendo aos detetives: “Não damos Af ** k … a ambulância [for Tupac] estava estacionado aqui ao nosso lado. Isso era tão engraçado quanto um filho da puta.
O Sol publica histórias sobre o envolvimento auto -confessado de Keefe no crime Desde 2018.
Eu enviei muitos links para suas confissões ao Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, perguntando a eles por que esse homem ainda não havia sido preso. Eles me agradeceram pela informação, mas diziam que não podiam comentar porque o caso ainda estava ativo. Do lado de fora, parecia que nenhuma ação estava sendo tomada.
Conversamos com ex -detetives envolvidos no caso e fabricantes de documentários que se sentiram totalmente frustrados com o falta de progresso no caso. Nós até publicou um apelo Do ex -detetive da polícia de Los Angeles Greg Kading, que havia investigado os assassinatos, pedindo aos policiais de Las Vegas que prendam Keefe, em 2020.
Durante anos, o caso parecia ter sido esquecido e ignorado, para ficar para sempre sem solução.
Mas, finalmente, no verão de 2023, recebemos notícias de nossas fontes de que houve um enorme desenvolvimento no caso. Um grande júri secreto deveria ser considerado se Keefe deveria ou não ser indiciado. Eu estava duvidoso no começo, mas na mesma época uma casa em Henderson, Nevada, ligada a Keefe, estava invadido em julho, como parte da investigação da TUPAC.
As coisas estavam esquentando.
Mais tarde naquele verão, a portas fechadas, os jurados ouviram horas de testemunho de ex -policiais, detetives e legistas envolvidos no caso Tupac e bandidos e associados de Keefe e Pacs de volta do dia. Eles foram mostrados fotos gráficas do corpo de balas de Tupac. Após dias de evidência, eles decidiram que havia evidências suficientes para processar Keefe.
Depois que os documentos secretos foram divulgados, derramei as transcrições. Embora interessantes, muitas das testemunhas estavam contando histórias que ouviram em segunda mão. Nenhuma das testemunhas de acusação teve uma olhada clara de quem atirou em Pac. Uma testemunha Devonta Lee afirmou que outro gangster chamado Big Dre levou o tiro – não Orlando. Talvez as coisas não tenham sido tão claras quanto eu pensava pela primeira vez.
Keefe foi preso em 30 de setembro de 2023 em sua casa. As filmagens do corpo que obtivemos da cena mostraram Keefe se gabando dos policiais, mesmo quando ele foi algemado na parte de trás de um carro da polícia – dizendo aos policiais que ele estava envolvido no “maior caso da história de Las Vegas”.
Após as múltiplas aparições de Keefe no tribunal, ele parece ter perdido muito dessa bravata e agora corta uma figura triste e solitária.
Sofrendo de vários problemas de saúde como resultado do câncer, ele está lutando para lidar com as brutalidades da prisão perpétua e não pode receber dinheiro suficiente para pagar sua fiança. Ele sente alguns de seus antigos associados de Crip Southside – homens que ele entregou a maço de dinheiro em seus dias de glória, acabaram de abandoná -lo.
Keefe agora está desesperado para sair da prisão, e sua defesa está apoiada em sua alegação de que ele completamente inventou seu envolvimento no assassinato de Tupac por fama e dinheiro. Ele viu outras pessoas lucrando com o assassinato, então ele pensou que também. Ele acha que suas confissões à polícia eram todas mentiras – ele inventou porque estava sob um acordo e pensou que isso o ajudaria a derrotar suas outras acusações.
E, de acordo com seu advogado Carl Arnold, ele nem estava em Las Vegas na noite do tiroteio. Arnold permanece convencido de que verá seu cliente a sair livre e sua arma secreta pode ser o ex -chefe dos registros do Death Row.
Como a única outra pessoa ainda viva de qualquer carro, Suge, atualmente na prisão por um golpe fatal, seria uma testemunha importante. Suge é a única pessoa ainda viva que sabe o que aconteceu – ele viu o atirador. Enquanto ele disse que não testemunhará no julgamento de novembro, Suge reivindicou em uma entrevista da TMZ da prisão que Orlando não era o atirador, o que novamente joga em dúvida a versão dos eventos de Keefe.
Keefe e seu advogado esperam que eles possam mudar de idéia e convencê -lo a testemunhar a defesa. E Suge mantém o poder de separar o caso da promotoria.
E se Keefe caminhar livre, haverá justiça para o PAC?