A SERASA anunciou nesta semana a extensão do esforço conjunto de negociação de dívidas de emergência até 11 de julho de 2025, expandindo o prazo para os brasileiros inadimplentes para regularizar suas dívidas com condições acessíveis. A iniciativa, iniciada em junho, está focada especialmente nos consumidores com o CPF negativo e oferece propostas de quitação de R $ 50, em parceria com 40 dos principais bancos e bancos financeiros do país.
Com a alta demanda e os resultados já expressivos, a SERASA decidiu estender o prazo da ação e, além disso, fornecer um novo canal de serviço digital, facilitando ainda mais o acesso a negociações.
Leia mais:
Informações essenciais para aqueles que optaram pelo FGTS-Annivisan
Cenário padrão se preocupa

Quase metade dos brasileiros adultos tem o nome sujo
Atualmente, o Brasil está passando por um cenário preocupante em relação à inadimplência. De acordo com dados atualizados do mapa de negociação de inadimplência e dívida do Seasa77 milhões de brasileiros têm o CPF negativo, representando 47,3% da população adulta. A dívida média por consumidor de inadimplência é de cerca de R $ 6.036,94, equivalente a aproximadamente quatro salários mínimos.
Entre as principais origens dessas dívidas, os destaques estão:
- Bancos e cartões de crédito (27,8%)
- Contas básicas, como energia, água e gás (20%)
- Financeiro e Crédito (19%)
Com o aumento do custo de vida, a inflação persistente e o desemprego ainda em altos níveis, muitas famílias brasileiras enfrentam dificuldades em manter as contas atualizadas.
Resultados positivos conduzem a extensão
R $ 67 milhões em descontos apenas no estado de São Paulo
Desde o início da campanha, a força -tarefa já moveu R $ 67 milhões em descontos apenas no estado de São Paulo, refletindo o interesse da população em aproveitar as condições facilitadas a renegociar dívidas.
Além disso, eles foram identificados:
- 169.708 consumidores com dívidas que têm propostas de até R $ 100
- 837.389 Ofertas dentro deste intervalo de negociação
- 353.990 Ofertas disponíveis com valores até R $ 50
Esses números reforçam o potencial da ação de contribuir significativamente para a redução da inadimplência no país, permitindo acordos dentro da realidade financeira de milhões de brasileiros.
Como participar do esforço de emergência
Canais disponíveis para negociação
Para participar da campanha, os consumidores podem negociar suas dívidas 100% online ou face -to -face. Veja as opções:
1. Aplicação seasa
Disponível para Android e iOS, o aplicativo permite consultar dívidas gratuitamente, cheque ofertas de negociação e simular parcelas.
2. Site oficial (www.serasa.com.br)
Basta ir ao portal, fazer login com CPF e senha e visualizar todas as condições disponíveis com os credores participantes.
3. Whatsapp de seasa
O serviço via WhatsApp também está ativo. O número oficial é (11) 99575-2096, com apoio guiado e verificação de ofertas.
4. Pós -agências
Para aqueles que preferem cuidados físicos, as agências de correios ainda são uma opção. É necessário trazer documento fotográfico e CPF.
Todas as plataformas oferecem Acesso seguroe acordos podem ser pagos em dinheiro ou em parcelas, com slips ou pix, dependendo do credor.
Oportunidade de sair do vermelho

Ofertas que se encaixam no seu bolso
A grande vantagem do esforço conjunto está em propostas com valores acessíveis, que começam a partir de R $ 50. A iniciativa inclui dívidas antigas e recentes, de instituições financeiras, empresas de telefonia, empresas de serviço público e comércio de varejo.
Além do desconto na dívida, os consumidores que pagam os valores negociados têm o Nome limpo em cinco dias úteisDe acordo com o compromisso de Serraa com os credores. Com o nome fora dos registros padrão, é possível recuperar o crédito na praça e retomar o planejamento financeiro.
A educação financeira também é um foco
O SERASA oferece conteúdo de suporte ao consumidor
Além das negociações, Serraa também investe em Educação Financeira Durante o período da força -tarefa. A plataforma oferece vídeos, folhetos e artigos explicativos para orientar os consumidores a manter uma vida financeira mais equilibrada após a liquidação da dívida.
O objetivo é evitar o “efeito de acordeão” assim chamado de endividamento: quando o consumidor limpa o nome, mas reconsidera novamente logo depois. Com uma abordagem educacional, Serraa espera promover um relacionamento mais consciente com o crédito.
Especialistas avaliam a ação como positiva
Medida de emergência com efeitos duradouros
Especialistas em finanças pessoais avaliam que ações como seasa são fundamentais para reintegração financeira da população E mover a economia, especialmente em tempos de crise.
De acordo com o economista Eduardo Araújo, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), “Permitir que as pessoas com dívidas bastante antigas para valores simbólicos tenha um efeito direto na retomada do consumo, a regularização do acesso ao crédito e até o bem-estar emocional dos consumidores”.
No entanto, ele adverte: “A renegociação deve ser acompanhada pelo planejamento. A força -tarefa é um excelente portal, mas o consumidor é ideal para usar essa oportunidade para reorganizar suas finanças e não apenas excluir incêndios”.
Imagem: Krakenimages.com / Shuterstock.com – Edição: Seu crédito digital