13.1 C
São Paulo
domingo, julho 20, 2025

Ibovespa bate recorde de 141 mil pontos com otimismo nos EUA

NotíciasAções do IbovespaIbovespa bate recorde de 141 mil pontos com otimismo nos EUA


O principal índice da bolsa de valores brasileira alcançou, na quinta -feira (3), a marca histórica de 141 mil pontos, refletindo um cenário de forte apetite por risco dos investidores. O movimento segue o otimismo observado nas principais bolsas internacionais, especialmente após a disseminação de dados econômicos positivos nos Estados Unidos.

Com um aumento generalizado entre os ativos, apenas três ações estavam caindo dos 87 listados em Ibovespa por volta das 11h. O desempenho indica a confiança dos agentes de mercado na recuperação econômica global e na posição atraente do Brasil contra outros emergentes.

Leia mais:

Ibovespa sobe com alívio externo e IPCA-15 menos do que o esperado, apesar da queda em IOF

Os investidores acompanham a folha de pagamento nos Estados Unidos

Ibovespa
Imagem: Frolopiaton Palm – Freepik

Um dos principais catalisadores do movimento em Ibovespa foi a publicação do Relatório de Emprego dos EUA da Payroll-A que mostrou uma geração robusta de empregos. O resultado reforça a percepção de que a economia dos Estados Unidos permanece acalorada, removendo os temores de recessão de curto prazo.

Ao mesmo tempo, os dados não pressionaram as expectativas de altas taxas de juros, que contribuíram para o bom desempenho dos ativos de risco, incluindo mercados emergentes como o Brasil.

O fluxo estrangeiro ganha força em B3

Outro fator determinante para o avanço de Ibovespa é o aumento do fluxo de capital estrangeiro para a bolsa brasileira. Com os ativos reais e locais relativamente estáveis ​​negociados em várias atrações, os investidores internacionais aproveitaram o cenário para expandir suas posições.

A apreciação dos papéis brasileiros também é favorecida pelo desempenho positivo das mercadorias e pela percepção de que o país está passando por um momento de menos instabilidade política, o que contribui para um ambiente mais previsível no médio prazo.

Ações que puxam a iBovespa

Entre as ações que lideram o aumento da sessão de negociação de hoje estão grandes empresas vinculadas aos setores de mineração, petróleo, bancos e consumo. Em seguida, veja os destaques:

Vale (Vale3)

A empresa de mineração se beneficia com a apreciação do minério de ferro no mercado internacional, com a demanda chinesa mostrando sinais de recuperação. Isso impulsiona trabalhos e contribui significativamente para o avanço do índice.

Petrobras (Petr4)

A empresa de propriedade do Estado segue o aumento do petróleo no mercado internacional e também reflete a percepção de estabilidade na conduta da política de preços de combustível.

Itaú Unibanco (Itub4)

As ações do setor financeiro se destacam com o aumento do otimismo em relação à atividade econômica. A expectativa é melhorar o crédito e a inadimplência.

O mercado reage à combinação de fatores internos e externos

A combinação de indicadores macroeconômicos favoráveis, crescente fluxo estrangeiro e estabilidade política cria uma base sólida para o desempenho positivo de Ibovespa. Além disso, o cenário doméstico começa a sinalizar avanços nas reformas estruturais e melhorar a confiança da comunidade empresarial.

O avanço do índice também é visto como um reflexo de uma recomposição de portfólios institucionais, com maior exposição a ativos de renda variáveis ​​após meses de cautela devido à política monetária restritiva.

O que os analistas dizem?

Segundo analistas de mercado, o movimento desta semana mostra que os investidores mais uma vez consideraram o Brasil como um investimento alternativo atraente em comparação com outros países emergentes. Isso não se deve apenas aos fundamentos econômicos, mas também à percepção de que os ativos locais ainda são descontados.

“O recorde de quebra de Ibovespa demonstra uma nova fase de confiança. Ainda há espaço para apreciação, especialmente se houver cortes na taxa selera nos próximos meses”, diz um estrategista de renda variável de um corretor de São Paulo.

Próximos desafios para a bolsa brasileira

IBOVESPA BOLSA DE VALORES
Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock

Apesar do cenário positivo atual, o mercado está ciente de alguns pontos de atenção:

  • Decisões de política monetária de Banco Central: Cortes ou manutenção da taxa seleção terão um impacto direto no apetite por risco;
  • Avanço das reformas econômicas: a continuidade de propostas como a reforma tributária pode fortalecer ainda mais o mercado;
  • Cenário externo: Quaisquer mudanças na política monetária dos EUA ou novas tensões geopolíticas podem afetar o fluxo para os mercados emergentes.

Expectativa para os próximos meses

Se o cenário permanecer positivo, o projeto de analistas de que a IBovespa poderá buscar novas máximos, com a possibilidade de alcançar 145.000 pontos no segundo semestre de 2025.

No entanto, o movimento dependerá da manutenção de fundações sólidas, da confiança dos investidores e da estabilidade nos indicadores econômicos – tanto no Brasil quanto no cenário internacional.



Fonte Seu Crédito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Koeksuster or koeksister | mzansi taal.