Os motoristas da China estão sendo levados em volta da curva sobre o que foi apelidado de estrada mais complicada do mundo.
Inaugurado em 2017, o intercâmbio de Huangjuewan em Chongqing, China, se tornou viral, provocando pânico e reverência de indivíduos nas mídias sociais.
O emaranhado de 12 andares de asfalto apresenta 15 rampas, 20 cruzamentos e reviravoltas e voltas suficientes para deixar qualquer um louco.
Um usuário resumiu perfeitamente: “Você pode visitar, mas nunca pode sair”.
Alguns até brincavam que foi o suficiente para fazer com que qualquer sistema de Sat-Nav perdesse a cabeça.
“Meu GPS me disse: vá onde você quer e me deixe em paz!”
Alongando mais de 16,4 km, o labirinto foi originalmente projetado para vincular a cidade de Chongqing ao seu aeroporto e uma grande via expressa.
No entanto, seu layout impressionante o tornou um ponto de discussão global.
Ao visitar China 2019 com A grande turnêicônica cabeça de gasolina Jeremy Clarkson Observou que o sistema rodoviário do país estava “rapidamente se tornando a oitava maravilha do mundo”, e não é difícil entender o porquê.
A China já abriga a famosa ponte de Hong Kong – Zhuhai – Macau, que, com 34 milhas de comprimento, é a mais longa travessia marítima do mundo.
Além disso, de acordo com O padrão de negóciosno final de 2023, a China possui mais de 100.000 milhas de rodovias – mais do que qualquer outro país do mundo.
Uma conquista impressionante, especialmente quando considera que o país não tinha rodovias em 1988.
No entanto, em Chongqing, o intercâmbio de Huangjuewan serve simplesmente como outro marco em uma cidade que se tornou um símbolo de inovação.
O município foi descrito anteriormente como um “Aberração de planejamento e engenharia”.
Artigo são frequentemente conectados uns aos outros usando pontes e até parques na cobertura, com escolas e centros culturais construídos nos níveis superiores da cidade.
Um local disse: “Em Chongqing, o térreo pode estar no 1º, 5º ou 10º andar, dependendo de qual lado você entra.”
Isso pode parecer bizarro, mas há uma boa razão para isso.
A paisagem dramática de Chongqing, composta por colinas íngremes, falésias e vales de profundidade, significa que o nível do solo pode mudar por centenas de metros em um único bloco.
Como resultado, edifícios e estradas são frequentemente construídos de maneiras selvagens e não convencionais.
Com uma população de aproximadamente 32 milhões, a cidade também é o canteiro de obras para o novo “Canal de Suez em terra” – Uma ambiciosa rede ferroviária Overland, projetada para criar uma rota comercial mais eficiente entre a China e a Europa.
O centro ferroviário da cidade desempenha um papel fundamental na iniciativa de cinto e estrada de Xi Jinping (BRI), que já conecta cerca de 60 cidades chinesas a mais de 50 em toda a Europa, forjando uma nova estrada de seda para o século XXI.
E, no entanto, apesar de toda a sua ambição e inovação, talvez sejam os loops estonteantes do intercâmbio de Huangjuewan que melhor capturam o espírito de Chongqing: ousado, caótico e totalmente diferente de qualquer outro lugar da Terra.
Então, da próxima vez que você ficar preso em uma rotatória, fique agradecido por você não estar em Chongqing.