Floyd Mayweather e Mike Tyson estão programados para se reunir em uma luta de exposições aos 107 anos de idade.
O par de lendas do boxe anunciou que seu confronto de levantamento de sobrancelhas foi assinado com um encontro oficial e um local por vir.
É apenas a mais recente luta de espetáculos que gira dinheiro entre dois dos melhores do esporte, passando bem por seus primos.
Os dois homens surgiram em épocas diferentes e tiveram carreiras contrastantes – com a exposição improvável de resolver qualquer tipo de debate mítico sobre quem era melhor.
Mas aqui, o Sunsport divide como a dupla se compara em termos de legado antes de talvez sua luta mais chocante até o momento.
O começo
Antes de Tyson ser adolescente, ele estava impressionando o medo em rivais com rumores de derrubar homens adultos em brigas.
Ele teve uma carreira amadora decente, conquistando medalhas olímpicas e títulos nacionais antes de completar 18 anos.
E dentro de dois anos, ele se tornou o mais jovem campeão mundial dos pesos pesados de todos os tempos, Trevor Berbick em 1986 aos 20 anos de idade.
Enquanto isso, Mayweather veio de uma família de lutadores, seu pai Floyd Sr era um profissional, enquanto seus tios Jeff e Roger ganharam títulos mundiais.
Mas quando Mayweather tinha apenas 16 anos, seu pai foi preso por tráfico de drogas. Ainda assim, ele se classificou para as Olimpíadas de 1996 em Atlanta.
Mayweather foi roubado na semifinal – se estabelecendo em bronze – antes de se tornar profissional no mesmo ano.
Dentro de dois anos e 18 lutas, ele se tornou campeão mundial de super penas.
Anos primeiros
Tyson teve uma ascensão meteórica ao topo do esporte – mas tudo desabou tão rápido.
Quatro anos após o reinado do título, milhões de dólares depois, Tyson ficou atordoado por 42-1, James Buster Douglas, no Japão.
Tyson construiu com quatro vitórias, mas foi preso em 1992 por uma condenação por estupro – cumprindo três de seus seis anos de prisão.
Iron Mike foi lançado em 1995, conquistando o título um ano depois, nocauteando Frank Bruno pela segunda vez.
Mas Tyson nunca foi o mesmo, perdendo duas vezes para Evander Holyfield – mordendo o ouvido em sua revanche de 1997 – antes de ser Ko’d por Lennox Lewis em 2002.
A carreira de Tyson chegou a um final deprimente após duas derrotas para Danny Williams e Kevin McBride.
Ele aproximou uma das carreiras mais tumultuadas do boxe – ou assim pensávamos.
Para Mayweather, é difícil definir quando seus primeiros anos estavam, francamente dominando em todas as etapas de seu mandato.
Ele correu pelas divisões de 126 lb -140lb – mal suando – sob seu lindo apelido de garoto.
Foi depois de subir para o peso médio – passando pelo apelido de dinheiro – quando ele se tornou a maior estrela do Boxing com marquee vence sobre Zab Judah, Ricky Hatton e Shane Mosley.
Ele até se aproximou do peso -médio leve – pesando sob o limite de 154 lb – para vitórias lendárias contra Oscar de La Hoya, Miguel Cotto e Canelo Alvarez.
Mayweather ainda era um intocável nos seus 30 anos, vencendo Manny Pacquiao em 2015 na luta mais lucrativa de £ 500 milhões do Boxing.
Ele se aposentou em 2017, depois de um confronto crossover de dinheiro contra o Conor McGregor do UFC – ganhando mais £ 250 milhões.
Aposentadoria
Tyson se tornou um ícone da cultura pop depois de pendurar as luvas, apresentando filmes como a ressaca e a construção de um império de cannabis.
Mas ele voltou em 2020 para uma exposição com o colega Great Roy Jones Jr – desenhando mais de oito rodadas.
Quatro anos depois, Tyson fez o anúncio de choque de que estava voltando para lutar como profissional pela primeira vez – contra Jake Paul.
E ele foi espancado em novembro passado pelo YouTuber que virou boxer em oito rodadas mais curtas de dois minutos-com 100 milhões Assistindo na Netflix.
Enquanto isso, Mayweather encaixou várias exposições contra o Stars of the Boxing, o MMA e o Social Media World – incluindo o irmão de Paul, Logan.
Seu último foi em agosto de 2024 contra o neto do notório chefe do crime de Nova York, John Gotti – percorrendo a distância sem um vencedor.
Estilos e atributos físicos
A forma Peek-a-Boo de Tyson é uma das mais reconhecíveis na história do boxe-balançando e tecendo em ritmo acelerado.
O Prime Iron Mike tinha velocidade e poder assustadores, encerrando sua carreira com 44 Kos em 50 lutas.
Mayweather – atormentado por mãos quebradiças – foi frequentemente criticado por seu estilo de segurança e espírito de defesa – adotando o rolo do ombro.
Surpreendentemente, você pode contar com um lado quantas vezes o ícone invicto foi atingido e magoado durante sua carreira.
Mas, durante os dias mais jovens de Mayweather, ele era um rápido combinação de knockdowns e Kos à vontade com seu ponto de identificação.
Sua necessidade de proteger suas mãos feridas e recorde invicto – enquanto lutava em peso contra oponentes maiores – levou à sua mudança para um estilo cauteloso.
O que faz a suposta exposição – e outros gostam – então ases são a disparidade em tamanho e peso.
Tyson era um peso pesado de 5 pés e 10 polegadas que pesava mais de 16 pedras em sua pompa, enquanto Mayweather fica a 5 pés e 8 polegadas e no seu melhor por volta do 11º.
Quem tem o melhor legado?
Em termos de fanfarra, poucos podem competir com Tyson, mas em termos de currículos, Mayweather não se chamou de melhor de sempre.
Tyson foi duas vezes campeão de peso pesado, com vitórias decentes contra Berbick, Bruno e um envelhecimento Larry Holmes.
Mas nas grandes ocasiões – contra Holyfield e Lewis – ele ficou aquém.
Seu estilo feroz sempre superou a substância de seu registro de vitórias e campeonatos.
Enquanto isso, Mayweather venceu 16 campeão mundial antes de sua luta final contra McGregor.
Isso incluiu nomes do Hall of Fame como Pacquiao, De La Hoya, Cotto, Mosley e Judá.
Ele também deu peso nessas lutas – geralmente sendo subdimensionado, mas usando suas habilidades para superar o déficit.
Essa é a verdadeira marca de uma libra por libra grande.