Um dos marcos para saber a idade de um país é a data de sua independência. Ou seja, o ponto da qual essa nação não é mais uma colônia de outro país para alcançar sua autonomia política e econômica, além de decidir sobre várias questões internas.
E não apenas isso, a independência de um país é um marco de afirmação social e cultural. Valores, culturas e tradições – anteriormente enterradas pela colonização – podem emergir revelando a história ancestral de um povo de novas perspectivas.
Embora o Brasil seja um centenário, muitos outros países são jovens quando se trata de soberania. Existem, por exemplo, nações que ganharam sua independência há menos de 30 anos. Portanto, muitos curiosos sobre a história e a geografia se perguntam: Quais são os países mais jovens do mundo?
1 – Sudão do Sul
O Sudão do Sul é o país mais jovem do mundo. Localizado na África Oriental, o Sudão do Sul fazia parte do Sudão e foi inicialmente colonizado pelos egípcios. Mas a partir do século XIX, o Egito começou a governar a região com a ajuda da Grã -Bretanha.
O território sudaneso estava livre apenas da influência dos colonizadores no século seguinte. Em 1956, foi assinado um acordo entre o Egito e o Reino Unido para encerrar a ocupação. Mas mesmo antes da partida desses dois países, os conflitos internos já haviam se estabelecido.
Como eles têm raízes étnicas e religiosas muito distintas e vários desacordos políticos, o Sudão foi dividido por uma guerra civil envolvendo os lados norte e sul. Embora a guerra tenha terminado em 2005, a unificação nunca foi um consenso.
Portanto, em 9 de janeiro de 2011, o sul do Sudão recebeu sua emancipação graças a um referendo que consultou a população. Cerca de 98% das pessoas aprovaram o pedido de independência.
2 – Montenegro
O Montenegro é considerado o segundo mais novo país do mundo e o primeiro da Europa. Localizado nos Bálcãs, era uma das repúblicas constituintes que faziam parte da República Socialista da Iugoslávia, de 1945 a 1992.

Mas com a fragmentação da Iugoslávia em 1993, a Sérvia e o Montenegro formaram um único país. No entanto, esse sindicato não durou muito.
A população tem grande semelhança com os sérvios, mas a autonomia política de Montenegro sempre foi desejada por seus cidadãos. A independência Montenegrina também veio através de um referendo, feito em 21 de maio de 2006, quando 55,5% decidiram sobre a separação com a Sérvia.
Leia mais:
3 – Sérvia
A Sérvia emerge como o terceiro país mais jovem do mundo. Ao lado do Montenegro, a Sérvia também se juntou à República Socialista da Iugoslávia ao lado da Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslovênia e Macedônia.

Mas a história da Sérvia mantém um fato interessante, ela declarou duas independências. O primeiro aconteceu em 1878, após o final da guerra russa-turca, quando os russos derrotaram os turcos otomanos. Na época, a Sérvia era um princípio ligado ao Império Otomano.
E a segunda independência ocorreu em 2006, após o pedido de emancipação do Montenegro para deixar a união federativa entre os dois países.
4-Timor-Leste
Timor-Leste é considerado o quarto novo país do mundo e está localizado no sudeste da Ásia, no arquipélago da Malásia. Assim, como o Brasil, Timor-Leste também era uma colônia portuguesa. Os lusitanos chegaram à região em meados do século XVI e mantiveram domínio sob o território até 1975.

Nesse mesmo ano, Timor-Leste é invadido pela Indonésia. O projeto era transformar o território em sua sétima província; O que foi feito no ano seguinte.
Mas em 1999, Timor-Leste conseguiu fazer um referendo em favor da independência. No entanto, mesmo tendo um resultado positivo, ele passou três anos sob a administração das Nações Unidas. Até que, em 20 de maio de 2022, sua independência foi oficialmente declarada.
5 – Palau
Palau é considerado o quinto país mais jovem do mundo. Localizado na região da Micronésia, no Oceano Pacífico, é um arquipélago com mais de 300 ilhas. O território já foi ocupado por vários países como Espanha, Alemanha e Japão e também os Estados Unidos.

Palau tornou -se oficialmente independente em 1º de outubro de 1994, quando um pacto de associação livre com os Estados Unidos foi assinado. Esse pacto garante Palau que ele mantém sua soberania política, mas ter americanos como responsável pela defesa e segurança nacional.
Uma curiosidade sobre Palau é ser um dos países com o menor número de habitantes do mundo. Atualmente, existem cerca de 17.000 pessoas morando lá.