As vendas de zero km subiram 4,8% no período. Os dados foram divulgados na quinta -feira (3) pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Motorizados (Fenabrave). Carros no pátio da montadora em São José dos Campos, no interior de São Paulo Paulo Whitaker/Reuters brasileiros compraram 1.198.805 novos veículos no primeiro semestre de 2025. Os dados foram divulgados na quinta -feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Motor (Fenabrave). O número inclui carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. O G1 conta as motocicletas separadas e desconsidera implementos rodoviários. Houve uma ligeira alta de 4,82% no mesmo período de 2024, quando 1,1 milhão de novos veículos estavam inchados. O número representa um crescimento de 20,09% em comparação com 2023, quando 998.270 novos veículos estavam inchados. “Mesmo com uma alta taxa de juros, os carros estão crescendo e isso também afeta, todos os setores. O mercado ainda tem demanda, mesmo com uma pequena desaceleração”, diz Marcelo Ciardi Franciulli, diretora executiva da Fenabrave. Mesmo otimista, o executivo ressalta que “o interesse em 15% limita o apetite de compra e investimento”. Veja abaixo os resultados por segmento. Automóveis 878.604 placas durante a primeira metade de 2025, um aumento de 3,52% em relação a 2024. 159.128 em junho, uma queda de 5,02% em relação a maio; Comparado a junho de 2024, houve uma queda de 2,84% (163.786 unidades) plantas comerciais leves 252.665 durante o primeiro semestre de 2025, um aumento de 10,74% em relação a 2024. 43.036 em junho, uma queda de 8,08% em relação a maio; Comparado a junho de 2024, houve um aumento de 11,32% (38.658 unidades) caminhões e ônibus 67.536 placas durante a primeira metade de 2025, um aumento de 1,16% em relação a 2024. 10.733 em junho, uma queda de 5,03% em maio; Comparado a junho de 2024, houve uma queda de 9,14% (11.813 unidades) juntas reunindo carros e comerciais leves, os principais segmentos nas vendas, o aumento foi de 5,05% na primeira metade de 2024. As projeções para 2025 fenabrave é um crescimento menor para 2025, marcado por 5%. Atingindo um total de 2.765.906 veículos vendidos. Automóveis e comerciais leves: alta de 5% (de 2.484.740 a 2.608.977); Caminhões: redução de 7% (de 127.593 para 113.552); Ônibus: alto 6% (de 27.675 a 29.336). A redução no crescimento esperado para 2025 está ligado a preocupações sobre cenários internacionais e nacionais, bem como a queda na venda de caminhões. Franciulli acredita que a economia gerada pelo conjunto de padrões de controle de motores a diesel com o Euro 6 fez a renovação da frota levar mais tempo para acontecer. De acordo com o economista Tereza Fernandez, responsável por projetar o cenário macroeconômico da Fenabrave, o governo de Donald Trump como presidente dos EUA é o maior ponto de apreensão. “Até agora, as incertezas que as taxas de Donald Trump serão aplicadas de maneira eficaz. Já está perturbando o mercado internacional e causará uma diminuição no comércio internacional”, disse Tereza Fernandez *. Novos chutes da Nissan: Saiba o que é bom e ruim no lançamento
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