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domingo, setembro 7, 2025

BYD ultrapassa a Honda e se torna a 7ª marca que mais vende carro zero km no Brasil

EconomiaBYD ultrapassa a Honda e se torna a 7ª marca que mais vende carro zero km no Brasil




Byd Dolphin Mini (à esquerda) e Honda HR-V (DIR) são os carros mais vendidos de cada marca G1 para Byd excederam a Honda no ranking de marcas mais vendidas do Brasil em 2025, tomando a sétima posição na lista acumulada de emoções da Federação Nacional de Distribuição do Motor (Fenabrave). Entre janeiro e agosto de 2025, o BYD estabeleceu 66.419 veículos, em comparação com 65.589 unidades da Honda. Clique aqui para acompanhar o canal do carro G1 no WhatsApp, veja abaixo as 10 marcas que venderam os carros mais zero até agosto. Volkswagen: 223.996 veículos; Fiat: 196.551 veículos; Chevrolet: 133.597 veículos; Hyundai: 117.284 veículos; Toyota: 89.825 veículos; Jipe: 74.543 veículos; BYD: 66.419 veículos; Honda: 65.589 veículos; Renault: 60.713 veículos; Nissan: 44.571 veículos. Na comparação mensal, Byd superou a Honda em abril, maio, julho e agosto, com a maior diferença nos últimos dois meses. Em 2024, a marca chinesa fechou o ano em décimo lugar com 76.402 veículos. A Honda terminou em oitavo, com 91.450 unidades, seguida pelo Nissan, com 78.172 placas. Leia mais Fiat Strada é o mais vendido, mas a VW Polo aumenta a liderança; Veja a lista de leilões de veículos depran-sp ter um Honda Civic mais barato do que o iPhone Hiace: a Toyota traz ‘Hilux’ para o mercado brasileiro, a partir de US $ 364.990, o alto inventário explica o BYD para o crescimento de Byd é o principal responsável pela avalanche de carros chineses importados que foram aterrados no Brasil no Brasil nos últimos anos. “O poder de fogo chinês não se restringe ao Brasil, mas se estende a toda a América Latina. Com o nível de inventários que eles estão formando, não duvido que logo eles também excedam o Jeep”, diz Paulo Garbossa, especialista em mercado automotivo e diretor da ADK Automotive. Milad Kalume Neto, consultor independente do setor automotivo, ressalta que as ações trazidas pela BYD em seus navios são um dos elementos que apóiam a competitividade da marca. “A BYD tinha muitos carros em estoque até recentemente. Para reduzir esse volume, reduziu os preços e lançou campanhas agressivas em várias frentes. A soma desses fatores o torna competitivo”, diz o consultor. “A Honda é uma marca forte e deve recuperar o espaço em breve. Byd pode permanecer entre os 10 mais vendidos e pode até chegar aos 5 primeiros, mas apenas a longo prazo”, diz Milad. O volume de veículos de inventário chinês chamou a atenção, mesmo da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Motorizados (ANFAVEA). Em julho, o presidente da associação, Igor Calvet, enfatizou que as ações das montadoras chinesas atingiram 111.000 veículos no Brasil. “Estamos acompanhando esse inventário mensalmente. Ele move o mercado e, ao mover o mercado, é uma variável importante considerarmos em nossas defesas do setor localizadas no país”, disse Calvet. A preocupação da entidade decorre do grande volume de veículos parados. Segundo Paulo, “com ações altas, é possível controlar a oferta e as promoções”. Os híbridos da Honda custam 40% a mais que o BYD no mercado híbrido, a BYD vendeu 18 vezes mais que a Honda em 2025. Entre janeiro e agosto, a Honda foram 1.774 veículos, enquanto o rival chinês registrou 31.953 unidades. Confira os modelos de marca que funcionam com combustível e bateria: BYD Shark: US $ 379.800 BYD KING: De US $ 169.990 BYD Song Plus: US $ 249.990 BYD Song Plus Premium: $ 299.800 Byd Song Pro: de US $ 189.990 Já em Honda, que possui apenas modelos hibrides, são: Honds Civic Civic Híbrido: US $ 332.400 Hybrid da Honda CR-V: US $ 352.900 com esses números, é evidente que o híbrido mais acessível da Honda, o Hybrid Avançado Civic, custa quase 40% mais que o modelo eletrificado mais barato do BYD, o Song Pro. São veículos diferentes, destinados a diferentes públicos: o Civic é um sedan consolidado no Brasil, enquanto o Song Pro é um SUV urbano. No entanto, o modelo BYD traz tecnologia mais avançada, capaz de executar até 39 km apenas no modo elétrico – um recurso ausente no carro da Honda. A Honda e a BYD têm uma fábrica no Brasil Honda opera no Brasil desde 1971, inicialmente com motocicletas. Os carros começaram a ser importados em 1992. Em 1997, o Civic foi produzido nacionalmente na fábrica de Sumaré (SP), mas desde 2022 a unidade foi dedicada apenas à fabricação de motores e outros componentes. Nesta unidade, sairá do primeiro motor híbrido Flex da Honda, desenvolvido com o apoio de um investimento de US $ 4,2 bilhões. Entre os modelos vendidos pela Honda, apenas o HR-V e as duas versões da cidade são fabricadas no Brasil, na unidade Itirapina (SP). Os outros veículos do portfólio Civic, Accord, ZR-V e CR-V-V-são importados. A BYD, por sua vez, vende apenas veículos elétricos ou híbridos e mantém uma fábrica em Camaçari (BA), onde são produzidos modelos Dolphin Mini, Song Pro e King. A montadora chinesa também anunciou o desenvolvimento de um motor híbrido Flex, que será incorporado ao Song Pro. Byd Seal Hybrid: o carro que até 29 km/l



g1

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