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domingo, agosto 10, 2025

Conheça os farejadores profissionais pagos para criar aromas do dia a dia (e não são perfumes)

EconomiaConheça os farejadores profissionais pagos para criar aromas do dia a dia (e não são perfumes)




O perfumista júnior Shangyun Lyu cheira a uma faixa olfativa usada para avaliar as fragrâncias na empresa Symrise Michael Matthey / AFP nos laboratórios gigantes alemães de fragrâncias e sabores simplificados, um aroma cítrico impregnam os estagiários – as “narizes” que estão aprendendo a arte de fazer as coisas. Esses heróis ocupados do mundo dos cheiros e aromas moldam a conexão que milhões de consumidores têm com os itens do cotidiano. Enquanto em marcas de perfume de luxo artistas olfativos criam fragrâncias para sprays sofisticados, os especialistas em aromas trabalham em produtos do cotidiano que variam de creme dental com sabor de hortelã a lanches de churrasco. O cheiro, um significado poderoso que pode desencadear emoções e memórias, e o aroma geralmente determina qual comida ou bebida, produto de limpeza ou higiene pessoal acaba no carrinho de compras. Na sede da Symrise, em Holzminden, uma cidade tranquila ao sul de Hanover, a escola de perfumaria interna da empresa sempre começa da mesma maneira: cheirar aromas de dezenas de pequenos frascos enquanto estava com os olhos vendados. “É como ajustar um instrumento musical antes de tocar”, disse Alicia de Benito Cassado, uma profissional espanhola de 32 anos. A mudança de carreira para o desenvolvimento de aromas foi um passo natural: ela fez seus próprios perfumes na adolescência para combinar com a poesia e a música que ela escreveu. “Para mim, nem tudo precisa cheirar bem”, disse ela. “O horror do olfato também nos ajuda a nos encontrar.” Mas os clientes comerciais exigem algo diferente, acrescentou Benito Cassado. “No final, precisamos criar aromas fortes, bonitos, poderosos – e acessíveis”. Cerca de 500 perfumistas trabalham na indústria em todo o mundo, Michael Matthey / AFP Nares, sendo um “nariz”, é um trabalho completo e envolve um programa de treinamento de três anos. O cheiro de um amaciador de roupas pode consistir em 80 compostos, muito mais que um perfume corporal premium, e os melhores sniffeys podem identificar mais de 1.000 odores diferentes até vendados. Shangyun Lyu, 31, veio da China para estudar na escola e diz que um sniffer profissional pode conhecer cerca de 500 aromas. Conhecer os odores em seus componentes químicos é fundamental. “Quando criança, eu só senti Jasmine ou Gardenia como flores”, disse ele. “Agora reconheço os produtos químicos: é uma mistura de muitos elementos”. Os alunos pesam os ingredientes do miligrama, misturam, cheiram e começam de novo, replicando frequentemente odores existentes para entender sua estrutura e, a partir daí, inovar. “Quando desenvolvemos um perfume, é muito importante que várias pessoas cheiram”, disse Marc Vom Ende, mestre e chefe da escola. “Cada um de nós percebe o cheiro de maneira diferente.” Os pifgers identificam centenas de aromas diariamente Michael Matthey / AFP ‘O nariz tem a palavra final’ cheiros agradáveis não podem ser criados a qualquer custo, e as regras do jogo mudam com o tempo. Lilial, um produto químico previamente valorizado por suas notas florais e de veloz, tem sido proibido na União Europeia desde 2022 por temores de que isso possa causar irritação na pele e prejudicar o sistema reprodutivo. As fragrâncias aplicadas diretamente ao corpo têm regulamentos rígidos que os detergentes, disse Attiya Setai, estagiário sul-africano de 27 anos. “Estamos mais restritos a matérias -primas e devemos substituir os ingredientes proibidos por outros que estão de acordo”, afirmou. Os gostos também variam nos mercados globais, com Shangyun citando o exemplo de xampus chineses que são bem -sucedidos com o público jovem na China, mas teriam dificuldades na Europa. “Algo considerado desatualizado em um país pode ser novo em outro”, explicou. O custo também faz parte da equação. Symrise extrai compostos aromáticos da Madeira Resina, um subproduto da indústria radicular, em uma iniciativa “que faz sentido econômico e ambiental”, disse Vom Ende. Ser um nariz é difícil cerca de 500 perfumistas trabalham no setor, 80 deles na Symrise, que possuem 13.000 funcionários. A empresa vende cerca de 30.000 produtos a clientes que variam de confeiteiros a fabricantes de alimentos para animais e filtros solares. Os concorrentes da Symrise incluem o DSM-Firmenich, com sede na Suíça e na Holanda, além de Givaudan, outra empresa suíça. A inteligência artificial ganhou espaço, com programas de computador prevendo quais fragrâncias terão sucesso. Ainda assim, as máquinas não podem – pelo menos ainda não – cheirar, mesmo que possam entender que isso fala e lê textos. “Somos apoiados pela IA, mas nosso nariz tem a palavra final”, conclui o VOM Ende. ‘Pacote do pequeno pé’: entenda o fetiche por pés



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