A Adobe Stock Sports Pneus Os pneus são classificados por vários critérios, como altura, largura e diâmetro da roda em que são instalados. Em geral, é recomendável seguir as especificações originais da sua motocicleta, embora isso nem sempre seja viável. Os especialistas ouvidos pelo G1 alertam que a troca de especificações pode ser um problema. Asse o aplicativo G1 para ver notícias reais e gratuitas “Na motocicleta, a troca de números é mais cuidadosa do que nos carros. Você pode aumentar a largura em um máximo de 10. Se vier 100, vá para 110, por exemplo. Se você deseja alterar a borda da motocicleta, é importante pensar duas vezes. Isso pode alterar a maneira como o velocímetro conta a velocidade do veículo, gerando multas sem o cavaleiro sabe que está acima do limite da estrada – quando o velocímetro aponta 60 km/h, mas a motocicleta viaja perto de 70 km/h. Veja abaixo mais dicas para escolher corretamente o seu pneu de motocicleta: Qual é o pneu certo para sua motocicleta? O manual da motocicleta traz respostas Saiba como ler os números dos pneus Se o pneu tiver câmera, mantenha -o e não funcione sem Lote de pneus Como fazer com que o pneu durasse mais Os pneus usados cuidam de Leia mais Lista: Veja 16 Festival Festival de Interlagos que deve mover o mercado em 2025 mulheres em duas rodas: Número de Motorclists SkinGos. Veja histórias da cidade, trilha ou crossover? O vídeo mostra a diferença entre eles Qual é o pneu certo para sua motocicleta? O uso é o primeiro fator a considerar no momento da compra, pois cada terra requer um modelo específico. Um pneu liso é ideal para aqueles que não deixam o asfalto. Existem pneus off-road, com maior aderência, mais pesada e robusta, feitos para terras irregulares. “Se você compra um pneu misto porque acha bonito, mas está apenas na estrada, ele gastará mais rápido”, diz Rodrigo Marins Costa Alonso, diretor nacional de vendas e marketing da Dunlop no Brasil. Além de melhor desempenho para cada terreno, o uso do tipo errado pode trazer problemas. Um pneu off-road pode aumentar o consumo de combustível e bloqueios extras usados para aumentar a aderência da Terra se desgastarão mais rapidamente no pavimento áspero de estradas, rodovias e ruas. Vários tipos de pneus da mesma divulgação do fabricante/Pirelli em motocicletas cada vez maiores, como nuas e superportistas, a preocupação é maior. Alonso, de Dunlop, ressalta que o piso é feito para aumentar a aderência da motocicleta. Ao mesmo tempo, o pneu desses modelos focado no desempenho é mais “suave” para colaborar com o maior atrito. Isso permite que as curvas sejam mais rápidas, mas aumenta o consumo de combustível nas linhas ou na rua. Se você circular em mais de um tipo de piso, há um pneu que se adapta a vários cenários, chamados de “misto”. Idealmente, o tipo de pneu também deve corresponder ao tipo de motocicleta, mas você pode fazer algumas adaptações. Mas é essencial manter intactas as características básicas, como a largura dos pneus ou a borda da roda para uma pilotagem mais segura. “Em cidades com pouca pavimentação, é comum a equipe comprar CG e trocar o pneu para uma estrada fora de estrada. Está errado? Sim, mas é isso que eles têm. Eles não comprarão uma motocicleta de trilha apenas para isso”, diz Marco Luis Orlando, da DPASCHOAL. Volte ao começo. Manual O manual de motocicletas traz respostas de acordo com especialistas, é importante consultar o manual de motocicleta para verificar as especificações dos pneus recomendados pelo fabricante. Lá, o piloto encontra medidas importantes, como a largura dos pneus e o tamanho da roda, para encontrar o modelo correto no momento da compra. É comum que os pilotos atendam ao número do pneu já instalado. Em bicicletas usadas, essas informações podem estar incorretas devido a trocas anteriores ou erros de instalação. É possível alterar a marca do pneu instalado na fábrica, mas o ideal é substituir por um par do mesmo fabricante. “Se você usar duas marcas diferentes, dependendo da sensibilidade da bicicleta, pode não ficar bem, causando menos segurança durante a pilotagem, seja na pista, no chão ou na rua”, diz Alonso, de Dunlop. Volte ao começo. Saiba como ler os números dos pneus que os pneus de carro e motocicleta trazem um código com numeração e letras para identificá -los. O conjunto indica informações importantes para o comprador. Funciona assim: os três primeiros números indicam a largura dos pneus em milímetros: o código 100 significa 100 mm ou 10 centímetros de largura. Os dois números a seguir, após a barra, falam da altura em porcentagem: o Código 90 diz que a altura é de 90% da largura dos pneus. O próximo número aponta o diâmetro da borda em polegadas. São dados que indicam qual tamanho de roda o pneu foi feito. As cartas significam o veículo que deve receber esse pneu. O mais comum é m/c e isso significa que este é um pneu feito para motocicletas. Os dados a seguir são a taxa de carga. Isso significa a capacidade que cada pneu tem que ter peso quando inflado. As informações são por pneu, então você precisa dividir o peso da motocicleta e a carga que ela levará por dois. Os últimos dados desta linha são uma letra e indica a velocidade máxima que o pneu pode alcançar com segurança. Em um local geralmente separado e inglês, “sem câmara” ou “TL” indica que o pneu não precisa de uma câmera. Quando o indicativo é de “TT” ou “Tipo de tubo”, esteja ciente de que o pneu foi feito para correr com a câmara. Usaremos a foto abaixo para exemplificar a leitura dos números dos pneus. Pneu de uma motocicleta, com dados sobre ele André Fogaça/G1 O código do pneu é: 110/90 – 16 m/c 59p TUBLESS. Agora, vamos passo a passo. 110: O pneu tem 110 milímetros de largura – ou 11 centímetros; 95: A altura é de 95% da largura. Ou seja, tem 104,5 milímetros de altura; 16: O pneu é feito para rodas de 16 aros; M/C: O tipo de veículo para este pneu é uma motocicleta; 59: O pneu suporta até 243 libras; portanto, a carga máxima para a motocicleta com dois 59 pneus é de 243 kg. P: O pneu suporta velocidades de até 150 km/h; Sem câmara: o pneu não usa câmara. Tabela de velocidade de índice de carga retorna ao início. Se o seu pneu tiver câmera, não funcione sem um ponto importante para as motocicletas, ausentes nos carros, é a câmera. Se sua motocicleta veio com um pneu equipado com uma câmera, mantenha você comprar uma nova. Orlando, da DPasChoal, ressalta que colocar a câmera em um pneu que não usa esse item causa as faixas internas, projetadas para ajudar na circulação de ar, “mastigar” o acessório, rasgando -o. “Você não pode tirar uma câmera de um pneu de câmera, nem coloca um em um pneu que não foi feito para isso”, diz ele. Alonso, de Dunlop, comenta que colocar a câmera em um pneu que não foi feito para recebê -lo pode causar aquecimento excessivo, aumentando o desgaste e reduzindo a vida útil do serviço. Volte ao começo. Esteja ciente do lote dos pneus que outro ponto importante é estar ciente do lote dos pneus e da data da fabricação. Não é incomum encontrar promoções com pneus a preços baixos, mas isso pode significar que eles deixaram a fábrica há muito tempo. “Na composição dos pneus, existem cerca de 24 elementos, e alguns perdem elasticidade, viscosidade e podem estar secos”, diz Orlando, de Dpaschoal. O pneu de dois ou três anos não representa um risco de motocicleta, desde que esteja bem armazenado na loja. Alonso ressalta que a garantia de cinco anos, comum em fabricantes, é emitida da fatura, não da fabricação do produto. O lote dos pneus é exibido com o acrônimo Dot André Fogaça/G1 na figura acima, o pneu foi fabricado na 27ª semana de 2024, ou entre 1 e 7 de julho de 2024. Você pode encontrar a validade dos pneus em um número chamado DOT. Os pneus com uma data de fabricação distantes podem ter a borracha mais endurecida e seca, reduzindo a durabilidade e a segurança ao dirigir. Volte ao começo. Como fazer o pneu durar mais e cuidar dos pneus usados é diferente dos carros, mesmo na atitude da rua. Sua aceleração é maior, mesmo nos modelos de entrada e, portanto, eles geralmente começam na frente de outros veículos. Este é um problema para o pneu. “Ao contrário do pneu do carro, a motocicleta tende a ser mais afetada pelo desempenho. É mais curvo quando a bicicleta tem mais de 300 deslocamentos para que possa inclinar as curvas e manter a adesão”, diz Alonso, da Dunlop. “É importante, no uso do pneu, a dose da pessoa e não andar como um dragster. Se você fizer isso, o pneu gastará mais no meio, durando muito menos e tornando a pilotagem menos segura”, diz o executivo. Acelerações menos repentinas e piloto menos agressivo garantem maior durabilidade. O especialista também aponta que o pneu aquecerá menos, reduzindo o desgaste e aumentando sua durabilidade. O especialista também reforça o uso consciente dos freios. Use mais força no pneu dianteiro, de pequenas scooters a grandes modelos, contribui para uma maior longevidade do item. Isso ocorre porque esse pneu também é responsável pela tração da motocicleta. O uso do pneu traseiro como força de tração e aplicar pressão para o uso do freio aumenta o desgaste natural. Orlando, de DPasChoal, diz que, se o pneu atingiu metade da altura das ranhuras, onde passam o ar e a água durante a pilotagem, isso não significa que ele esteja no meio do caminho. O especialista revela que, a partir de um certo momento de desgaste, o pneu tem mais dificuldade em passar pelas mesmas rotas e o consumo de borracha se torna muito mais pronunciado. “Se o motociclista atingir metade da altura das ranhuras de 10.000 km, ele chegará ao fim antes de chegar a mais 3.000 km”, diz Orlando. O que faz a bicicleta ou o carro parar não é apenas o freio, mas o pneu em boas condições. O pneu careca, mesmo com excelente freio, não pode parar a bicicleta com segurança. Volte ao começo. Royal Enfield Himalaia 450: Confira o teste G1 com a nova trilha indiana
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