Com o Turbo Engine, o tronco de 522 litros e o centro nativo do Google Multimedia Center, o Renault Boreal estreia no Brasil em 2025 para competir pelo espaço entre os SUVs médios mais vendidos. Renault Boreal: O novo concorrente da Compass e Corolla Cross para Renault apresentou, na quinta -feira (10), seu primeiro SUV de tamanho médio para o mercado brasileiro: boreal. O modelo chega a competir com o Jeep Compass, Ford Territory e Toyota Corolla Cross. O preço ainda não foi lançado, pois o lançamento oficial no Brasil é esperado apenas para o final do ano. Apresentado globalmente do Brasil, o lançamento reforça a importância do país na estratégia internacional da Renault e adiciona mais um concorrente ao segmento que mais cresce no mercado nacional: o dos SUVs. De acordo com dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Motorizados (Fenabrave), os SUVs já representam 53% das vendas, excedendo qualquer outro tipo de veículo. Com isso, a marca francesa completa sua linha de SUV. Atualmente, o Renault Kardian contesta o segmento de entrada (categoria A), onde também estão o pulso fiat e o Volkswagen T-Cross. Duster representa o Renault no segmento B, competindo com modelos como Jeep Renegade, Hyundai Creta, novo rastreador Chevrolet e OS Volkswagen Nivus e T-Cross. Renault Boreal: SUV rival da Compass e Corolla Cross No Brasil Now, Boreal chega para servir o consumidor que procura um veículo espaçoso com bom tronco, dentro do chamado segmento C dos SUVs. Embora seja um modelo global, o boreal será destinado a mercados fora da Europa. No continente europeu, a Renault já oferece a Dacia Bigster (sua subsidiária na Europa Oriental) e Kooleos, destinados à Europa Ocidental e com proposta mais sofisticada. Produzido na fábrica de São José dos Pinhais em Paraná, o boreal será exportado para 17 países latino -americanos. O mecanismo de novidade da Renault está equipado com o mecanismo turbo de 1,3 -cilindro 1.3 conhecido, também presente no Duster e na picape Oroch. Esta hélice oferece 163 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque. Em termos de torque, o desempenho é semelhante ao de Stellantis 1.3 Turbo Jeep Compass. No entanto, a Compass oferece mais poder com 176 hp. Corolla Cross, com um motor aspirado 2.0, leva a energia no segmento, com 177 hp. Vale ressaltar que o Toyota SUV, o mais vendido na categoria do ano, é o único que ainda não adotou o downsizing – uma tendência que reduz o tamanho do motor e adiciona turbocompressor para melhorar a eficiência do consumo de combustível. O Renault Boreal está equipado com transmissão automatizada de dupla put para uma divulgação de seis velocidades | Renault Embora o motor 1.3 Turbo tenha um bom desempenho no Duster e Oroch, ainda não se sabe como ele se comportará no boreal. Situação semelhante ocorre com a Compass, que usa o mesmo mecanismo renegado: ao oferecer um desempenho emocionante ao modelo menor, ele não impressiona muito no SUV médio. O G1 ainda não testou boreal, mas é possível ter uma noção de seu desempenho com base nos concorrentes. O portal avaliou o território da Ford, um modelo semelhante ao de boreal e com energia e torque próximo. O território oferece 169 hp e 25,5 kgfm de torque. Com esses números e mais de 1.600 kg, o desempenho não excita. É o suficiente para viajar em família sem grandes dificuldades, mas a ultrapassagem requer atenção, especialmente com o carro carregado. Confira o registro técnico boreal e seus principais rivais: Como observado acima, o Boreal usa uma caixa de engrenagens de duas velocidades de seis velocidades. A esse respeito – apesar das semelhanças entre os motores turboalimentados – as montadoras adotam soluções muito variadas. A Toyota, por exemplo, usa transmissão CVT; Ford e Renault optam por automatizado; Enquanto o Jeep aposta na transmissão automática tradicional com o conversor de torque. Cada sistema tem seus prós e contras. A transmissão automatizada de putas duplas – no caso da Renault, com embreagem tomada de óleo – é a mais eficiente e oferece mudanças de marchas mais rápidas. Isso permite equilibrar esportes e economia de combustível. Por outro lado, quando surgem problemas nesse tipo de caixa de engrenagens, o reparo geralmente é mais caro e complexo. O CVT (sigla para “transmissão continuamente variável”) funciona com duas polias cônicas e uma correia metálica, ajustando continuamente a relação de transmissão. É semelhante ao sistema de engrenagens de uma bicicleta, mas com cones no lugar das catracas. Renault Boreal tem 4,56 m de comprimento Divulgação | O Renault CVT prioriza a eficiência no consumo, sempre mantendo o motor na faixa de rotação ideal. No entanto, não é a melhor opção para quem procura uma direção mais esportiva. A caixa de câmbio automática convencional é a mais simples de manter, mas não atinge a mesma eficiência que a CVT ou a agilidade em trocas de transmissão de duas salas. Leia mais: Novo Ford Territory: O que muda no SUV e quais são as chances contra o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross Video: Chevrolet lança novos SUVs no Brasil: novo rastreador, Captiva Return e Electric Spark Volkswagen T-Cross é o 1º SUV semestre mais vendido de 2025; Veja as dimensões do ranking O boreal é maior que o Corolla Cross and Compass, mas perde em comprimento para o território. Para garantir um bom espaço interno, a distância entre eixos da Renault é de 2,70 mA de medida competitiva em comparação com os modelos Jeep e Toyota, embora ainda esteja 2 cm abaixo do oferecido pela Ford Rival. O espaço interno da boreal é digno de elogios, como mostrado no vídeo acima. No entanto, não é tão generoso quanto o território. Lembre -se de que o espaço interno de um carro é como um cobertor curto: cobrindo um lado, acaba descobrindo outro. O SUV possui 522 litros de liberação. Renault Enquanto o SUV médio da Ford oferece mais conforto aos ocupantes, o tronco de Boreal se destaca com impressionantes 522 litros. Isso representa 74 litros a mais que o território, 82 litros a mais que Corolla Cross e 112 litros a mais que a bússola. O boreal supera o Fiat Fastback, um SUV de cupê conhecido pelo grande tronco de 516 litros, sendo uma referência em sua faixa de preço. Esse bom uso do espaço é o resultado da plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform), que serve de base para vários modelos da marca. Para ter uma idéia, essa mesma estrutura é usada no Kardian, um SUV subcompacto. O conceito de Niagara, o próximo lançamento da Renault, é a pickup de Boreal | Renault A Renault também planeja lançar, nessa mesma base, Niagara – um modelo ainda maior que o boreal, embora sua chegada ao mercado brasileiro ainda não tenha sido confirmada. Acabamento e equipamento, apesar do bom espaço interno, o acabamento das portas traseiras a se desejar. Eles são quase totalmente cobertos de plástico, exceto por uma pequena variedade de couro sintético no apoio de braço e na área de comando de janela elétrica. O revestimento das portas traseiras deixadas para desejar a divulgação | Renault na parte traseira, há um apoio de braço central com dois suportes de copo, além de duas entradas USB-C para carregamento de dispositivos. E nesse sentido, o boreal se destaca: há mais duas entradas USB-C na frente e um carregador de indução, permitindo que todos os cinco ocupantes carregassem seus telefones celulares sem dificuldade. Na frente, o acabamento é mais refinado. Existem revestimentos de couro e materiais macios com o toque das portas e do painel. É nesse conjunto que as luzes do ambiente se destacam, refletidas em uma superfície que imita o aço escovado. O usuário pode escolher entre 48 opções de cores de acordo com sua preferência. O painel de instrumentos consiste em duas telas de 10,1 polegadas. O centro multimídia é um dos maiores diferenciais do boreal, pois vem com o sistema nativo do Google Automotive. Isso significa que o sistema possui uma conexão com a Internet e permite a instalação de mais de cem aplicativos diretamente no centro. Com isso, o motorista não depende do telefone celular ou do Android Auto ou da Apple CarPlay. Você pode instalar navegação, música, streaming, academias e muito mais – como se fosse um smartphone de carro. Os comandos de voz também são destacados: rápido, preciso e capaz de controlar várias funções do veículo, como ar condicionado, mensagens de resposta, consultando o status do carro, entre outros. O painel de instrumentos de 10 polegadas também pode mostrar a divulgação de navegação | O painel de instrumentos da Renault Boreal atua virtualmente como uma extensão do centro multimídia. Por ser totalmente configurável, permite exibir navegação, bem como informações essenciais, como velocidade, contador de rotações e nível de combustível. Isso facilita a direção, pois o motorista pode se concentrar na estrada sem precisar alternar entre as telas. É possível, por exemplo, deixar a rota no painel e, ao mesmo tempo, manter os aplicativos de música e notícias – como o aplicativo G1 – aberto no centro multimídia. Além disso, o Boreal possui um sistema de som Harman Kardon com dez alto -falantes e um pacote completo de assistência à direção (ADAS). Na versão avaliada pelo G1, os recursos incluem: Adaptive AutoPilot; Centralização e permanência no alcance; Assistente de Manutenção da Faixa de Emergência (detalhado abaixo); Alerta de saída segura para os ocupantes; Assistência do parque (Recurso Ford Território perdido na linha 2025); Câmera 360º; Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; Cinco modos de condução: Eco, inteligente, conforta, esporte e personalizável; Assistente de Manutenção da Faixa de Emergência (E-LKA): Atua em situações críticas, como o risco de produção involuntária da pista, presença de veículos na direção oposta ou ultrapassagem perigosa. O sistema emite alerta e executa correções de direção para manter o carro na trajetória, reduzindo o risco de colisões. Vamos ver muitos boreais nas ruas? O lançamento nos revendedores está programado para o último trimestre de 2025. Como os preços ainda não foram divulgados, é difícil prever o desempenho comercial do modelo. No entanto, a tendência do mercado tem sido manter valores mesmo após restos ou novas gerações. Foi o que aconteceu com a Ford, que renovou quase toda a sua linha sem grandes mudanças de preço. O mesmo aconteceu com o novo Chevrolet Onix e Tracker. Se a Renault posicionar Boreal na mesma faixa de preço de concorrentes – entre R $ 180 mil e R $ 220 mil – o modelo terá uma boa chance de ganhar espaço no segmento. Ainda não se sabe quantas versões serão oferecidas. Por outro lado, é importante considerar o contexto atual da marca no Brasil. A Renault enfrenta um momento difícil no mercado doméstico, com desempenho modesto de vendas. De acordo com dados da Fenabrave, os SUVs da marca ocupam posições desconfortáveis no ranking. Renault Boreal chega na divulgação do último trimestre do ano | Renault Nos primeiros seis meses acumulados de 2025, Kardian aparece apenas em 15º lugar, com 10.284 unidades vendidas – quase metade do volume do pulso Fiat, que registrou 20.263 placas. Outro modelo que promete intensificar a disputa com Kardian é a Volkswagen Tera é outro grande concorrente. No primeiro mês inteiro de vendas, o SUV Subcompacto da marca alemão vendeu mais que o dobro do Renault Kardian em junho: 2.555 unidades Tera contra 1.240 do modelo Renault. Situação semelhante ocorre com o Renault Duster, que ocupa apenas a 17ª posição entre os SUVs mais vendidos do país, com 8.599 unidades vendidas entre janeiro e junho. Duster vende quase cinco vezes menos que o líder da categoria, o Volkswagen T-Cross. Assim, além de lançar um produto promissor como o Boreal, a Renault precisará definir uma estratégia de preços competitivos para realmente perturbar os rivais. O desafio será oferecer um SUV médio econômico, capaz de se posicionar abaixo de modelos como Compass e Corolla Cross-Both em preço e proposta, mas sem desistir de conteúdo, espaço e tecnologia.
g1