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sábado, julho 26, 2025

Renault Boreal: conheça o novo SUV que promete rivalizar com Compass e Corolla Cross

EconomiaRenault Boreal: conheça o novo SUV que promete rivalizar com Compass e Corolla Cross




Com o Turbo Engine, o tronco de 522 litros e o centro nativo do Google Multimedia Center, o Renault Boreal estreia no Brasil em 2025 para competir pelo espaço entre os SUVs médios mais vendidos. Renault Boreal: O novo concorrente da Compass e Corolla Cross para Renault apresentou, na quinta -feira (10), seu primeiro SUV de tamanho médio para o mercado brasileiro: boreal. O modelo chega a competir com o Jeep Compass, Ford Territory e Toyota Corolla Cross. O preço ainda não foi lançado, pois o lançamento oficial no Brasil é esperado apenas para o final do ano. Apresentado globalmente do Brasil, o lançamento reforça a importância do país na estratégia internacional da Renault e adiciona mais um concorrente ao segmento que mais cresce no mercado nacional: o dos SUVs. De acordo com dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Motorizados (Fenabrave), os SUVs já representam 53% das vendas, excedendo qualquer outro tipo de veículo. Com isso, a marca francesa completa sua linha de SUV. Atualmente, o Renault Kardian contesta o segmento de entrada (categoria A), onde também estão o pulso fiat e o Volkswagen T-Cross. Duster representa o Renault no segmento B, competindo com modelos como Jeep Renegade, Hyundai Creta, novo rastreador Chevrolet e OS Volkswagen Nivus e T-Cross. Renault Boreal: SUV rival da Compass e Corolla Cross No Brasil Now, Boreal chega para servir o consumidor que procura um veículo espaçoso com bom tronco, dentro do chamado segmento C dos SUVs. Embora seja um modelo global, o boreal será destinado a mercados fora da Europa. No continente europeu, a Renault já oferece a Dacia Bigster (sua subsidiária na Europa Oriental) e Kooleos, destinados à Europa Ocidental e com proposta mais sofisticada. Produzido na fábrica de São José dos Pinhais em Paraná, o boreal será exportado para 17 países latino -americanos. O mecanismo de novidade da Renault está equipado com o mecanismo turbo de 1,3 -cilindro 1.3 conhecido, também presente no Duster e na picape Oroch. Esta hélice oferece 163 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque. Em termos de torque, o desempenho é semelhante ao de Stellantis 1.3 Turbo Jeep Compass. No entanto, a Compass oferece mais poder com 176 hp. Corolla Cross, com um motor aspirado 2.0, leva a energia no segmento, com 177 hp. Vale ressaltar que o Toyota SUV, o mais vendido na categoria do ano, é o único que ainda não adotou o downsizing – uma tendência que reduz o tamanho do motor e adiciona turbocompressor para melhorar a eficiência do consumo de combustível. O Renault Boreal está equipado com transmissão automatizada de dupla put para uma divulgação de seis velocidades | Renault Embora o motor 1.3 Turbo tenha um bom desempenho no Duster e Oroch, ainda não se sabe como ele se comportará no boreal. Situação semelhante ocorre com a Compass, que usa o mesmo mecanismo renegado: ao oferecer um desempenho emocionante ao modelo menor, ele não impressiona muito no SUV médio. O G1 ainda não testou boreal, mas é possível ter uma noção de seu desempenho com base nos concorrentes. O portal avaliou o território da Ford, um modelo semelhante ao de boreal e com energia e torque próximo. O território oferece 169 hp e 25,5 kgfm de torque. Com esses números e mais de 1.600 kg, o desempenho não excita. É o suficiente para viajar em família sem grandes dificuldades, mas a ultrapassagem requer atenção, especialmente com o carro carregado. Confira o registro técnico boreal e seus principais rivais: Como observado acima, o Boreal usa uma caixa de engrenagens de duas velocidades de seis velocidades. A esse respeito – apesar das semelhanças entre os motores turboalimentados – as montadoras adotam soluções muito variadas. A Toyota, por exemplo, usa transmissão CVT; Ford e Renault optam por automatizado; Enquanto o Jeep aposta na transmissão automática tradicional com o conversor de torque. Cada sistema tem seus prós e contras. A transmissão automatizada de putas duplas – no caso da Renault, com embreagem tomada de óleo – é a mais eficiente e oferece mudanças de marchas mais rápidas. Isso permite equilibrar esportes e economia de combustível. Por outro lado, quando surgem problemas nesse tipo de caixa de engrenagens, o reparo geralmente é mais caro e complexo. O CVT (sigla para “transmissão continuamente variável”) funciona com duas polias cônicas e uma correia metálica, ajustando continuamente a relação de transmissão. É semelhante ao sistema de engrenagens de uma bicicleta, mas com cones no lugar das catracas. Renault Boreal tem 4,56 m de comprimento Divulgação | O Renault CVT prioriza a eficiência no consumo, sempre mantendo o motor na faixa de rotação ideal. No entanto, não é a melhor opção para quem procura uma direção mais esportiva. A caixa de câmbio automática convencional é a mais simples de manter, mas não atinge a mesma eficiência que a CVT ou a agilidade em trocas de transmissão de duas salas. Leia mais: Novo Ford Territory: O que muda no SUV e quais são as chances contra o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross Video: Chevrolet lança novos SUVs no Brasil: novo rastreador, Captiva Return e Electric Spark Volkswagen T-Cross é o 1º SUV semestre mais vendido de 2025; Veja as dimensões do ranking O boreal é maior que o Corolla Cross and Compass, mas perde em comprimento para o território. Para garantir um bom espaço interno, a distância entre eixos da Renault é de 2,70 mA de medida competitiva em comparação com os modelos Jeep e Toyota, embora ainda esteja 2 cm abaixo do oferecido pela Ford Rival. O espaço interno da boreal é digno de elogios, como mostrado no vídeo acima. No entanto, não é tão generoso quanto o território. Lembre -se de que o espaço interno de um carro é como um cobertor curto: cobrindo um lado, acaba descobrindo outro. O SUV possui 522 litros de liberação. Renault Enquanto o SUV médio da Ford oferece mais conforto aos ocupantes, o tronco de Boreal se destaca com impressionantes 522 litros. Isso representa 74 litros a mais que o território, 82 litros a mais que Corolla Cross e 112 litros a mais que a bússola. O boreal supera o Fiat Fastback, um SUV de cupê conhecido pelo grande tronco de 516 litros, sendo uma referência em sua faixa de preço. Esse bom uso do espaço é o resultado da plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform), que serve de base para vários modelos da marca. Para ter uma idéia, essa mesma estrutura é usada no Kardian, um SUV subcompacto. O conceito de Niagara, o próximo lançamento da Renault, é a pickup de Boreal | Renault A Renault também planeja lançar, nessa mesma base, Niagara – um modelo ainda maior que o boreal, embora sua chegada ao mercado brasileiro ainda não tenha sido confirmada. Acabamento e equipamento, apesar do bom espaço interno, o acabamento das portas traseiras a se desejar. Eles são quase totalmente cobertos de plástico, exceto por uma pequena variedade de couro sintético no apoio de braço e na área de comando de janela elétrica. O revestimento das portas traseiras deixadas para desejar a divulgação | Renault na parte traseira, há um apoio de braço central com dois suportes de copo, além de duas entradas USB-C para carregamento de dispositivos. E nesse sentido, o boreal se destaca: há mais duas entradas USB-C na frente e um carregador de indução, permitindo que todos os cinco ocupantes carregassem seus telefones celulares sem dificuldade. Na frente, o acabamento é mais refinado. Existem revestimentos de couro e materiais macios com o toque das portas e do painel. É nesse conjunto que as luzes do ambiente se destacam, refletidas em uma superfície que imita o aço escovado. O usuário pode escolher entre 48 opções de cores de acordo com sua preferência. O painel de instrumentos consiste em duas telas de 10,1 polegadas. O centro multimídia é um dos maiores diferenciais do boreal, pois vem com o sistema nativo do Google Automotive. Isso significa que o sistema possui uma conexão com a Internet e permite a instalação de mais de cem aplicativos diretamente no centro. Com isso, o motorista não depende do telefone celular ou do Android Auto ou da Apple CarPlay. Você pode instalar navegação, música, streaming, academias e muito mais – como se fosse um smartphone de carro. Os comandos de voz também são destacados: rápido, preciso e capaz de controlar várias funções do veículo, como ar condicionado, mensagens de resposta, consultando o status do carro, entre outros. O painel de instrumentos de 10 polegadas também pode mostrar a divulgação de navegação | O painel de instrumentos da Renault Boreal atua virtualmente como uma extensão do centro multimídia. Por ser totalmente configurável, permite exibir navegação, bem como informações essenciais, como velocidade, contador de rotações e nível de combustível. Isso facilita a direção, pois o motorista pode se concentrar na estrada sem precisar alternar entre as telas. É possível, por exemplo, deixar a rota no painel e, ao mesmo tempo, manter os aplicativos de música e notícias – como o aplicativo G1 – aberto no centro multimídia. Além disso, o Boreal possui um sistema de som Harman Kardon com dez alto -falantes e um pacote completo de assistência à direção (ADAS). Na versão avaliada pelo G1, os recursos incluem: Adaptive AutoPilot; Centralização e permanência no alcance; Assistente de Manutenção da Faixa de Emergência (detalhado abaixo); Alerta de saída segura para os ocupantes; Assistência do parque (Recurso Ford Território perdido na linha 2025); Câmera 360º; Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; Cinco modos de condução: Eco, inteligente, conforta, esporte e personalizável; Assistente de Manutenção da Faixa de Emergência (E-LKA): Atua em situações críticas, como o risco de produção involuntária da pista, presença de veículos na direção oposta ou ultrapassagem perigosa. O sistema emite alerta e executa correções de direção para manter o carro na trajetória, reduzindo o risco de colisões. Vamos ver muitos boreais nas ruas? O lançamento nos revendedores está programado para o último trimestre de 2025. Como os preços ainda não foram divulgados, é difícil prever o desempenho comercial do modelo. No entanto, a tendência do mercado tem sido manter valores mesmo após restos ou novas gerações. Foi o que aconteceu com a Ford, que renovou quase toda a sua linha sem grandes mudanças de preço. O mesmo aconteceu com o novo Chevrolet Onix e Tracker. Se a Renault posicionar Boreal na mesma faixa de preço de concorrentes – entre R $ 180 mil e R $ 220 mil – o modelo terá uma boa chance de ganhar espaço no segmento. Ainda não se sabe quantas versões serão oferecidas. Por outro lado, é importante considerar o contexto atual da marca no Brasil. A Renault enfrenta um momento difícil no mercado doméstico, com desempenho modesto de vendas. De acordo com dados da Fenabrave, os SUVs da marca ocupam posições desconfortáveis ​​no ranking. Renault Boreal chega na divulgação do último trimestre do ano | Renault Nos primeiros seis meses acumulados de 2025, Kardian aparece apenas em 15º lugar, com 10.284 unidades vendidas – quase metade do volume do pulso Fiat, que registrou 20.263 placas. Outro modelo que promete intensificar a disputa com Kardian é a Volkswagen Tera é outro grande concorrente. No primeiro mês inteiro de vendas, o SUV Subcompacto da marca alemão vendeu mais que o dobro do Renault Kardian em junho: 2.555 unidades Tera contra 1.240 do modelo Renault. Situação semelhante ocorre com o Renault Duster, que ocupa apenas a 17ª posição entre os SUVs mais vendidos do país, com 8.599 unidades vendidas entre janeiro e junho. Duster vende quase cinco vezes menos que o líder da categoria, o Volkswagen T-Cross. Assim, além de lançar um produto promissor como o Boreal, a Renault precisará definir uma estratégia de preços competitivos para realmente perturbar os rivais. O desafio será oferecer um SUV médio econômico, capaz de se posicionar abaixo de modelos como Compass e Corolla Cross-Both em preço e proposta, mas sem desistir de conteúdo, espaço e tecnologia.



g1

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