14.4 C
São Paulo
quarta-feira, julho 30, 2025

Tarifaço: enquanto Trump consegue tarifas, americanos recebem aumento de preços

EconomiaTarifaço: enquanto Trump consegue tarifas, americanos recebem aumento de preços




Como bloquear a tarifa? Lula está disposta a chamar o presidente dos EUA, Donald Trump, está aplicando suas tarifas a uma parte dos países, e as empresas americanas já indicam como pretendem reagir: transmitir custos aos consumidores. Nos últimos meses, os principais varejistas e fabricantes de bens de consumo alertaram que os produtos importados ficariam sobrecarregados, forçando -os a optar por reduzir os lucros ou passar custos para os clientes. Asse o aplicativo G1 para ver notícias reais e gratuitas no caso da Procter & Gamble e outras empresas, ambas as medidas estão sendo adotadas. Na terça -feira, a gigante dos bens de consumo, que fabrica itens domésticos, como toalhas de papel e detergente, divulgou uma projeção negativa para 2025 e relatou a grandes varejistas como o Walmart, o que aumentará os preços de alguns produtos nos EUA a partir da próxima semana. Esse desafio enfrentado pelas empresas nos próximos trimestres deve ser repassado aos consumidores. A P&G disse que aumentará os preços de cerca de 25% de seus produtos nos EUA para compensar os custos de novas tarifas. Segundo um porta -voz da empresa, os reajustes estarão no intervalo médio de dígitos em todas as categorias. Embora as taxas de ações tenham atingido registros este ano, impulsionados por fortes investimentos em ações de tecnologia, muitas empresas de consumo enfrentaram dificuldades. Desde o anúncio de tarifas no “Dia da Libertação”, em 2 de abril: as ações da P&G caíram 19%. Nestlé, 20%. Kimberly-Clark perdeu 11%; E PepsiCo recuou quase 7%. No mesmo período, o índice S&P 500 aumentou mais de 13%. As empresas nos setores de consumidores, alimentos e bebidas estão enfrentando vendas fracas desde a pandemia, pois os consumidores resistem aos altos preços das marcas tradicionais. Na semana passada, Nestlé disse que os consumidores da América do Norte permanecem cautelosos ao pagar mais no caixa. Novos aumentos de preços devem intensificar as preocupações do investidor sobre a capacidade das principais marcas de lidar com o duplo desafio: consumidores mais cautelosos e altos custos resultantes da guerra comercial de Trump. “Você verá empresas como Walmart, Amazon e Best Buy sendo obrigadas a transmitir aumentos de preços ao consumidor”, disse Bill George, ex -presidente e CEO da Medtronic e pesquisador em educação executiva da Harvard Business School. “A Main Street ainda não viu as consequências de aumentar as tarifas – e elas aumentarão”. Entre os dias 16 e 25 de julho, as empresas monitoradas pelo rastreador tarifário global da Reuters estimaram perdas entre US $ 7,1 bilhões e US $ 8,3 bilhões ao longo do ano. A GM, a Ford e outras montadoras têm absorvido os custos tarifários até agora – adicionando bilhões de dólares. Outras empresas, como a Essilorluxottica, fabricante de óculos Ray-Ban, já reajustaram seus preços. A Swatch, fabricante de relógios suíços e jóias, aumentou seus preços em cerca de 5% após o anúncio de Trump em abril, sem impacto nas vendas, de acordo com o CEO Nick Hayek, em uma entrevista recente à Reuters. Marcas premium, como relógios de Tissot, são menos afetadas pelos aumentos de preços. Segundo Hayek, os clientes que desejam comprar modelos mais caros geralmente compram no exterior, onde os impostos são menores. “Você não pode fazer isso com carros. Você não pode fazer isso com máquinas. Mas você pode fazer isso com relógios. Portanto, não é tão problemático para nós”, disse ele. Muitas empresas anteciparam o envio de mercadorias e matérias -primas para os EUA antes que as tarifas estejam entrando em vigor. Economistas e analistas acreditam que essa ação ajudou a adiar aumentos de preços e explica por que os efeitos das tarifas ainda não se refletem nos dados de inflação do país. Andrew Wilson, vice-secretário-geral da Câmara de Comércio Internacional, estima que os efeitos inflacionários serão percebidos quando o inventário for vendido por que pode ocorrer apenas no quarto trimestre deste ano ou o primeiro do próximo. Infográfico – Entenda a taxa de 50% anunciada por Trump para o Brasil e o relacionamento econômico com os EUA. ART/G1



g1

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

chummis redondos dulce figura.