Boxer olímpico de gênero Imane Khelif foi atingido por novas acusações de ser um homem biológico.
Khelif ganhou ouro pela Argélia nos Jogos de Paris em 2024 – um ano depois de ser banido do concurso International Boxing Association.
Em 2023, o IBA proibiu Khelif depois que os testes realizados em Nova Délhi supostamente produziram o DNA de um “homem”.
O COI – que substituiu o IBA como o corpo de boxe do olímpico – foi avisado sobre os testes e instado a remover Khelif da competição.
Mas Khelif foi autorizada a encaixar em Paris por causa de seu status de passaporte feminino.
Agora, os supostos resultados de teste sexual dos campeonatos mundiais de 2023 foram publicados pela primeira vez por 3 esportes de arame.
O relatório médico parece indicar que o boxeador é biologicamente masculino.
O jornalista americano Alan Abrahamson produziu o resultado de um teste que foi realizado no boxeador em Nova Délhi em março de 2023 – que desencadeou a desqualificação do boxeador.
O documento publicado resume as descobertas sobre Khelif como “anormal”, afirmando: “A análise cromossômica revela cariótipo masculino”.
Um cariótipo refere -se ao conjunto completo de cromossomos de um indivíduo, que no caso de Khelif foi relatado por (IBA) como sendo XY, o padrão masculino.
Os supostos resultados dos testes carregam o papel timbrado do Dr. Lal Pathlabs em Nova Délhi, credenciado pelo American College of Pathologists e certificado pela Organização Internacional Swiss para padronização.
Isso desafia diretamente o que o porta -voz do COI, Mark Adams, disse em uma entrevista coletiva tensa nas Olimpíadas de Paris.
Ele descreveu os resultados que viram Khelif banido como “ad hoc” e “não legítimo”.
O presidente do COI Thomas Bach até afirmou que os resultados são o produto de uma campanha de desinformação liderada pela Rússia.
Seguiu -se depois que o IBA – liderado pelo Umar Kremlev, da Rússia – foi despojado do reconhecimento do COI consecutivo sobre a ética e a gestão financeira.
Khelif sempre negou ser um homem biológico e até chamado JK Rowling e Elon Musk em um processo de cyberbullying.
E o jogador de 26 anos prometeu lutar, mesmo de olho em outro ouro nas Olimpíadas de 2028 em Los Angeles.
Mas o World Boxing decidiu que Khelif não é elegível para entrar em eventos futuros como mulher sem primeiro se submeter aos mesmos testes de cromossomo que já desencadeou a desqualificação do boxeador em nível global.
O órgão governante – aprovado provisoriamente para executar o boxe olímpico em LA – anunciou que todos os atletas em suas competições com mais de 18 anos devem passar por um teste genético de reação em cadeia da polimerase (PCR) para determinar seu sexo.
O teste detecta material cromossômico através de um cotonete da boca, saliva ou sangue.
Khelif não forneceu nenhuma evidência de ter cromossomos femininos nos nove meses desde que o escândalo de gênero explodiu.
Em fevereiro, Khelif falou em sua defesa e escreveu: “Por dois anos, segui o caminho principal enquanto meu nome e imagem foram usados, não autorizados, para outras agendas pessoais e políticas através da propagação e disseminação de mentiras infundadas e desinformação. Mas o silêncio não é mais uma opção.
“A IBA, uma organização à qual não estou mais associada e que não é mais reconhecida pelo COI, fez novamente acusações infundadas que são falsas e ofensivas, usando -as para promover sua agenda.
“Essa é uma questão que se preocupa não apenas eu, mas os princípios mais amplos de justiça e devido processo no esporte.
“Minha equipe está revisando cuidadosamente a situação e tomará todas as medidas legais necessárias para garantir que meus direitos e os princípios da concorrência justa sejam confirmados.
“Os responsáveis por essas ações devem ser responsabilizados e buscaremos todas as avenidas legais para garantir que a justiça prevalece”.
Um porta -voz do COI disse à Sun Sport: “O COI sempre deixou claro que os critérios de elegibilidade são de responsabilidade da respectiva Federação Internacional.
“Os fatores que importam para o desempenho esportivo são exclusivos de cada esporte, disciplina e/ou evento.
“Aguardamos todos os detalhes como os testes sexuais serão implementados de uma maneira segura, justa e legalmente aplicável”.