O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em colaboração com o Ministério da Seguridade Social e a empresa brasileira de correios e telégrafos, anunciou uma iniciativa importante para proteger os aposentados e aposentados de fraudes relacionadas a descontos associativos inadequados.
Uma nova frente de apoio ao segurado

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A medida surge em resposta ao grande número de queixas de beneficiários do INSS sobre descontos feitos em seus benefícios sem autorização prévia. Com isso, o governo federal aposta na capilaridade dos Correios – presentes em 100% dos municípios brasileiros – como uma ferramenta para garantir mais acessibilidade e segurança aos segurados.
Face descentralizada -a -face Access
Os atendentes postais foram treinados para receber aposentados e pensionistas que desejam consultar ou contestar descontos. O objetivo é oferecer uma alternativa àqueles que enfrentam dificuldades com o uso do site, aplicação Meus inss ou o telefone 135.
Como o serviço funcionará nos correios
A partir de 30 de maio, o segurado poderá ir a uma das agências de correios qualificadas com apenas uma identificação com foto. O funcionário da agência acessará uma plataforma específica, desenvolvida exclusivamente para o processo de consulta e contestação de descontos associativos.
Etapas do processo
Consulta
- O atendente verifica descontos associativos vinculados ao CPF do segurado.
- Nesse caso, o segurado é informado sobre o valor e a entidade responsável pelo desconto.
Contestação
- Se o segurado não reconhecer o vínculo com a associação, ele poderá formalizar uma defesa imediatamente.
- A associação terá até 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovam o título.
Análise de documentos
- Mesmo que a associação apresente documentos, o segurado poderá revisá -los e contestar a autenticidade, como assinaturas falsificadas.
Pagamento de reembolso
- Se a fraude for comprovada, os valores serão reembolsados ao beneficiário, sem participação imediata após o início do serviço.
Os números revelam a escala de problemas
Até 22 de maio, mais de 1,9 milhão de pessoas acessavam os canais do INSS para verificar se há possíveis descontos. Destes, 97,9% não reconheceram o vínculo com nenhuma associação, indicando a alta taxa de suspeita de fraude.
Além disso, o presidente do INSS, Gilberto Waller, informou que 11 milhões de usuários acessaram o aplicativo My INSS desde o início da operação e 5,3 milhões encontraram algum tipo de desconto associativo. No entanto, apenas 1,9 milhão de segurados responderam formalmente ao sistema, o que aumenta a necessidade de maior envolvimento e acessibilidade.
Valores contestados já excedem R $ 1 bilhão
O valor total em disputas é de cerca de R $ 1,1 bilhão. Apesar do número impressionante, Waller enfatizou que ainda cabe às entidades associativas apresentar evidências que justificam descontos, antes de qualquer decisão definitiva sobre reembolso.
Evitando novas fraudes: segurança e orientação
O Presidente do INSS destacou várias vezes que os Correios não terão acesso a informações confidenciais de beneficiários, como dados de benefícios da Previdência Social. A plataforma de serviço criada é restrita apenas à consulta de títulos e à formalização da contestação. Portanto, não há risco de alterações de benefícios durante o serviço.
Ações futuras e pesquisa ativa

Em uma fase posterior da parceria, o INSS pretende realizar uma pesquisa ativa por segurado que não respondeu à chamada feita por aplicativo e site. O objetivo é garantir que todos os aposentados e aposentados tenham acesso à oportunidade de verificar e contestar possíveis descontos indevidos.
Perguntas frequentes – perguntas frequentes
O que são descontos associativos?
Os descontos associativos são valores descontados diretamente do benefício da Previdência Social para pagar a mensalidade de associações ou sindicatos, supostamente autorizados pelo beneficiário.
Como saber se eu tenho um desconto inadequado?
Você pode consultar o aplicativo My INSS, através do site de mim.ins.gov.br, telefone 135 ou pessoalmente nas agências dos correios a partir de 30 de maio.
Preciso ir ao dia 30 para garantir meu serviço?
Não. O serviço será contínuo e sem vagas. Não há necessidade de formar filas no primeiro dia.
Que documentos eu preciso tomar?
Basta apresentar um documento fotográfico oficial.
O que acontece se eu não reconhecer o desconto?
Você pode contestar e a associação terá 15 dias úteis para apresentar documentos que provam o título. Se a fraude for comprovada, haverá compensação.
Existe um risco de fraude por golpistas?
Sim. Portanto, tenha cuidado com qualquer contato que se identifique como INSS ou postagem solicitando dados pessoais. Os inss Não entre em contato com você por telefone ou visita domiciliar.
Considerações finais
Com a parceria entre o INSS e os correios, o governo federal reforça seu compromisso com a proteção de aposentados e aposentados, liderando a cidadania, segurança e dignidade para aqueles que mais precisam. Em um país ainda marcado por desigualdades no acesso digital, essa iniciativa representa um passo importante em direção à inclusão e ao combate eficaz à fraude da Seguridade Social.