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quinta-feira, julho 31, 2025

Febraban divulga dado impressionante sobre transações bancárias; confira

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O setor bancário brasileiro está passando por uma revolução silenciosa, mas profunda. Com a digitalização consolidada, os canais on -line, especialmente os telefones celulares, se estabeleceram como protagonistas nas transações financeiras realizadas no país. É isso que revela a nova edição do Banking Technology Research 2025 da Federação Brasileira de Bancos (Febbraban), desenvolvida em parceria com a consultoria Deloitte.

De acordo com a pesquisa, 82% de todas as operações bancárias feitas pelos brasileiros em 2024 ocorreram em ambientes digitais, 75% especificamente através de telefones celulares. Esse crescimento não apenas reafirma a adesão dos brasileiros a novas tecnologias, mas também aponta para uma mudança irreversível no comportamento do consumidor financeiro.

Leia mais: Febbraban estima um aumento de até 40% no custo de crédito efetivo com o novo IOF

Os telefones celulares assumem a liderança nas operações bancárias

Duas mãos segurando um telefone celular
Imagem: Priscilla DU Complete/Unsplash

O uso do telefone celular como um canal preferido de titulares de contas deu um salto significativo em 2024. Eles foram contabilizados 155 bilhões de transações bancárias via celularO que representa 20 bilhões a mais do que no ano anterior e um avanço de 15%.

Segundo Febbraban, essa tendência confirma a consolidação do banco móvel como o principal vínculo entre os bancos e seus clientes. Em uma nota, a instituição destacou:

“Os canais digitais se consolidam como o principal ponto de relacionamento financeiro. Esse avanço foi impulsionado principalmente pelo banco móvel […] representando um crescimento de 15%. ”

Esse movimento reforça o apelo dos pedidos bancários: eles são cada vez mais completos, seguros e fáceis de usar, permitindo de pagamentos a investimentos e contratação de crédito – todos com poucos toques na tela.

PIX aciona a adesão digital com 25 bilhões de transações

Um dos grandes motores dessa migração para o ambiente digital era sem dúvida o Pix. O sistema de pagamento instantâneo do Banco Central registrado Quase 25 bilhões de operações realizadas exclusivamente via telefone celular em 2024que representa um crescimento de 41% em comparação com 2023.

De acordo com a pesquisa, cada cliente fez em média 55 transações mensais de pix por smartphone ao longo do ano.

O diretor bancário de pesquisa febrabana, Rodrigo Mulinari, destacou os motivos que explicam esse sucesso:

“Os telefones celulares têm transformado a maneira como interagimos com o nosso banco e as transações feitas por bancos móveis crescem vertiginosamente ano a ano. Fatores como praticidade, conveniência adicionada à segurança das operações, que têm criptografia avançada e autenticação biométrica, ajudam a explicar esse sucesso”.

O Internet Banking ainda é relevante, mas perde espaço para o celular

Apesar do protagonismo dos telefones celulares, o Internet Banking – acessado pelos computadores – ainda mantém uma fatia relevante entre os canais digitais, embora esteja gradualmente dando espaço. A preferência por dispositivos móveis está diretamente relacionada à conveniência e mobilidade fornecidas pelos smartphones.

Essa mudança é especialmente perceptível entre os jovens e os novos bancos no sistema bancário, que já nascem conectados ao ecossistema digital e consideram o telefone móvel uma extensão natural de suas atividades diárias.

Os canais físicos ainda estão caindo

Por outro lado, Canais físicos – como agências bancárias, caixa eletrônico e banco correspondente – continue perdendo espaço. Em 2024, eles responderam apenas por 5% de todas as transaçõesreforçando uma tendência de anos anteriores.

As agências, em particular, eram responsáveis ​​por 3,6 bilhões de operaçõesNúmero que representa uma redução de 14% em comparação com 2023. Esses dados refletem a preferência pela agilidade digital e a racionalização de custos por instituições financeiras, que limpa as estruturas físicas e aposta na tecnologia como um diferencial competitivo.

Segurança e conveniência são os pilares da transformação

Transações bancárias
Imagem: Freepik

O avanço da digitalização bancária no Brasil é baseado em dois pilares fundamentais: Segurança e praticidade. Instituições financeiras investiram em recursos tecnológicos, como Criptografia, autenticação biométrica e inteligência artificialque expande a confiança dos usuários.

Além disso, a possibilidade de resolver problemas financeiros sem sair de casa a qualquer momento tornou os canais digitais mais atraentes. Seja para pagar as contas, fazer transferências, investir ou contratar serviços, o Mobile Banking atende à demanda por autonomia e agilidade.

Perspectivas futuras: digitalização como regra

A tendência observada em 2024 é apenas um indicativo do que está por vir. Febbraban e especialistas apontam que os canais digitais continuarão sendo o centro das relações bancárias no Brasil. Com a chegada de novas tecnologias como Finanças abertasAssim, Inteligência artificial generativa e Aproxime -se de pagamentos via smartphoneO setor bancário tende a se tornar ainda mais digital, eficiente e personalizado.

Espera -se que, em breve, o número de transações celulares exceda a marca de 200 bilhões por ano, após o crescimento do uso de portfólios digitais, assistentes virtuais e soluções integradas em aplicações.

Com informações de: EXTRA



Fonte Seu Crédito Digital

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