O avanço tecnológico no Brasil ganhou um novo impulso com a aprovação de R $ 1 bilhão em crédito pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) focada em promover a inteligência artificial (AI). A iniciativa, realizada entre janeiro de 2024 e junho de 2025, inclui toda a cadeia de inovação, com ênfase em integradores, desenvolvedores, infraestrutura e hardware.
A medida alinha -se com o ambicioso Plano de Inteligência Artificial Brasileira (PBIA), que fornece um investimento de US $ 23 bilhões até 2028.
Leia mais: Os bancos expandem o uso da IA além do serviço
Os setores estratégicos lideram o uso dos recursos do BNDES

A maior fatia de crédito, R $ 561 milhões, foi destinada à integração de empresas e desenvolvedores de soluções de IA. Nesse grupo, destaque-se Fintechs, HealthTechs e startups que conectam tecnologias de ponta aos usuários finais. Esta decisão reforça a tendência de crescimento de setores que buscam aumentar a eficiência e automatizar processos por meio de algoritmos inteligentes.
A indústria de hardware, vital para o desenvolvimento de chips, supercomputadores e dispositivos incorporados, recebeu US $ 258 milhões. A infraestrutura digital, essencial para a operação de soluções de IA, como data centers e serviços em nuvem, tinha R $ 180 milhões em financiamento.
PBIA: Um plano robusto para o futuro da IA no Brasil
O Plano de Inteligência Artificial Brasileira (PBIA)Em vigor de 2024 a 2028, é o eixo central das estratégias de inovação do governo. A iniciativa visa consolidar o Brasil como protagonista global no uso responsável e eficiente da IA, com um foco especial na melhoria dos serviços públicos e da inclusão digital.
Um dos pilares do PBIA é a construção de um supercomputador de alto desempenho, capaz de processar imensos volumes de dados e aumentar o desenvolvimento de algoritmos avançados. O plano também fornece uma aproximação entre o setor público e privado para criar soluções em áreas como saúde, educação e segurança pública.
Projetos apoiados reforçam a indústria nacional
Entre os projetos financiados, o investimento de R $ 330 milhões em tecnologia Positivo SA. O recurso será usado para fortalecer produtos com recursos de inteligência artificial, segurança cibernética e adaptação à conectividade 5G. Além disso, a empresa estima a criação de 274 empregos especializados nas áreas de engenharia, produção e pesquisa e desenvolvimento.
Outro caso é o da qualidade digital, que recebeu R $ 35,7 milhões Desenvolver soluções de IA focadas nos principais setores econômicos do país. O projeto, apoiado pelo Programa de Inovação BNDES, busca tornar os sistemas digitais mais eficientes e responsivos às necessidades do mercado.
Squadra Tecnologia SA também foi contemplada com R $ 20 milhõesvalor destinado à criação da plataforma digital Gênioque combina IA, design completo e hiperprodutividade. A ferramenta visa transformar o modelo de entrega de soluções corporativas, reduzindo os custos e aumentando a escalabilidade.
Eu estava indo como um motor de produtividade e inovação

O presidente de Bndes, Aloiizio Mercadantedefendeu a estratégia como uma maneira essencial para o progresso da indústria brasileira. Segundo ele, “Temos vantagens competitivas, como energia renovável em abundância, que permitem que o país avançasse em alguns setores de IA. BNDES tem sido um parceiro importante nesse retorno sobre o setor industrial também. ”
Além de expandir a produtividade em setores de alto valor, os investimentos da IA estão associados à criação de empregos de qualidade, destacando a importância da qualificação profissional em áreas tecnológicas.
Desafios e oportunidades no uso da IA no Brasil
Embora os investimentos representem um avanço significativo, o país ainda enfrenta desafios. A falta de trabalho qualificado, a concentração de centros tecnológicos em algumas regiões e barreiras regulatórias são obstáculos a serem superados para o Brasil se consolidar como poder de IA.
Por outro lado, o potencial é imenso. Com políticas públicas robustas, investimentos direcionados e parcerias estratégicas com o setor privado, o país pode promover soluções capazes de melhorar a vida útil da população, como diagnóstico médico mais rápido, gestão pública mais eficiente e acesso expandido à educação de qualidade.
Com informações de Agência Brasil.