Com o avanço do calendário, o tempo também é hora de cumprir uma das principais obrigações do microentrepreendedor individual (MEI): a entrega da Declaração Anual de Simples Nacional (DAS-SIMEI). Até 2025, o prazo para se comunicar ao IRS os ganhos obtidos no ano anterior é executado até 31 de maio. Mesmo aqueles que não tiveram movimento financeiro precisam ser responsáveis para manter a regularidade do CNPJ.
O procedimento é simples, mas essencial. Com a regularização no prazo, a MEI garante o acesso a benefícios do Seguro Social, evita multas e mantém a empresa formalizada. Em seguida, veja como preencher a declaração corretamente, evite penalidades e mantenha a situação fiscal em ordem.
Leia mais: CLT e MEI empréstimos da folha de pagamento: baixo juros e FGTs como garantia trazem novidades
Entenda a importância de Das-Semei

Das-simei é o documento obrigatório que todo MEI deve enviar anualmente para o IRS, informando a receita bruta total em relação ao ano anterior e se houve uma contratação de um funcionário. Em 2025, esta declaração refere -se ao ano civil de 2024.
Mesmo que a empresa não tenha feito nada ou empregou ninguém, o DASN é necessário. O não cumprimento desse requisito pode prejudicar o empreendedor, como multas e até o cancelamento do CNPJ.
Como preencher a declaração com segurança
O preenchimento de Das-simei pode ser feito totalmente online, através do Portal de empreendedores. Veja o passo a passo:
- Acesse o site e clique “Eu já estou Mei”.
- Escolha a opção “Declaração anual de cobrança”.
- Digite seu número CNPJ.
- Selecione o ano de 2024 para declarar.
- Digite a quantidade total de cobrança e, se aplicável, a contratação de um funcionário.
- Confirme os dados e envie a declaração.
- Imprima ou salve a prova de envio.
Quem não teve nenhuma receita deve preencher o campo de receita com R $ 0,00. Mesmo sem movimentos financeiros, a obrigação permanece válida.
Qual é o valor limite para cobrança?
Durante o ano de 2024, o teto anual da receita do MEI era R $ 81 milo equivalente a uma média de US $ 6.750 por mês. Para microentreepresários que abriram o CNPJ ao longo do ano, esse valor é ajustado proporcional ao número de meses de atividade.
O não cumprimento do limite pode resultar em não conformidade automática com o regime MEI, exigindo a migração para categorias com maior carga tributária e burocracia.
O que acontece se Mei perder o prazo?
Dasn que não de terminação até 31 de maio de 2025 gera uma multa de 2% ao mês de atrasolimitado a 20% do valor declaradocom valor mínimo de R $ 50. A falta de envio por dois anos consecutivos pode levar ao cancelamento do CNPJ.
Além disso, estar inadimplente com as autoridades fiscais impede o MEI de emitir guias de pagamento, acessar o baixo crédito de juros e ter os benefícios da previdência social.
Retificação: como corrigir erros após o envio

Se você perceber que relatou algum dados errado com seu DAS, poderá fazer a correção. Para isso:
- Acesse o site do portal empreendedor novamente;
- Escolha a opção “Declaração retificadora”;
- Selecione o ano da declaração que precisa ser corrigida;
- Insira os dados atualizados e envie o novo documento;
- Salve ou imprima o novo voucher.
A retificação é gratuita e pode ser feita a qualquer momento, desde que ainda não tenha sido informada pela receita.
Vantagens de manter o CNPJ regular
Ter a declaração não é apenas uma obrigação, mas também um passo fundamental para manter a formalidade. O MEI atualizado com as autoridades fiscais pode:
- Emitir faturas;
- Participar de lances públicos;
- Solicitar linhas de financiamento e crédito específicas;
- Garanta benefícios como aposentadoria, pagamento por doença e pagamento de maternidade.
Fique atento ao calendário
O prazo para o envio de Das-Seii até 2025 é 31 de maio. A antecipação da declaração evita contratempos, como instabilidade no site ou perguntas de última hora. Organize com antecedência e não saia pelo último minuto.
Manter um compromisso com a entrega do DAS-SIMEI é essencial para aqueles que desejam seguir com a empresa ativa e sem legal. O processo é simples e pode ser feito em minutos pela Internet. Com a declaração atualizada, o MEI garante sua presença no mercado, com acesso a todos os direitos e benefícios da formalização.