Trabalhadores que se juntaram ao Kernel Dos FGTs nos últimos anos podem ser surpreendidos por uma nova possibilidade de retirada. Um Medida provisória Publicado em 2025, autoriza, excepcionalmente, a retirada do valor total do fundo por aqueles que foram demitidos sem justa causa dentro de um intervalo específico.
O comunicado atende a uma antiga demanda de trabalhadores que, ao escolher o estatuto de Anaqueed, perderam o direito de Valor total do FGTS em caso de demissão. Agora, com o novo deputado, que foi desligado entre Janeiro de 2020 e fevereiro de 2025 Os fundos depositados serão tirados completamente.

Leia mais:
- FGTS-Anno-Anno: a segunda fase de pagamento especial chega ao fim
- FGTS: termina a segunda fase do pagamento especial do Sachen ansioso em junho
- Sachen-Annivisan FGTS 2025: Aprenda quando você pode fazer o seu
Investimento e uso de perspectivas de FGTs em 2025
Com a economia ainda se ajustando aos impactos dos anos anteriores, muitos trabalhadores buscam alternativas de liquidez. O FGTSque tradicionalmente funcionava como um fundo de reserva em casos de demissão, tornou -se uma fonte de recursos para aqueles que precisam reorganizar as finanças, investir ou pagar dívidas.
Além do ananivo anáquio e a extraordinária retirada autorizada pelo MP 1.290/2025O trabalhador também deve considerar o uso de FGTs para fins como compra de casa própriaAmortização de financiamento imobiliário e tratamentos de saúde, todos permitidos por lei. O acesso estendido até 2025 reflete uma tendência de maior flexibilidade do fundo, tornando -o mais útil diante das instabilidades do mercado de trabalho.
Como o Sacho do FGTS
O anáquio-anquinho permite que o trabalhador se retire, anualmenteParte do saldo disponível em sua conta FGTS, sempre no mês do seu aniversário. Esta opção foi criada para oferecer mais autonomia ao titular, sem precisar estar em uma situação de demissão.
A adesão é feita pelos canais digitais do CAIXA Econônica federal ou pessoalmente. No entanto, ao escolher essa modalidade, o trabalhador perde o direito de ÍNDEROu seja, você não poderá retirar o saldo total do fundo em caso de demissão sem causa, apenas a multa de 40%.
Para retornar ao modelo tradicional de retirada, é necessário cumprir com um período de graça de dois anos e um mês a partir do pedido de mudança. Esse prazo tem como objetivo garantir que a decisão seja tomada conscientemente, evitando trocas frequentes entre as modalidades.
O que muda com a medida provisória nº 1.290/2025
MP 1.290/2025 trouxe um exceção importante para a regra anáquica anástica. Agora, trabalhadores que se juntaram a essa modalidade e foram demitidos Entre 1 de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2025 terá direito a ÍNDER COMPLETO O equilíbrio do FGTS, mesmo que esteja ligado ao AnaQuenal.
Essa medida atende a quem, até então, foi impedido de acessar o valor total da conta vinculada em caso de demissão. Após a liberação do saldo, o trabalhador permanece ligado ao estatuto de Anaqueed, sujeito às regras conhecidas. O deputado, portanto, não revoga o sistema atualSomente concede um alívio pontual a este grupo.
Etapas e prazos para a retirada extraordinária
A liberação do equilíbrio total será feita em duas etapasDe acordo com o cronograma oficial divulgado pela CAIXA:
- Liberação inicial de até R $ 3 mil por causa dos FGTs.
- Liberação do valor total restante, com depósitos automáticos em conta registrada ou disponibilidade para retirada física até o dia 27 de junho de 2025.
Quem não indica uma conta bancária ativa receberá o valor em um Conta digital em dinheiro ou você pode se retirar diretamente nas agências. Se houver perguntas, o Aplicação FGTS ou serviço de face -to -face pode ajudar a esclarecer.
Quem tem direito à retirada integral em 2025?
Ter direito a ÍNDER COMPLETO FGTs em 2025, o trabalhador deve cumprir com Todos os critérios abaixo:
- Juntar Kernel;
- Foi disparado sem causa entre 01/01/2020 e 28/02/2025;
- Mantiveram uma conta ativa ou inativa vinculada ao contrato rescindido;
- Atualize os dados no sistema da caixa.
IMPORTANTE: Trabalhadores que não se juntou para o anáquio e um ou que foi demitido fora do período especificado não terá acesso Para esta versão extraordinária.
FGTS 2025
O calendário de liberação segue o ordem de nascimento de trabalhadores, com três meses de tempo para cada grupo. Veja abaixo as datas:
- Janeiro: 2 de janeiro a 31 de março
- Fevereiro: 3 de fevereiro a 30 de abril
- Março: 3 de março a 30 de maio
- Abril: 1 de abril a 30 de junho
- Maio: 2 de maio a 31 de julho
- Junho: 2 de junho a 29 de agosto
- Julho: 1º de julho a 30 de setembro
- Agosto: 1º de agosto a 31 de outubro
- Setembro: 1º de setembro a 28 de novembro
- Outubro: 1 de outubro a 30 de dezembro
- Novembro: 3 de novembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026
- Dezembro: 1 de dezembro de 2025 a 27 de fevereiro de 2026
Como participar ou retornar à retirada?
Qualquer pessoa que queira se juntar à retirada de aniqunada pode fazer isso simplesmente pelos seguintes canais:
- Aplicativo FGTS;
- Site oficial da CAIXA;
- Serviço em agências.
Já para voltar a ÍNDERo trabalhador deve solicitar a mudança e aguardar o período de 25 meses a partir do mês seguinte à solicitação. Por exemplo, se a solicitação for feita em março de 2025, o retorno será válido apenas a partir de abril de 2027.
Como é o valor da retirada de anegenal?
O valor do anaquenal é calculado com base no Balanço total a conta vinculada do trabalhador. A tabela usada pela caixa define variações percentuais, de acordo com o valor disponível:
- Para saldos de até US $ 500, você pode retirar 50%;
- Para saldos entre R $ 500,01 e R $ 1.000, a porcentagem é menor, mas um adicional porção fixa;
- À medida que o equilíbrio aumenta, a porcentagem diminui, mas a porção adicional cresce.
Isso garante que os trabalhadores com saldos menores recebam uma parte significativa, enquanto aqueles com mais recursos ainda são beneficiados, proporcionalmente.
Importância de manter os dados atualizados
Para garantir o recebimento de valores, é essencial manter o Dados pessoais atualizadosespecialmente:
- Número de telefone;
- E-mail;
- Conta bancária para crédito automático.
O CAIXA usa essas informações para enviar notificações, facilitar o crédito automático de valores e evitar filas nas agências. O aplicativo FGTS permite atualizar essas informações com segurança.

O Medida provisória No. 1.290/2025 Representa um avanço importante para os trabalhadores que, até então, enfrentaram limitações ao acesso ao seu próprio fundo de garantia. A possibilidade de valor total Do FGTs traz alívio financeiro e justiça àqueles que já haviam sido impactados por uma demissão sem justa causa.
É essencial que o trabalhador acompanhe o novas regrasRespeite os prazos do calendário e mantenha os dados atualizados para não perder esta oportunidade. O FGTS ainda é uma ferramenta de suporte importante, tanto em tempos de crise quanto para projetos de longo prazo, como investimentos domésticos ou pessoais.