20.4 C
São Paulo
quarta-feira, julho 23, 2025

Governo libera nova parcela do FGTS retido nos próximos dias; veja se recebe

NotíciasFGTSGoverno libera nova parcela do FGTS retido nos próximos dias; veja se recebe


Sobre 8,1 milhões de trabalhadores brasileiros que ingressou na retirada do Anniversary do FGTS e foram demitido sem justa causa Entre janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2025 receberá, na próxima semana, o Segunda e última parcela do saldo retido.

O lançamento faz parte de Medida provisória No. 1.290que autorizou o pagamento escalonado dos valores bloqueados por essa modalidade.

A quantidade a ser liberada nesta fase é R $ 6 bilhõescom saques programados para os dias 17, 18 e 20 de junho de 2025. O foco deste pagamento são os trabalhadores que mais de R $ 3 mil retidos. A primeira parte, paga em março, foi destinada a titulares de cotas com um saldo retido até esse valor.

Leia mais:

Quer comprar uma propriedade usando FGTs? Descubra quais são as regras para uso

Quem tem o direito de se retirar da segunda parte?

FGTS
Imagem: Freepik e Canva

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, este comunicado terá direito a trabalhadores que:

  • Aderido a NIVERSÁRIO DE FGTS;
  • Eles eram demitido sem justa causa entre janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2025;
  • Tinha o equilíbrio retido no FGTS por causa da adesão ao esporte;
  • Ele tem valores excedendo R $ 3 mil bloqueados.

A expectativa do governo é atender 8,1 milhões de brasileiroscom valor médio por beneficiário de R $ 7,7 mil.

Calendário oficial da segunda parcela

O pagamento da segunda parte segue um cronograma baseado no Mês do nascimento do trabalhadorConforme descrito abaixo:

  • 17 de junho: nascido em Janeiro, fevereiro, março e abril
  • 18 de junho: nascido em Maio, junho, julho e agosto
  • 20 de junho: nascido em Setembro, outubro, novembro e dezembro

Onde o valor será depositado?

O Caixa econômica federal será responsável pelo crédito automático dos valores. Depósitos ocorrerão em contas bancárias registradas anteriormente Para fins de retirada do FGTS. O trabalhador pode consultar a conta informada e o status de pagamento para os seguintes canais:

  • Aplicação FGTS (Opção “Informações úteis”);
  • Call center 0800 726 0207Opção 6 “FGTS”;
  • Agências de Caixa econômica federal.

Termo para mover o valor

Os beneficiários terão até o dia 27 de junho de 2025 para mover o valor. Após essa data, Recursos que não são desenhados ou transferidos retornarão automaticamente às contas vinculadas do FGTS do trabalhador.

Lembre-se do que é o ano de idade

Criado em 2019, o Kernel É um modalidade opcional De FGTs que permitem ao trabalhador remover uma parte do saldo de sua conta vinculada no mês de seu aniversário todos os anos. O objetivo era tornar o fundo mais acessível e estimular o consumo.

No entanto, quem opta pelo anáquio-anquileiro perde o direito de retirar o valor total dos FGTs em caso de demissão sem causa. Nesses casos, o trabalhador recebe apenas a multa de rescisão de 40%, deixando o saldo restante bloqueadoque gerou grande controvérsia e descontentamento nos anos seguintes.

Como é o cálculo do caule de Anonnivo?

O valor liberado anualmente depende do saldo disponível na conta do FGTS e segue um mesa escalonada. Quanto menor o saldo, maior a porcentagem liberada.

FGTS Balance Bake Cancelamento Parte adicional
Até R $ 500,00 50%
De R $ 500,01 a R $ 1.000 40% R $ 50,00
De R $ 1.000,01 a R $ 5.000 30% R $ 150,00
De R $ 5.000,01 a R $ 10.000 20% R $ 650,00
De R $ 10.000,01 a R $ 15.000 15% R $ 1.150,00
Acima de R $ 20.000,01 5% R $ 2.900,00

Esta estrutura de cálculo tornou o modelo atraente no início, mas o Restrição de acesso ao equilíbrio total Nos casos de demissão, acabou gerando um acúmulo de valores retidos, como é o caso que o MP No. 1.290 tenta resolver.

Impacto do MP No. 1.290

O Medida provisória No. 1.290editado em 2024, autorizou a liberação do total de R $ 12,1 bilhões do equilíbrio retido dos trabalhadores prejudicados pela retirada da anaquenal. O MP está focado exclusivamente em trabalhadores que falhou em acessar seu fundo após a demissãoPorque eles estão ligados a essa modalidade.

Primeira parcela

A primeira etapa do pagamento, mantida em Março de 2025contemplado 12,1 milhões de trabalhadorescom liberação de R $ 6,4 bilhões. O limite para este primeiro lançamento foi R $ 3 mil por citaholder.

Segunda e última parcela

Agora, em junho, o Segunda e última parcela contempla os valores Acima de R $ 3 mil e fecha o ciclo autorizado pelo MP. Não haverá uma nova rodada de pagamentos após este lançamento.

Situação atual da anachind

Atualmente, mais do que 37 milhões de trabalhadores Eles têm contas ativas no FGTS com aderência ao modo Anhad-Nival. Entre estes, 25 milhões usaram o saldo como garantia em operações de crédito Juntamente com as instituições financeiras, o que tornou o sistema ainda mais complexo nos casos de rescisão do contrato.

De acordo com dados do governo federal:

  • R $ 142 bilhões Eles foram removidos do FGTS desde 2020 via palavra da moda;
  • 66% desse valor Foi direcionado para bancoscomo garantia de crédito;
  • Apenas 34% foram pagos diretamente aos trabalhadores.

Esse desequilíbrio motivou as críticas ao modelo, levando o atual governo a Avalie mudanças estruturaiscomo o Fim do bloco de saldo em caso de demissão ou até Extinção da modalidade.

Como mudar o modo?

Trabalhadores que desejam migrar novamente para o esfoliaçãoque permite a retirada total em caso de demissão, pode fazer isso Após dois anos de adesão ao Anaque, um aniversário. No entanto, O saldo já bloqueado não foi liberado com a mudança simples.

A única maneira de recuperar os valores bloqueados, até agora, continua sendo o demissão sem justa causa em uma nova ocasiãoou autorizações específicas como o MP No. 1.290.

Dicas importantes para o trabalhador

FGTS 2025 Descubra o seu mês de retirada e garanta o dinheiro na conta
Imagem: Canva

Antes de ingressar na retirada de aniquenal, ou mesmo durante a estadia no esporte, o trabalhador deve observar os seguintes pontos:

  • Avalie a necessidade real de dinheiro anualconsiderando o risco de demissão;
  • Evite usar FGTs como garantia de empréstimose possível;
  • Acompanhe o equilíbrio através do aplicativo FGTS e manter os dados bancários atualizados;
  • Estar ciente de medidas provisórias ou mudanças legislativasque pode influenciar diretamente a gestão de fundos.

Considerações finais

O lançamento de Segunda parcela dos FGTs retidos Para trabalhadores demitidos que ingressar vitória parcial Para milhões de brasileiros que foram prejudicados por regras que restringem o acesso ao próprio fundo. Com previsão de pagamento para os dias 17, 18 e 20 de junho de 2025A medida deve injetar R $ 6 bilhões na economia e aliviar a situação financeira de milhares de famílias.

A medida provisória nº 1.290 representa um esforço do governo para corrigir distorções do modelo anteriormas também reacende o debate sobre o Eficiência e justiça do anáquio Annivingespecialmente em tempos de instabilidade no mercado de trabalho. Para aqueles que têm um equilíbrio retido, esta é a última chance de resgatar – e o prazo termina em 27 de junho de 2025.



Fonte Seu Crédito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Okapi lk | mzansi taal.