14.4 C
São Paulo
quarta-feira, julho 23, 2025

Saque do FGTS fica mais fácil: Caixa libera acesso via biometria

NotíciasFGTSSaque do FGTS fica mais fácil: Caixa libera acesso via biometria


A CAIXA ECONOMICA FEDERAL anunciou nesta semana uma nova funcionalidade que promete transformar o acesso ao Fundo de Garantia de Serviço (FGTS).

A partir de 2025, trabalhadores com biometria registrada poderão se retirar diretamente nos caixas eletrônicos da instituição Sem cartão ou senha.

A iniciativa visa tornar o processo mais simples, seguro e acessível, beneficiando milhões de brasileiros que usam recursos do FGTS em momentos cruciais-como demissão sem causa, compra de propriedades, aposentadoria ou mesmo anáquio popular.

Leia mais:

A moeda rara pode produzir US $ 650; Veja se você tem algum

Cartão de trabalho digital: aprenda a alterar os detalhes do seu banco

O que muda com a retirada do FGTS via biometria?

FGTS
Imagem: Freepik e Canva

Com a atualização dos sistemas CAIXA, os clientes poderão retirar valores de até R $ 3.000 através de biometriausando apenas impressão digital registrada. A funcionalidade estará disponível para todas as modalidades de retirada fornecidas por lei, incluindo:

  • Retirada por demissão sem justa causa
  • Kernel
  • Retirada de emergência (quando disponível)
  • Aposentadoria
  • Doenças graves ou situações específicas fornecidas para

Quem pode usar biometria?

A nova funcionalidade estará disponível para:

  • Clientes com conta no CAIXA ECONOMICA FEDERAL
  • Beneficiários de programas sociais
  • Trabalhadores com biometria anteriormente registrados no banco

De acordo com o presidente da instituição, Carlos VieiraA medida faz parte do esforço para modernizar o CAIXA e a expansão da inclusão bancária no país.

“No CAIXA, sempre buscamos soluções que facilitem a vida do cidadão. Com a biometria, tornamos a retirada do FGTS ainda mais acessível”, disse ele em comunicado.

Como funciona a retirada pela biometria?

O processo é simples e intuitivo. O cliente só precisa:

  1. Vá para um caixa eletrônico de caixa;
  2. Selecione a opção de retirada de biometria;
  3. Informar CPF ou NIS (número de identificação social);
  4. Posicionar o dedo no leitor biométrico;
  5. Escolha o modo de retirada e confirme a operação.

A transação será validada sem o requisito de cartão magnético ou senha numérica, reforçando a praticidade e reduzindo as filas em agências físicas.

Segurança reforçada: biometria como aliada contra fraude

Uma das principais justificativas para a adoção da biometria como método de autenticação é o aumento de Segurança em transações.

Ao eliminar cartões e senhas – que podem ser perdidos ou acessados ​​por terceiros – a caixa procura reduzir drasticamente casos de Fraude, estelionato e golpes com documentos falsificados.

De acordo com dados bancários, em 2024, o registro biométrico contribuiu para evitar milhões de cuidados de face -a -face. No total, Mais de 50 milhões de brasileiros já possuem dados biométricos registrados no CAIXA33 milhões se registraram apenas no ano passado.

A instituição estima que a biometria reduzida em 9 milhões o número de face -a -face Care Comparado a 2023, otimizando o tempo dos clientes e as agências de alívio.

Benefícios da biometria no acesso FGTS

Maior acessibilidade para os trabalhadores

A nova medida beneficiará especialmente os trabalhadores informais, os idosos e os beneficiários dos programas sociais que geralmente enfrentam dificuldades com senhas ou cartões perdidos.

Inclusão bancária

Digitalizar o acesso ao FGTS também é uma ferramenta para inclusão financeiraAo permitir que pessoas com baixa familiaridade digital acessem seus recursos com mais facilidade.

Agilidade no serviço

A expectativa do CAIXA é que o uso de biometria diminua a sobrecarga nas agências, pois a maioria das operações pode ser realizada nos caixas eletrônicos, Não há necessidade de senha ou fila na janela.

Modalidades de retirada de FGTs: entenda cada

Retirada por demissão sem justa causa

É o tipo mais comum de retirada. Ele permite que o trabalhador remova o saldo total do FGTS se descartado sem justa causa.

Kernel

Modalidade opcional, a retirada de aniqunada permite a remoção de parte do saldo anualmente no mês de nascimento. A adesão deve ser feita pelo aplicativo FGTS ou pelo site da CAIXA.

Retirada para aquisição de casa própria

Os trabalhadores podem usar os FGTs para pagar parte da entrada de uma propriedade ou amortizar parcelas de um financiamento. Nesse caso, a retirada é realizada mediante solicitação formal ao lado da caixa.

Retirada por calamidade pública, doença grave e aposentadoria

Essas situações específicas também permitem o acesso ao equilíbrio do FGTS, com a documentação de suporte.

Como registrar sua biometria na caixa?

Aqueles que não têm biometria registrada podem se registrar gratuitamente em qualquer agência do CAIXA. Para isso, é necessário:

  • Trazer documento oficial com foto (ID, CNH, etc);
  • Número atual de CPF e NIS;
  • Estar com o digital em boas condições (as lesões podem dificultar o processo).

O registro biométrico é rápido e leva menos de 10 minutos. O sistema também permite que o cliente atualize os dados de registro e revise as senhas vinculadas às contas.

O que ainda pode ser feito por um cartão cidadão?

Apesar da nova funcionalidade, Retiradas de até R $ 1.500 ainda podem ser feitas com o cartão Citizen e a senha numéricaEspecialmente nos terminais de auto -serviço e em dinheiro correspondente aqui.

O banco ressalta que a tecnologia de biometria será um complemento – não uma substituição total – das formas tradicionais de retirada.

Futuro da digitalização em bancos públicos

FGTS
Imagem: Freepik e Canva

A adoção de biometria pelo banco público segue uma tendência global de Digitalização de serviços financeiros. Em países como Índia e China, os sistemas de identificação biométrica são amplamente utilizados para acesso a benefícios sociais e bancos de comunidades isoladas.

No Brasil, o CAIXA surge como líder entre bancos públicos na modernização dos serviçosincluindo:

  • Transferências por reconhecimento facial no aplicativo de caixa possuem;
  • Depósitos via código QR em loterias;
  • Serviço com inteligência artificial nos canais digitais.

Conclusão: Um passo adiante na modernização dos FGTs

A possibilidade de retirar os FGTs pela biometria é mais do que uma inovação tecnológica: representa um avanço concreto na maneira como o trabalhador se relaciona com seu dinheiro.

Reduzindo barreiras de acesso, combate a fraude e modernização de serviços, a CAIXA reafirma seu papel como o banco social e digital do país.

Nos próximos meses, a instituição promete expandir ainda mais a funcionalidade digital, integrando novos serviços ao FGTS, como notificações de equilíbrio personalizadas disponíveis e 100% de serviço digital.

Para os trabalhadores, a mensagem é clara: Menos papel, menos linhas, mais fácil e segurança para acessar qual é o seu direito.



Fonte Seu Crédito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

20220615_233735 | mzansi taal. Un реасеkеереrѕ іn lebanon ѕау iѕrаеl hаѕ fіrеd on thеіr bаѕеѕ deliberately | ap news.