O Nubank anunciou em 2025 uma das funções mais esperadas por seus clientes: a possibilidade de fazer transferências de pix apenas com comandos de voz ou mensagens de texto. As notícias, baseadas na inteligência artificial, estão agora disponíveis na área de aplicação do aplicativo e promete tornar o processo até três vezes mais rápido que o método tradicional.
A fintech brasileira, reconhecida por sua inovação constante no setor financeiro, aposta em simplicidade e velocidade como as principais atrações do novo recurso. Agora, com apenas uma frase falada ou digitada, o cliente pode iniciar e concluir uma transferência sem navegar em várias telas de aplicativos.
Leia mais:
Os fundos imobiliários de Nubank ou Turbo Box? Veja qual investimento é mais vantajoso em 2025
Como o PIX funciona por comando de voz?

A nova funcionalidade permite ao usuário enviar dinheiro apenas falando o nome da pessoa e o valor desejado. A inteligência artificial de Nubank reconhece as informações, apresenta os dados da conferência e, após a confirmação e a digitação da senha, executa a transação em questão de segundos.
O passo a passo para usar o PIX por áudio é simples:
- Abra o aplicativo Nubank;
- Acesse a área de pix;
- Toque no ícone do microfone localizado na barra roxa na parte superior da tela;
- Se for a primeira vez, conceda permissão para o aplicativo acesse o microfone;
- Grave um áudio com o comando, por exemplo: “Transfira 50 reais para João”;
- Verifique as informações apresentadas;
- Confirme a operação e digite sua senha.
De acordo com o Nubank, o recurso foi projetado para entender a linguagem natural, que permite comandos simples, semelhantes à maneira como os usuários já se comunicam diariamente.
Pix por mensagem de texto também é uma opção
Além dos comandos de voz, o Nubank também fez a opção de fazer transferências por mensagem de texto. Na prática, o processo é semelhante, mas o cliente escreve o comando em vez de falar.
Veja como fazer um pix por mensagem de texto:
- Abra o aplicativo Nubank e acesse a área de pix;
- Na barra roxa superior, toque para abrir a opção de texto;
- Digite o comando, como: “20 reais para maria” ou “15 reais para a chave 1234567890”;
- Confirmar os dados;
- Termine a transferência com a digitação de senha.
A inteligência artificial da Fintech interpreta os comandos automaticamente e rapidamente, permitindo uma experiência de pagamento muito mais fluida.
Tecnologia a favor da segurança
Embora o foco esteja na praticidade, Nubank garante que a segurança continue prioritária. O sistema sempre requer confirmação final pelo cliente antes de fazer qualquer transação, por voz ou texto.
A Fintech também usa defesas inteligentes, um sistema de monitoramento que analisa o comportamento padrão do usuário. Se algum padrão suspeito ou fora da rotina for identificado, a transação poderá ser bloqueada automaticamente para proteção do cliente.
Outro recurso proeminente é o modo de rua, uma camada de segurança extra que restringe as transações financeiras quando o dispositivo do cliente está conectado a redes Wi-Fi desconhecidas. Essa funcionalidade impede as tentativas de fraude em locais públicos.
Experiência mais rápida e intuitiva
Segundo Nubank, os testes internos apontaram que a nova função pode acelerar o tempo de um pix até três vezes. Isso significa menos tempo gasto no processo e maior conveniência, especialmente em situações urgentes.
O objetivo da instituição é tornar as interações bancárias mais próximas da linguagem natural dos usuários. Com isso, os clientes que têm mais dificuldade com a tecnologia, como os idosos, também podem se beneficiar da funcionalidade.
Além disso, o sistema foi treinado para reconhecer diferentes formas de comando, mesmo com variações de sotaque e regionalismos, tornando o serviço acessível a uma ampla base de usuários.
Quando a função estará disponível?

A nova funcionalidade está agora disponível na versão mais recente do aplicativo Nubank. Os usuários que ainda não visualizaram a opção devem atualizar o aplicativo na Google Play Store ou nas lojas da Apple App Store.
Nas próximas semanas, o Nubank deve continuar melhorando o recurso com base no feedback do cliente e pode adicionar ainda mais comandos e integrações.
Reforço contra golpes financeiros
O lançamento do PIX por voz e texto acontece em um momento de atenção extra para a segurança nas transações digitais. Scams e fraude envolvendo Pix têm sido uma preocupação crescente no Brasil.
Portanto, o Nubank Reforça a importância dos usuários para confirmar de perto todos os dados antes de concluir a transferência. Além disso, orienta que qualquer comunicação sobre PIX por voz deve começar apenas com os canais oficiais da FinTech.