15 C
São Paulo
quarta-feira, julho 30, 2025

Auxílio-doença: governo limita prazo de concessão pelo Atestmed

NotíciasINSSAuxílio-doença: governo limita prazo de concessão pelo Atestmed


O governo federal publicou, na quarta-feira (11), uma medida provisória (MP) que estabelece novas regras para a concessão do benefício para a incapacidade temporária, popularmente conhecida como ajuda a doenças-através do sistema ATESTME. A partir de agora, os pedidos feitos à distância, com o envio de documentos médicos pela Internet, terão uma duração máxima de 30 dias. A decisão faz parte de um pacote de ações para substituir parcialmente o aumento do imposto sobre operações financeiras (IOF) e controlar os gastos da Previdência Social.

A mudança representa uma redução significativa no tempo permitido para o benefício concedido digitalmente. Até então, era possível receber assistência por até 180 dias sem a necessidade de se submeter a um conhecimento médico de face -face.

Leia mais:

A Apple fecha o apoio a iPhones e Macs antigos; Veja se o seu está na lista

Entenda o que muda com a medida provisória

Edital A imagem mostra um médico exibindo um documento em um tablet. Inss doença
Imagem: Pressfoto/ Freepik

Fim da concessão prolongada via Atested

Atestmed é um sistema criado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) Em 2024, a fim de otimizar a análise dos benefícios da doença. Por meio dele, o segurado pode solicitar o benefício apresentando apenas certificados e relatórios médicos sem participar fisicamente de uma filial de pensão. A ferramenta foi bem recebida por reduzir as filas e acelerar o serviço, mas também levantou preocupações sobre a possibilidade de fraude ou concessões inadequadas.

Agora, com o novo MP, o benefício concedido por esse meio será limitado a 30 dias. Se o cidadão precisar de mais tempo de remoção, será necessário passar por uma experiência médica de face -face ou, em alguns casos, usar a modalidade de telemedicina, de acordo com a disponibilidade do INSS.

Prazos diferenciados e exceções justificadas

A medida também abre a possibilidade do poder executivo de estabelecer diferentes prazos de subsídios de acordo com o tipo de segurado do regime geral da Seguridade Social (RGPS), desde que o limite de 30 dias seja respeitado. Ou seja, o tempo pode variar de trabalhadores formais, contribuintes individuais e segurado especial.

Também de acordo com o texto do MP, esse limite de duração pode ser excepcionalmente expandido pela justificativa técnica e por um tempo determinado, desde que haja um ato formal do executivo que autorize a medida.

Estratégia do governo: conter despesas e reforçar o orçamento

O Seguro Social gasta controle

A restrição ao uso do ATESTED é uma das várias ações do governo para conter o crescimento de despesas obrigatórias, especialmente a Seguridade Social. Os benefícios de penteados em incapacidade, que começaram nos anos anteriores, continuam sendo uma prioridade do Ministério da Seguridade Social.

O novo limite também surge como uma resposta à crescente pressão tributária enfrentada pela equipe econômica, que busca atingir as metas de responsabilidade orçamentária sem recorrer a aumentos significativos de impostos. Com isso, o governo escolhe revisar os mecanismos de concessão de benefícios sociais como uma maneira de gerar economia.

As compensações entre os regimes de seguridade social também mudam

Outro ponto importante do deputado é a limitação da compensação financeira entre os RGPs e os regimes, estados e municípios da Seguridade Social do sindicato. A partir de agora, essa compensação será restrita à alocação do orçamento disponível no momento do orçamento, o que pode afetar o equilíbrio financeiro das entidades federativas.

A profundidade do seguro sofre cortes e depende do orçamento

Nova regra para pescadores artesanais

O governo também aproveitou a publicação do deputado para impor mudanças no seguro, benefício dos pescadores artesanais durante o período de proibição de pesca em preservação ambiental. A principal mudança é que o pagamento não é mais obrigatório, dependendo da previsão específica do orçamento.

Além disso, a responsabilidade de emitir o registro profissional de pescadores artesanais será transferida do Ministério da Pesca para os municípios onde os trabalhadores residem. O documento é um requisito essencial para o lançamento do benefício.

Essas medidas surgem em meio a crescentes preocupações do Ministério das Finanças com o ritmo de crescimento de despesas com o seguro. Até 2025, dos R $ 6,4 bilhões orçados para esse benefício, R $ 5,6 bilhões foram gastos até agora. Em 2024, R $ 5,8 bilhões foram desembolsados ​​e, em 2023, R $ 4,9 bilhões.

Programa Péca-Degia entra no orçamento da educação

atested
Imagem: Freepik/ Edição: Seu crédito digital

Regularização fiscal do incentivo do aluno

Outra iniciativa importante incluída no MP é a formalização do Programa Pé-Degia dentro do orçamento constitucional de educação. O projeto, que oferece uma espécie de bolsa de estudos escolares do ensino médio, havia sido financiada com fundos colaterais extraordinários, como o FGO (Fundo de Garantia de Operações) e FGEDUC (Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educacional).

Com a nova regra, as filmagens agora estão incluídas pelo menos investimentos constitucionais em educação-que exige que 18% da receita tributária líquida seja direcionada para a área. A mudança atende a um requisito do Tribunal Federal de Auditoria (TCU), que havia concedido um prazo para a regularização da despesa.

A decisão também permite que o governo abra espaço de orçamento para outras áreas, pois os recursos educacionais agora abrangem o programa, reduzindo a necessidade de fundos adicionais.

Repercussões e próximas etapas

A medida provisória entra em vigor imediatamente, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional dentro de 120 dias para evitar validade. Durante esse período, é possível que haja mudanças no texto, de acordo com debates com parlamentares e pressão dos setores afetados.

Os sindicatos dos trabalhadores, especialmente aqueles ligados à pesca e à previdência social, já mostram preocupação com o impacto das mudanças. Também discutiu a eficácia do novo modelo de concessão de assistência de doença e se a limitação de 30 dias pudesse gerar gargalos na rede de conhecimentos médicos, que já enfrenta o déficit dos profissionais.

Imagem: Guschenkova / Shutterstock.com – Edição: Seu crédito digital



Fonte Seu Crédito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

carrito fajas dulce figura.