14.6 C
São Paulo
sábado, julho 26, 2025

Fila de espera do INSS chega a 2,45 milhões de pedidos em junho

NotíciasINSSFila de espera do INSS chega a 2,45 milhões de pedidos em junho


O número de solicitações em análise ou pendente no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) permanece alto. Em junho de 2025, a linha de espera chegou 2.447 milhões de solicitaçõesDe acordo com dados parciais divulgados na terça -feira (24), durante uma reunião do Conselho Nacional de Seguridade Social (CNPs). O total representa um redução em comparação com maioQuando o número atingiu 2,565 milhões de processos.

Apesar da queda, a fila continua sendo um dos principais desafios dos INSs atuais e do governo federal. A situação gerou preocupação entre especialistas, parlamentares e, especialmente, entre os segurados que aguardam respostas à aposentadoria, pagamento por doença, pensão da morte, pagamento de maternidade e outros benefícios.

Leia mais:

Você pode antecipar a retirada do Anniversary do FGTS sem um caixa? Entender


Atrasos até persistem com ações do governo

INSS
Imagem: Imagens de estoque do Vietnã Shutterstock.com – Edição: Seu crédito digital

A redução ainda não resolve gargalos históricos

O diretor de benefícios e relacionamento com o cidadão do INSSAssim, Márcia Eliza de SouzaResponsável pela apresentação dos dados aos CNPs, reconheceu os avanços, mas disse que a linha permanece “volumosa” e requer esforços contínuos.

“Trabalhamos para reduzir os prazos de resposta, com esforços conjuntos, contratação temporária e digitalização de processos. Mas ainda enfrentamos barreiras estruturais e alta demanda”, disse o diretor.

Segundo Marcia, o Pico da Vila foi registrado em março deste anoQuando o total chegou a 2,707 milhões de solicitações. A redução nos meses seguintes é vista como positiva, mas não representa a normalização.


Distribuição de solicitações em junho

Os benefícios de incapacidade lideram a fila

A pesquisa do INSS detalha o número de solicitações acumuladas pelo tipo de benefício. Veja a divisão parcial de junho:

  • Benefícios de incapacidade (Subsídio de doença e aposentadoria por incapacidade): 1,17 milhão
  • Cuidados e benefícios especiais da legislação (como BPC): 654 mil
  • Pensões (por idade, tempo de contribuição, especial): 340 mil
  • Maternidade Salário: 153 mil
  • Pensões e benefícios para prisão: 129 mil

Esta distribuição reforça o impacto que os benefícios da deficiência exercem no sistema, representando quase metade da linha total.


Expectativa de quem está na fila

Relatório segurado frustração com atraso

Para os brasileiros que dependem dos benefícios, a espera tem um impacto direto na qualidade de vida. Cláudia Ferreira58, residente de São Gonçalo (RJ), aguardou mais de cinco meses esperando uma resposta ao pedido de aposentadoria por idade.

“Eu tenho todos os documentos certos, mas meu pedido está de pé. Não posso pagar meu seguro de saúde ou ajudar minha filha que está desempregada”, diz Claudia.

Casos como os dela são comuns. Apesar da informatização dos sistemas, muitos requisitos ainda dependem da análise humana, especialmente nos casos em que há divergência documental ou necessidade de experiência médica.


O que foi feito para reduzir a linha?

INSS aposta na digitalização e força -tarefa

Desde o início do ano, o INSS adotou medidas para tentar conter o crescimento da linha, destacando:

  • Análise de benefícios mutáriosrealizado principalmente nos fins de semana;
  • Expansão do uso da inteligência artificial para classificar processos simples;
  • Parcerias com outros órgãos públicos acelerar conhecimentos e avaliações;
  • Contratando servidores temporários focando na redução do estoque acumulado.

O Ministério da Seguridade Social também anunciou, em março, o reforço de investimentos para a modernização de sistemas internos e treinamento de funcionários. No entanto, Os sindicatos dos servidores denunciam a sobrecarga de trabalho e a falta de estrutura adequadaque limita os efeitos das ações implementadas.


Objetivo do governo: reduza o termo para 45 dias

Mas a realidade atual ainda está longe do objetivo

O governo federal definiu como uma meta que o Termo médio para conceder benefícios ser reduzido para 45 diasconforme previsto na lei 8.213/1991. Atualmente, muitos pedidos recebem De 90 a 180 dias A ser analisado, especialmente em casos que requerem experiência médica.

Presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) foi acusado por parlamentares e entidades da sociedade civil para que Priorize a solução de linha INSSconsiderado um pescoço histórico da Administração Pública Federal.


Especialistas cobram mais transparência e investimento

INSS Reduction Roining
Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Falta de orçamento e déficit de servidor são obstáculos

Especialistas em seguridade social apontam que A fila não será eliminada apenas com ações pontuaiscomo esforços conjuntos. É necessário, segundo eles, uma reformulação mais profunda.

“Sem uma equipe estável estável e adequadamente treinada, além do orçamento contínuo, o problema tende a se repetir nos próximos anos”, diz o advogado da Seguridade Social Diego Cherulli.

A falta de concursos para o INSS desde 2015 e o alto número de servidores aposentados são outros fatores que contribuem para processos lentos. Estima -se que o déficit de servidores exceda 8 mil profissionais em todo o país.


A pressão por respostas cresce nas redes e no Congresso

O CPI da Seguridade Social é considerado novamente

A pressão popular se intensificou nas redes sociais, com Segurado usando hashtags para denunciar atrasos e procure respostas. Além disso, existe movimentos no Congresso Nacional Para estabelecer um novo Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI)Para investigar as causas da lentidão e propor soluções de longo prazo.


Conclusão: Problema estrutural ainda sem solução definitiva

A redução no número de Ordens INSs pendentes entre maio e junho de 2025 é um sinal de avanço, mas ainda insuficiente em face do volume acumulado. Com Mais de 2,4 milhões de solicitações em esperaO cenário destaca a necessidade urgente de um reforma estruturalcom investimentos em tecnologia, pessoal e gerenciamento.

Enquanto isso, milhões de brasileiros continuam esperando por um direito básico: Acesso digno e eficiente à seguridade social.

Imagem: Freepik/ Edição: Seu crédito digital



Fonte Seu Crédito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Martins ad network.