O governo federal, através do INSSJá retornou R $ 1 bilhão para aposentados e aposentados vítimas de Fraude inadequada e descontos em seus benefícios de previdência social.
A informação foi confirmada pelo Ministro da Seguridade Social, Wolney Queirozque apontou que 99% das vítimas que ingressaram no acordo já receberam o dinheiro corrigido pela inflação.
A medida faz parte de um acordo entre o executivo e o Tribunal Federal Supremo (STF)que autorizou a liberação de um crédito extraordinário de R $ 3,3 bilhões Para garantir o pagamento imediato às vítimas, enquanto os processos contra associações e empresas envolvidos ainda estão em andamento.
Leia mais:
INSS CPMI: o filho de Lewandowski é suspeito de blindagem em esquemas de fraude
O reembolso já atingiu 2,3 milhões de beneficiários

Pagamento rápido e integral
De acordo com Wolney QueirozO reembolso está sendo feito ágil:
“Se o aposentado ingressar no programa, dois ou três dias depois ele recebe a parcela integralmente. O governo pagará o dinheiro àqueles que foram feridos”, disse o ministro.
Até agora, 2,3 milhões de aposentados e pensionistas já foram contemplados. O valor é pago em porção únicacom a correção monetária, garantir que o segurado não seja prejudicado pelas perdas acumuladas.
Grande demanda nos correios
O ministro enfatizou que havia Alta demanda por cuidados de face -a -face nos correios. Enquanto o governo estimou que apenas 1% dos segurados procuraria esse canal, o índice alcançou 30% dos presentesrevelando a importância da estrutura física para servir a idosos com dificuldades digitais.
Fraude e descontos inadequados: o que aconteceu
Investigações de Polícia Federal e de Procurador -Geral do União (AGU) apontou que milhares de aposentados e aposentados foram vítimas de Descontos não autorizados em seus benefíciosrealizado por Associações de fachadas.
Entre as práticas identificadas estavam:
- Registro forjado de associação de associações;
- Documentos falsos usados como autorização;
- Dívidas automáticas em benefícios sem consentimento.
O esquema levou à abertura de Comissão Parlamentar Mista (CPMI) da INSS (CPMI)que investiga responsabilidades e busca mecanismos para proteger o segurado.
Prazo para solicitar compensação
O governo definiu que aposentados e aposentados terão até 14 de novembro de 2025 Para ingressar no programa de retorno dos valores.
A solicitação pode ser feita por três canais oficiais:
- Meu aplicativo INSS;
- Pós -agências;
- Telefone central 135.
Como pedir reembolso
Pelo aplicativo meus inss
- Acesse o Meus inss com CPF e senha Gov.br;
- Vá para Solicita solicitações;
- Clique em Completar (Se houver mais de uma solicitação, faça -o em cada um);
- Enrole para o último comentário e selecione a opção “Eu aceito receber”;
- Clique em Para enviar;
- Aguarde a liberação do pagamento.
O processo é livre e não requer o envio de documentos adicionais.
Pelos correios
No Pperson Care, é adequado para aqueles que têm dificuldades no acesso digital.
O segurado deve tomar:
- Documento de identificação oficial.
Nos correios, é possível:
- Consultar descontos aplicados;
- Concurso dívidas não autorizadas;
- Confirmar descontos executados;
- Acompanhar o progresso dos concursos;
- Receba protocolo com diretrizes de acompanhamento.
Se o segurado não pode comparecer, ele pode nomear um Representante legal com a procuração autenticada (somente para consulta).
Por telefone 135
Central 135 pode ser usado para obter informações e registrar concursos, mas o aderência formal ao reembolso só pode ser feito por Meus inss ou pessoalmente Correspondência.
INSS CPMI: Governo e Congresso em ajuste
Ministro disponível para a Comissão
Wolney Queiroz disse que já enviou um INSS CPMI tornando -se disponível para fornecer esclarecimentos sobre ações do governo.
“Estive no Senado e na Câmara em uma longa audiência. Agora enviei uma carta com datas que estou disponível para ajudar com as informações que tenho”, disse o ministro.
Testemunho acentuado
Espera -se que Wolney participe do comitê do dia 9 de outubroÀs 9h, para detalhar o progresso dos retornos e as próximas etapas das investigações.
De acordo com o STF e o crédito extraordinário
O retorno imediato dos valores só foi possível graças a um Acordo assinado com o STFque autorizou a abertura de um crédito extraordinário de R $ 3,3 bilhões.
Este recurso serve como avançar Para aposentados e aposentados, enquanto os valores bloqueados de associações e empresas investigados ainda estão em procedimentos judiciais.
Segundo Wolney, os processos podem levar anos, mas o objetivo era garantir que as vítimas não esperassem tanto tempo ser reembolsado.
Serviço de prioridade e seguro
O governo determinou que o serviço para aposentados e pensionistas tem:
- Linhas;
- Windows exclusivos em agências com gerenciamento de serviços;
- Equipes treinadas para guiar os idosos;
- Plataforma digital independente para proteger dados confidenciais.
Essas medidas foram projetadas para evitar exposições adicionais do segurado e dar agilidade aos processos.
Como saber se você tem valores para receber


Para verificar se era uma vítima de desconto inadequado, o segurado pode:
- Consulte a declaração de pagamento no aplicativo meus inss;
- Procure atendimento nos correios;
- Ligue para 135 e peça informações sobre descontos da associação.
Se você identificar irregularidades, deve disputar imediatamente e solicitar adesão ao contrato.
Considerações finais
O retorno de R $ 1 bilhão já realizado pelo governo para 2,3 milhões de aposentados e pensionistas Representa um avanço importante no combate a fraude no sistema de seguridade social. A velocidade do pagamento mostra que o contrato assinado com o STF foi decisivo para garantir Reparação imediata às vítimas.
Até 14 de novembro de 2025Os beneficiários devem estar alertas para não perder o direito de compensação. Serviço gratuito para Meus inssAssim, Correspondência e Central 135 Oferece alternativas diferentes para facilitar a adesão.
O desafio agora é o dobro: Verifique se todos os feridos são reembolsados e Punindo associações fraudulentasGarantir que aposentados e aposentados nunca sejam alvos de esquemas semelhantes.