21.4 C
São Paulo
segunda-feira, julho 28, 2025

Ressarcimento do INSS para aposentados será feito em uma única parcela, afirma ministro

NotíciasINSSRessarcimento do INSS para aposentados será feito em uma única parcela, afirma ministro


O Procurador Geral da União (AGU) confirmou, na terça -feira (18), que o governo federal reembolsará porção única aposentados e aposentados vítimas de descontos indevidos aplicado por Associações de classe diretamente nos benefícios pagos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Estima -se que o pagamento seja feito ainda este ano, através de um processo simplificado e administrativo.

A declaração foi feita pelo ministro de Agu, Jorge MessiasDurante uma transmissão ao vivo com o INSS. A medida visa resolver milhares de disputas sem a necessidade de judicização e proteger os beneficiários do golpe.

Leia mais:

Automático, programado, aproximação e parcela: aprenda as diferenças

Reembolso sem ação legal

INSS descontos
Imagem: Freepik/Edição: Seu crédito digital

Agu desencoraja o judiciário

Durante a conferência de imprensa, o Messias perguntou aos beneficiários Não entre na justiça para pedir compensação. O apelo também foi estendido a advogados, pedindo que eles oriessem seus clientes para optar por Procedimento Administrativo. “Queremos pagar”, disse o ministro.

O aviso ocorre em face do alto número de ações em andamento: de acordo com dados da AGU, mais do que 69 mil processos Hoje são contra a união sobre esse assunto, com decisões desfavoráveis ​​ao governo em pelo menos 17 mil casos.

Além disso, o Messias chamou a atenção para a ocorrência de Falsos ataques e promessas de reembolsoque foram disseminados por meio de anúncios enganosos, especialmente em redes sociais e aplicativos de mensagens. “Vimos propostas selvagens para que esses aposentados recebam valores em reais, e isso levou muitos aposentados a cair em golpes”, disse ele.

Situação atual e próximos passos

A etapa de resposta da associação está em andamento

Os aposentados e aposentados que contestaram descontos considerados irregulares começaram a receber as respostas das associações desde a semana passada. Desde o dia 9 de junhoSegurado pode consultar as informações fornecidas pelas entidades no aplicativo Meus inss ou através Central 135.

Aqueles que preferiram o serviço de face -a -face começaram a receber os documentos no dia 16 de junhonas agências de Correios qualificados. Esse canal alternativo é fundamental para aqueles que não têm acesso à Internet ou enfrentam dificuldades no uso do aplicativo.

Para o Respostas da associação estão sendo divulgados gradualmente, pois o prazo legal para as entidades responde aos concursos é 15 dias úteiscontado a partir da notificação.

Como funcionará o processo de reembolso

Entender os cenários e prazos

O reembolso aos aposentados será possível após a análise das respostas enviadas pelas associações. Eles existem Dois caminhos possíveis:

1. Quando a associação Não prove autorização:

Nesse caso, o INSS iniciará a coleta administrativa e o beneficiário poderá seguir o processo por meu aplicativo INSS ou na Central 135. A partir daí, o reembolso será programado para ocorrer em uma única parcelaeste ano.

2. Quando a associação alegar que o desconto foi autorizado:

Se a entidade apresentar suposta autorização judicial ou documentos de adesão voluntária, o segurado terá um período de 30 dias para Manifesto Acordo ou não com a justificativa apresentada. Esta demonstração também pode ser feita pelo aplicativo, telefone ou pessoalmente.

Nos dois casos, o Análise de documentários Detalhado só pode ser feito pelo aplicativo meu INSS ou nas agências dos correios, pois não é possível visualizar documentos por telefone.

O Seguro Social Ele relatou que o tempo exato entre a resposta das entidades e o pagamento ainda será divulgado.

Como saber se você tem o direito de reembolsar

Reembolso de fraude do INSS
Imagem: Freepik e Canva

Passo a passo para consulta e solicitação

O procedimento para descobrir se há descontos irregulares e solicitar reembolso é simples. Veja como fazer:

  1. Acesse o aplicativo Meus inss;
  2. Faça login com CPF e senha;
  3. No campo “O que você precisa?” “Consulte os descontos de entidades”;
  4. O sistema indicará se Desconto da associação;
  5. Se houver descontos, será necessário Marque se eles fossem autorizados;
  6. Relatório E-mail e telefone de contato;
  7. Confirmar as informações fornecidas;
  8. Clique em “Enviar declarações” para terminar.

Se você preferir, o serviço pode ser feito pelo Central 135 ou pessoalmente em um correio qualificado.

Escala de problemas

Mais de 3 milhões de pedidos de reembolso

Desde que as disputas foram abertas, quase 3,2 milhões de beneficiários já solicitaram a revisão de descontos supostamente ilegais. De acordo com Controlador Geral da União (CGU)Os valores mantidos indevidamente envolvem entidades que operam desde 2016 com supostas autorizações para aplicar descontos diretamente em benefício dos aposentados.

Essas associações, na maioria dos casos, são Sindicatos ou entidades de classe Eles afirmam ter obtido consentimento para descontar as taxas mensais relacionadas a serviços, seguros ou acordos – geralmente sem que o beneficiário tenha conhecimento ou contrato.

Audiência de conciliação STF

Supreme tentará concordar com entidades e governo

Próximo Terça -feira (24 de junho)O Supremo Tribunal Federal (STF) realizará uma nova audiência de conciliação no tema. O objetivo é procurar um acordo entre o sindicato, INSs, associações e órgãos de controleComo o Serviço Federal de Ministério Público, para garantir um processo transparente, seguro e rápido para todos os envolvidos.

A mediação tenta impedir que o problema ovance ainda mais as pessoas judiciárias e seguradas permanecem vulneráveis ​​a fraudes e informações erradas.

Imagem: Freepik/ Edição: Seu crédito digital



Fonte Seu Crédito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Mozambique іѕ thе wоrld’ѕ еіghth poorest country, according tо thе wоrld bank, wіth a gdp реr саріtа оf juѕt $608.