23.6 C
São Paulo
domingo, agosto 3, 2025

Famílias de vítimas da Air India Slam ‘Cobert-up’ sonda, pois as perguntas permanecem acima da possível confusão do interruptor do motor

NotíciasMundoFamílias de vítimas da Air India Slam 'Cobert-up' sonda, pois as perguntas permanecem acima da possível confusão do interruptor do motor


As famílias das vítimas que morreram tragicamente no acidente da Air India criticaram o relatório preliminar como um encobrimento.

O mistério se aprofundou sobre a causa real do acidente depois que uma investigação inicial descobriu que os interruptores de combustível do avião foram cortados, o que levou a uma perda catastrófica de impulso durante a decolagem inicial.

13

As autoridades inspecionam os restos do avião de passageiros da Air India no local do acidente perto do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel em AhmedabadCrédito: EPA
Os civis assistem como bombeiros e pessoal de resgate trabalhar no local de um acidente de avião.

13

Bombeiros indianos e pessoal de resgate trabalham no local de um avião da Air IndiaCrédito: AP
Naufrágios de avião incorporados em um prédio.

13

TRUSTIMCrédito: Getty
Avião de avião sobre edifícios.

13

O avião segundos antes do desastreCrédito: x/nchoranandn

As descobertas iniciais no relatório de 15 páginas divulgadas pelas autoridades indianas indicam que os interruptores para os suprimentos de combustível dos motores foram movidos da posição “Run” para “CutOff”.

“O motor N1 e N2 começaram a diminuir de seus valores de decolagem à medida que o suprimento de combustível para os motores foi cortado”, afirmou o relatório.

Os interruptores de combustível foram então alternados para a posição “Run”, e os motores pareciam estar se reunindo podermas não conseguiu impedir que o avião desacelere.

Um dos pilotos transmitiu “Mayday Mayday Mayday”, afirmou o relatório.

A análise da gravação de voz do cockpit revelou que um dos pilotos perguntou: “Por que você cortou?”

Ao qual o outro piloto respondeu: “Eu não”.

Embora o relatório não identifique quais comentários foram feitos pelo capitão do voo e quais foram feitos pelo primeiro oficial.

Ele disse que não “identifica a causa – seja erro da tripulação, mau funcionamento mecânico ou falha eletrônica”.

No entanto, as famílias de algumas das 260 vítimas criticaram o relatório, dizendo “elas não aceitam”.

Eles chamaram a investigação de “tendenciosos” e disseram que apenas parece “culpar os pilotos mortos”.

Ameen Siddiqui, cunhado de Akeel Nanabawa, que morreu ao lado de sua esposa e sua filha de quatro anos, disse O telégrafo: “É um encobrimento para proteger o ar Índia e o governo.

“Eles querem culpar os pilotos mortos que não podem se defender.

“Como os interruptores de combustível podem acabar desligando em um momento crítico, seja por erro piloto ou uma falha mecânica?”


Principais descobertas do relatório:

  • Desligamento duplo do motor – Os interruptores de corte de combustível foram movidos de ‘corrida’ para ‘corte’
  • Confusão entre pilotos – Cockpit Audio confirma que um piloto perguntou ‘Por que você se corte’, o outro respondeu ‘eu não’
  • Rato implantado – Como visto em imagens de CCTV antes do acidente
  • Relunda do motor tentou – Os interruptores de combustível foram encontrados retornados ao “Run” no local do acidente
  • 32 segundos – o tempo Aeronaves estava no ar antes de travar
  • Incompatibilidade de alavancas de empuxo – As alavancas de impulso encontradas no Idle, mas os dados da caixa preta mostram que o impulso de decolagem ainda estava envolvido
  • Passe de teste de combustível – combustível estava limpo sem contaminação
  • Configuração normal de decolagem – retalhos e trem de pouso configurados corretamente
  • Sem atividade de aves – céu limpo, boa visibilidade, ventos leves
  • Credenciais piloto claro – Medicamente apto e descansado
  • Nenhuma sabotagem detectada – Embora a FAA tenha alertado sobre uma vulnerabilidade conhecida de comutação de combustível não verificada pela Air India
  • Carregamento de aeronaves – O voo estava dentro dos limites de peso e equilíbrio

“E se esses pilotos eram tão descuidados, por que o governo lhes permitiu voar? Índia Até recentemente, era de propriedade do governo “.

Enquanto isso, a prima das irmãs Dhir e Heer Baxi, que estavam voltando para casa em Londres depois de surpreender sua avó no aniversário dela, disse que “não estava satisfeito” com o relatório.

Ishan Baxi disse: “Ainda esperamos uma investigação mais transparente e honesta que não evite abordar possíveis falhas mecânicas ou lapsos no protocolo para evitar futuro acidentes potenciais.

“Só espero que o relatório final almite total clareza sobre o que exatamente falhou e quem é responsável. Não deve se esconder atrás de termos vagos”.

A Associação de Pilotos de Aérea da Índia (APAI) disse que o relatório foi tendencioso e sem evidências suficientes.

No entanto, o ministro da Aviação Civil da Índia, Ram Mohan Naidu Kinjarapu, disse que os investigadores investigaram de uma maneira “madura e transparente”.

“Este é um relatório preliminar. Queremos que o relatório final entre, então vamos esperar”, acrescentou.

O capitão Sumeet Sabharwal e o primeiro oficial Clive Kunder tiveram mais de 14.000 horas de experiência de vôo entre eles – incluindo cerca de 9.000 horas no 787.

Virar os interruptores para cortar quase imediatamente corta o suprimento de combustível para os motores.

É mais frequentemente usado para desligar os motores quando um avião chegar ao portão do aeroporto e em certas situações de emergência, como um incêndio no motor.

Diagrama de controles de cockpit de aeronaves, incluindo alavancas de impulso, interruptores de combustível do motor e um mecanismo de bloqueio.

13

Uma vista do cockpit de uma aeronave Boeing 787 Dreamliner mostra o interruptor de combustível; Anotações dos gráficos do solCrédito: Getty
Retrato de um piloto sorridente de uniforme.

13

Capitão Sumeet Sabharwal foi o piloto principal
Piloto usando óculos de sol e uma máscara facial.

13

Clive Kunder foi o co-piloto no voo condenado
Naufrágio de avião em um local de acidente com bombeiros.

13

Detritos no local de um acidente de avião perto do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai PatelCrédito: EPA

Mas o relatório inconclusivo, que ocorreu após 30 dias de acidente, não indica que o voo encontrou qualquer situação de emergência.

É quase impossível desligar os interruptores acidentalmente – eles devem ser puxados para cima e trancados antes de virar – um recurso de design de segurança que foi introduzido décadas atrás.

Os guardas de proteção são ainda mais instalados para minimizar os riscos – levantando mais questões sobre o motivo pelo qual os interruptores de combustível no voo da Air India foram desligados.

Fontes dizem que a análise da caixa preta até agora não conseguiu descartar a ação “imprópria, inadvertida ou intencional” que os levou a ser invertidos.

Curiosamente, o relatório ressalta que a Administração Federal de Aviação dos EUA em 2018 emitiu um Boletim Especial de Informações sobre aeronavegabilidade (SAIB) – destacando que alguns interruptores de controle de combustível da Boeing 737 foram instalados com o recurso de travamento desativado.

Mas não era considerado inseguro, e nenhuma diretiva de aeronavegabilidade (AD) – uma regulamentação legalmente aplicável para corrigir condições inseguras em um produto – foi emitida, de acordo com o BBC.

O mesmo design do Switch é usado em aeronaves Boeing 787-8, incluindo o VT-Anb Dreamliner da Air India em questão.

Ilustração do acidente de avião perto do aeroporto de Ahmedabad, mostrando traje de vôo e altitude.

13

No local do acidente, ambos os interruptores de combustível foram encontrados na posição de execução e houve indicações de ambos os motores que se relacionam antes do acidente de baixa altitude

Especialistas disseram que um piloto não seria capaz de mover acidentalmente os interruptores de combustível.

“Se eles foram movidos por causa de um piloto, por quê?” Perguntou -nos o especialista em segurança da aviação Anthony Brickhouse.

Nenhuma atividade significativa de aves foi observada nas proximidades da trajetória de vôo do avião, acrescentou o relatório.

O Boeing 787 Dreamliner com 242 passageiros a bordo – incluindo 53 britânicos – esmagou um albergue de médicos em Ahmedabad, no oeste da Índia.

O avião foi para Londres Gatwick quando caiu apenas alguns segundos após a decolagem.

Segundos antes do acidente, a Boeing foi filmada voando baixo sobre a área residencial de Meghani Nagar, com os pilotos parecendo estar em uma tentativa desesperada de manter o avião no ar.

Momentos depois, foi visto desaparecendo atrás dos edifícios antes que uma enorme explosão fosse vista à distância.

O passageiro britânico Vishwash Kumar Ramesh, 40, foi o único sobrevivente do acidente fatal.

Ele trapaceou a morte depois de ter sido jogado do assento 11a no jato ardente da Air India – escapando com ferimentos leves e filmado indo embora após o naufrágio.

Imagens incríveis o mostraram se afastando dos destroços quase ileso.

Flanqueado pelos habitantes locais, ele pode ser visto caminhando em direção a uma ambulância com sangue batendo seu rosto.

Falando em hindi, ele diz: “Acabei de sair do avião, explodiu”.

Detritos de colisão de avião dentro de um prédio danificado.

13

O trem de pouso do avião da Air India caiu diretamente no BJ Medical College Ug Hostel MessCrédito: X/Mitrapredator
Trabalhadores de resgate no local de um incêndio.

13

As equipes de busca e resgate respondem à cena de um acidente de avião em Ahmedabad, ÍndiaCrédito: AP
Homem com curativo no olho.

13

Vishwash Ramesh, o único sobrevivente do acidente da Air India, posa pela primeira vez desde o desastreCrédito: Dan Charity
Um homem de casaco branco confortando um paciente em uma cama de hospital.

13

O primeiro -ministro indiano Narendra Modi visitando o único sobrevivente em um acidente de avião da Air India em um hospital em AhmedabadCrédito: Alamy



The Sun

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Earn passive money with an ai blog.