A Delta Air Lines quebrou seu silêncio por uma mudança controversa que espera trazer ao preço dos ingressos.
No mês passado, a companhia aérea confirmou os planos de alterar os preços para 20% de seus vôos domésticos até o final do ano com a ajuda da inteligência artificial.
O anúncio de que usaria a IA para preços durante um teste de dois anos com a empresa de preços de IA Fetcherr provocou uma grande reação com os legisladores.
“[It’s] Uma reengenharia completa de como preços e como estaremos preços no futuro “, o presidente da Delta Glen Hauenstein disse durante o dia do investidor da empresa em novembro.
Ele disse que os preços determinados pela IA seriam personalizados, ajudando a “entrar na mente de nosso cliente e apresentar a eles algo relevante para eles, na hora certa, pelo preço certo”.
Os senadores democratas Ruben Gallego, Mark Warner e Richard Blumenthal voltaram à mudança no mês passado.
Eles reivindicado Punisaria os clientes individualmente, caminhando preços “para o” ponto de dor “pessoal de cada consumidor – algo que a Delta negou.
Os legisladores citaram um comentário feito em dezembro por Hauenstein, no qual ele ligou o sistema de IA e os preços dinâmicos.
Ele disse que a IA seria capaz de preço de bilhetes com base no cálculo de “a quantidade de pessoas que as pessoas estão dispostas a pagar pelos produtos premium relacionados às tarifas básicas”.
Mas, abordando as preocupações, a Delta confirmou que não estará usando a IA para obter tarifas de preços individualmente.
A companhia aérea de Atlanta escreveu sua resposta à reação em uma carta aos senadores.
“Não existe um produto de tarifa que a Delta já tenha usado, está testando ou planos de usar que visam os clientes com preços individualizados com base em dados pessoais”, confirmou a Delta.
“Nosso preço do ingresso nunca leva em consideração os dados pessoais”.
O diretor de assuntos externos, Peter Carter, acrescentou que a empresa tem “tolerância zero” por preços predatórios.
“Nossa funcionalidade de preços movida a IA foi projetada para aprimorar nossos processos de preços de tarifa existentes usando dados agregados”, disse ele.
“Essa tecnologia é uma ferramenta de suporte de decisão que simplesmente fornece informações informadas para nossos analistas, que supervisionam e ajustam as recomendações para garantir que sejam consistentes com nossa estratégia de negócios”.
Os legisladores receberam as notícias da companhia aérea, mas ainda levantaram preocupações sobre os dados pessoais que a IA estará usando.
Carter disse que não seria compartilhar nenhuma informação pessoal do cliente com o Fetcherr.
“A Delta está dizendo a seus investidores uma coisa e depois se virando e dizendo ao público outro”, disse Gallego após a carta.
“Se a Delta está de fato usando dados agregados em vez de individualizados, isso é notícia bem -vinda”.
A companhia aérea não comentou esta última declaração dos legisladores.
É quando os representantes do democrata Greg Casar e Rashida Tlaib introduziram legislação que proibiria as empresas de usar a IA para “definir preços ou salários com base nos dados pessoais dos americanos”.
A conta do Stop Ai Price Gouging e Saly Fixing Act foi introduzido em 23 de julho.
“Se você sabe ou não, você já pode estar sendo enganado pelas empresas usando seus dados pessoais para cobrar mais”, disse o congressista do Texas Casar.
“Esse problema só vai piorar, e o Congresso deve agir antes que isso se torne uma crise completa”.