14.8 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 6, 2025

Implosão do submarino Titan: Oceangate tinha protocolo de segurança ‘gravemente falho’, diz investigação

NotíciasMundoImplosão do submarino Titan: Oceangate tinha protocolo de segurança 'gravemente falho', diz investigação




O que é uma ‘implosão’ e o que acontece quando um submarino implodia? O titã submarino implodiu porque foi projetado inadequadamente e com falhas nos processos de certificação, manutenção e inspeção da Oceangate, disse a Guarda Costeira dos Estados Unidos no relatório final sobre a implosão, divulgada na terça -feira (5). Também de acordo com a Guarda Costeira Americana, o evento inicial que levou à implosão de Titã foi a perda da integridade estrutural de seu casco de fibra de carbono. Clique aqui para seguir o canal de notícias internacional do G1 no WhatsApp Remember O submarino Titan desapareceu em 18 de junho de 2023 durante uma expedição aos destroços do navio Titanic. Havia 5 pessoas no veículo, então diretor executivo da Oceangate, Richard Stockton Rush, co-piloto e três bilionários. De acordo com a investigação, o veículo implodiu cerca de 3.350 metros de profundidade devido à pressão da água e todos os passageiros morreram instantaneamente. Lembre -se do caso aqui. Segundo o relatório, “outros fatores citados no relatório incluem uma cultura de trabalho tóxica em Oceangate”. O relatório divulgado na terça -feira corrobora relatos de fraquezas do submarino Titan e negligência dos proprietários da Oceangate durante testemunhos de ex -funcionários da empresa em uma audiência pública em 2024. Em setembro de 2024, uma audiência pública sobre a implosão do Submarino Titan, que ocorreu em 2023 durante uma expedição aos destroços do titan. As audiências sobre a implosão do submarino Titan compõem uma investigação da Guarda Costeira Americana sobre o caso. O Presidente do Painel de Pesquisa Marítima disse que ainda há mais trabalho a ser feito antes de um relatório com a conclusão de investigações e uma lista de recomendações é apresentada à liderança da Guarda Costeira e mais tarde ao governo dos EUA. O capitão Jamie Frederick, comandante da Unidade da Guarda Costeira de Boston, parecia chocada ao saber que o capitão do navio de apoio de Titã disse que sentiu em retrospectiva um leve tremor quando o submersível implodiu durante o mergulho no ano passado. Frederick disse que era “inconcebível que eles não o compartilhassem”, pois as buscas estavam sendo realizadas entre 18 e 22 de junho de 2022. Segundo ele, isso “certamente teria mudado a equação” na resposta de resgate empregada pela Guarda Costeira. Também na sexta -feira, um funcionário da Oceangate testemunhou que renunciou após uma conversa “tensa” na qual o co -fundador de Stockton Rush disse a ele que o submarino seria registrado nas Bahamas e lançado do Canadá para impedir a supervisão dos EUA – e arrogantemente descartou as preocupações regulatórias dos EUA se ela fosse para um porto americano. Segundo o funcionário, Matthew McCoy, Rush disse a ele: “Se a Guarda Costeira se tornasse um problema, ele compraria um congressista para resolver a questão”. Stockton Rush em uma imagem de data publicada no site da Oceangate, reprodução/oceangate incidentes e fraquezas do casco de pressão de fibra de carbono de Titan de Titã foi o tema de grande parte da discussão durante a rodada do público. Uma testemunha especializada, Roy Thomas, engenheiro principal do American Bureau of Shipping, disse que, apesar de ser um material forte e leve, mas é difícil fazer fibra de carbono é “suscetível a falhas de fadiga” sob repetida pressurização e água salgada pode enfraquecer o material de várias maneiras. Os funcionários da Guarda Costeira observaram durante a platéia que o submarino não havia sido revisado de forma independente, como é a prática comum. O comandante da Oceangate, Guillermo Sohnlein, contestou que Titan tinha certificações e títulos com a NASA e os fabricantes de espaço. Os funcionários da NASA e da Boeing disseram que as empresas tinham funções limitadas no processo de criação de Titan: enquanto a NASA se recusou a estar associada a um submarino experimental, a Boeing se afastou da Oceangate quando os proprietários de titãs se desviam das recomendações. Testemunhas relataram que ouviram altos sons de rachaduras em descidas anteriores. O engenheiro do Conselho Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB) Don Kramer afirmou que o Hull de Titã tinha imperfeições que remontam ao processo de fabricação e se comportava de maneira diferente depois que um “forte acidente” foi ouvido durante um mergulho um ano antes da tragédia. Novas imagens divulgadas nos destroços do submarino Titan encontradas pelas equipes de busca em 22 de setembro de 2023. O ex -diretor da Guarda Costeira dos EUA, David Lochridge, disse em testemunho que a tragédia poderia ter sido evitada porque ele alertou sobre grandes profundidades do submarino em 2018, cinco anos antes da implosão. Lochridge afirmou que detectou várias falhas em Titan e elaborou, a pedido do Oceangate Board, um relatório de controle de qualidade submarino. Entre os problemas, o engenheiro apontou para a fibra de carbono e disse que o submarino não havia sido testado na profundidade que se abaixaria na expedição do Titanic. Quando ele os expôs ao conselho e insistiu em mais testes em Titan, ele foi demitido. “Na minha opinião, até que as ações corretivas adequadas estejam em vigor e concluídas, o Cyclops 2 (Titan) não deve ser tripulado em nenhum dos próximos testes”, disse o então diretor de e -mail enviado ao Oceangate Board. O ex -diretor científico da Oceangate, Steven Ross, disse em testemunhos que Titan disparou apenas alguns dias antes da expedição que resultou na implosão. De acordo com Ross, durante o mergulho, o navio ficou instável devido a um problema de lastro, fazendo com que os passageiros a bordo fossem “jogados de um lado para o outro” e levaram uma hora para removê -los da água. Em outra declaração, um passageiro que pagou por uma expedição ao Titanic em 2021 disse que a jornada foi abortada quando o navio começou a apresentar problemas mecânicos. “Percebemos que tudo o que ele podia fazer era girar em círculos, curvas à direita”, disse Fred Hagen. “Nesse ponto, obviamente não poderíamos navegar para o Titanic”. Ele disse que Titan surgiu e a missão foi cancelada. Hagen disse que estava ciente dos riscos envolvidos no mergulho. “Quem quisesse ir era ou delirante se não achasse que era perigoso ou estava aceitando o risco”, disse ele. Buracos na camada de fibra de carbono do protótipo submarino de Titan após os testes de pressão da água. Reprodução dos EUA/Guarda Costeira Novas imagens e última mensagem Durante a rodada do público, novas imagens dos destroços de Titan foram reveladas. Entre eles, um vídeo do momento em que o submarino foi encontrado pelas equipes de busca. Também foi revelado a última mensagem enviada de dentro do submarino para o barco de apoio à superfície. “Está tudo bem”, disse a mensagem, momentos escritos antes da implosão. Habitação submarina Titan encontrada durante a investigação de implosão. A imagem foi revelada em 16 de setembro de 2024. A Guarda Costeira da Oceangate da Marinha dos EUA e a ganância diretor da Oceangate, Tony Nissen, disse um comunicado que se recusou a dirigir o submarino quando Stockton Rush pediu a ele porque não confiava na equipe de operações. “Eu não vou entrar nisso”, disse Nissen na época. Questionado sobre decisões e testes de segurança, Nissen também revelou que foi levado às pressas para iniciar operações de que a pressão para colocar Titan na água era “100%”. David Lochridge, ex -diretor de operações, também disse que se sentiu usado pela Oceangate, que o teria contratado para dar um lastro científico às operações da empresa. “O principal objetivo da empresa era ganhar dinheiro. (…) Havia muito pouco em termos de ciência”, disse Lochridge. Outros relatórios também percebem a necessidade de uma empresa de colocar o projeto em ação o mais rápido possível, muitas vezes ignorando as diretrizes de especialistas. Um ex -funcionário disse que a empresa estava sem dinheiro e as expedições eram a forma de renda para manter a Oceangate funcionando. O Diretor de Administração da Oceangate, Amber Bay, contestou uma pergunta sobre uma sensação de “desespero” da empresa para concluir os mergulhos devido ao preço alto cobrado por preço, pagou US $ 250.000 (cerca de US $ 1,36 milhão) pela experiência. Amber insistiu que a empresa não “realizaria mergulhos arriscado apenas para atender a uma demanda”. No entanto, ele disse ao Painel da Guarda Costeira: “Definitivamente, havia uma urgência em cumprir o que prometemos e uma dedicação e perseverança em relação a esse objetivo”. O presidente do Conselho de Pesquisa Marítima, Jason Neubauer, disse que o painel completaria seu trabalho para produzir o relatório e pressionar as mudanças na forma de liderança da Guarda Costeira “para ajudar a garantir que ninguém precise enfrentar uma ocorrência semelhante no futuro”. Neubauer afirmou que suas recomendações ao comandante incluirão propostas de segurança, juntamente com qualquer conduta criminosa. Se o painel acreditar que houve conduta criminal, esta recomendação será tratada em um processo separado. “Minha prioridade é resolver esse problema rapidamente, porque sinto que há questões globais em jogo”, disse Neubauer.



g1

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

6 days – tsavo west safari & diani beach retreat. fair housing amendments act of 1988.