Os principais protestos começaram a varrer a Ucrânia depois O presidente Volodymyr Zelensky assinou uma controversa lei de corrupção.
Os críticos temem que a nova lei possa enfraquecer os órgãos anticorrupção do país, retirando as duas principais organizações da nação em apuros de sua independência.
Zelensky abordou as críticas que enfrentou nos últimos dias, mas garantiu a seus colegas homens e mulheres que ambas as agências ainda “funcionariam” como de costume.
Ele avisou isso a conta precisava ser aprovado para limpar o Bureau Nacional de Anticorrupção (NABU) e o escritório do promotor anticorrupção especializado (SAPO) de “influência russa”.
Os escritórios das duas agências foram invadidos pelos serviços de segurança da Ucrânia na segunda -feira, após surgiram alegações de infiltração de Moscou.
Todos os casos de corrupção na Ucrânia agora serão colocados sob o controle do promotor -geral, Ruslan Kravchenko.
Zelensky diz que isso permitirá que os procedimentos criminais, às vezes valem bilhões, sejam investigados mais rapidamente.
Ele afirma que a atual infraestrutura anticorrupção geralmente permite que casos importantes sejam deixados “mentindo” por anos.
O presidente acrescentou que o promotor -geral garantiria “a inevitabilidade da punição” para aqueles que infringiram a lei.
Mas muitos civis discordaram fortemente de suas crenças dizendo que o projeto agora dá ao poder final de Zelensky sobre órgãos independentes.
Depois que o projeto passou, milhares de pessoas se reuniram no Capitla de Kiev para participar do maior protesto antigovernamental desde o início de RússiaA invasão bárbaro de 2022 em fevereiro de 2022.
Diz -se que Dmytro Koziatynskyi, veterano de guerra, reuniu os moradores de Kiev pela primeira vez na terça -feira.
Ele pediu às pessoas que se reunissem na praça perto do Ivan Franko Teatro Por ser “o local mais próximo viável do escritório do presidente”.
Ele anunciou planos para as mídias sociais como disse: “O tempo não está do nosso lado.
“Devemos sair às ruas hoje à noite e pedir a Zelensky para evitar um retorno aos dias sombrios de Yanukovych. Vejo você esta noite!”
Lviv, Dnipro e Odesa também viram manifestações da noite para o dia.
Os protestos permaneceram pacíficos por toda parte, apesar de um aumento da presença policial em todo Ucrânia.
Muitos levaram cartazes caseiros com mensagens direcionadas para o governo.
Uma dizia: “Escolhemos a Europa, não a autocracia”.
Outro disse: “Meu pai não morreu por isso”.
Prefeito de Kyiv e ex -campeão mundial dos pesos pesados, Vitali KlitschkoAssim, estava entre os manifestantes.
Ele entrou em conflito com Zelensky em dezenas de ocasiões desde que se tornou prefeito ao dizer a repórteres no chão: “Sapo e Nabu devem permanecer instituições independentes.”
A questão deve continuar se enfurecendo por algum tempo após o ucraniano parlamento votou na lei em 22 de julho.
Foi rapidamente aprovado pelo orador logo depois.
Os chefes de Nabu e Sapo imploraram rapidamente ao presidente Zelensky para voltar ao decreto.
A questão da independência anticorrupção na Ucrânia também se ramificou em toda a Europa nas últimas 24 horas.
Vários embaixadores do G7 expressaram suas preocupações sobre a conta.
A União Europeia também alertou contra os julgamentos da Ucrânia.
Quais são as reformas controversas de Zelensky?
O Presidente Volodymyr Zelensky assinou uma nova lei em torno da independência das duas principais instituições anticorrupção da Ucrânia.
O projeto foi aprovado com o apoio de 263 parlamentares, com 13 votação contra ele e 13 abstendo.
A nova lei agora traz o Departamento Nacional Anticorrupção Independente da Ucrânia e o Ministério Público Anticorrupção Especial sob a liderança do promotor-geral da Ucrânia, Ruslan Kravchenko.
Ruslan agora pode transferir casos das agências e reatribuir promotores.
Zelensky acredita que a mudança acelerará o processo de finalização de casos, além de eliminar qualquer suposta influência russa.
Mas o chefe de Nabu diz que o projeto de lei “destruirá” a infraestrutura anticorrupção da Ucrânia.